Home / Animais / Tudo Sobre a Fuinha: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Fuinha: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje você pode ficar bem tranquilo(a), não irei falar sobre aquelas espécies selvagens que estou acostumado a trazer aqui neste site, portanto, não precisa ter medo, pois o animal de hoje é super de boa e também bem fofinho!

Um animal cujo nome é Fuinha não pode ser perigoso, tudo que consigo imaginar quando vejo um nome desses é um ser cheio de fofura e carisma. Este bichando de corpo alongado como o da Doninha é bastante interessante, sugiro que você me acompanhe e aprenda um pouco mais sobre ele. Vamos lá?

Característica e Nome Científico da Fofa Fuinha

Se você leu a matéria que fiz sobre a Doninha, então vai achar este animal bastante semelhante a ela, afinal de contas, nossa Fuinha também é uma criatura baixinha, coberta por pelos e que pesa míseros 2kg.

Nunca vi um animal tão comprido como este, se ele fosse um carro seria difícil de manobrá-lo, você precisaria ficar de olho na traseira, ou então acabaria esbarrando em alguém. Uma Fuinha em fase adulta pode ter um corpo que alcança 50cm de largura sendo que a cada possui mais 20cm. Para que essa extensão toda hein rapaz?

A Fuinha é uma espécie completamente contraditória, da mesma maneira que o seu corpo é bastante longo, seus membros são bem curtinhos. Deve ser bem difícil fazer aquela caminhada diária!

O pelo deste estranho bichano de corpo longo é castanho, mas pode apresentar variações no qual sua cor pode ganhar um aspecto mais avermelhado. O bom de ter duas cores é que você não enjoa de si mesmo!

Não pense que você pode ver este animal em qualquer localidade não viu, fique sabendo que a Fuinha vem das sofisticadas terras europeias. Ela não gosta de ambientes abertos, prefere ficar um pouco distante do movimento e apreciar a paisagem das montanhas e de locais rochosos.

Habitat das Fuinhas
Habitat das Fuinhas

Eu fiquei impressionado com o fato de que a nossa fofa Fuinha seja capaz de conviver com os seres humanos harmoniosamente, isso é algo bastante incomum na vida de espécies silvestres, eu se fosse este animal ficaria de olhos bem abertos quanto a perigosa espécie humana!

Se você possui galinhas em casa, fique atento(a)! Nossa Fuinha é bem oportunista, gosta mesmo é de se aproveitar de uma boa ocasião para fazer uma boquinha sem realizar muito esforço, ela é uma perfeita malandrinha, portanto, não dê mole para ela!

Outros animais que deveriam ficar de olhos bem abertos com a nossa malandra Fuinha são as aves e insetos, eles também podem acabar virando o almoço deste bicho esperto que fica só na surdina esperando boas oportunidades para poupar suas energias e se alimentar facilmente.

Cada pessoa é de um jeito, existem aquelas que são bem extrovertidas e brincalhonas e que estão sempre rodeadas de amigos, porém, também tem aquelas que não se importam em interagir muito, gostam sempre de ficar sozinhas e em ambientes onde não há muito tumulto. Que tipo de pessoa você é hein?

Hábitos da Fuinha
Hábitos da Fuinha

Nossa Fuinha espertinha possui hábitos totalmente solitários, não gosta de ficar na companhia de outros da sua espécie e sempre prefere o entardecer e à noite para sair por aí para caçar ou então dar uma voltinha pela região.

Alguns animais silvestres podem conviver conosco facilmente, até mesmo aqueles de grande porte são domesticáveis, a Fuinha também está entre as espécies que vive tranquilamente dentro de um ambiente familiar, é claro que ela ainda mantém seu comportamento interligado com a natureza. É sempre bom manter-se conectado com o nosso ambiente de origem, mesmo quando deixamos a nossa terra natal nós nunca nos esquecemos dela, a Fuinha deve ter a mesma sensação!

Já disse isso tantas vezes que até perdi a conta, mas ainda não consigo compreender o porquê desses nomes tão complicados. A nomenclatura científica dada a Fuinha é Martes Fuinha. Pelo menos dessa vez eles não exageraram com nomes complicados que ninguém grava e nem entende!

Por acaso você sabia que a Fuinha é uma das criaturas carnívoras mais pequenas do reino animal? Juntamente com a Doninha, essas espécies são as mais tampinhas da natureza! Deve ser um pouco difícil conviver com um título desses não é verdade?! Eu não iria querer ser o menor de todos!

Curiosidades da Fuinha
Curiosidades da Fuinha

Uma curiosidade bem estranha envolve Fuinha, existem pessoas que acreditam que este animal possui um comportamento agressivo quando ataca galinheiros, devido ao alto número de galinhas que são mortas quando ele as ataca, muitos acham que esta espécie possui um tipo de instinto assassino, um pensamento completamente equivocado e cheio de crenças infundadas que não fazem nenhum sentido!

Semelhanças Entre a Fuinha e a Doninha

A primeira semelhança que esses dois bichinhos têm é o “inha” em seu nome…Brincadeirinha! Mas estes animais como eu havia mencionado anteriormente, são os menores entre as demais espécies.

Outro ponto que não passa despercebido é o fato de que ambos os animais possuem um corpo bem comprido, eles são parentes bem próximos que se assemelham bastante um com o outro.

Tanto a Fuinha quanto a Doninha podem ser domesticadas, já vi inúmeros vídeos com estes animais se divertindo à beça com seus donos, estes bichos são muito amáveis!

Uma outra característica bem legal sobre estes animais é que eles são extremamente elétricos quando estão dentro de casa, é sério, eles correm de um lado para o outro e entram por tudo quanto é lugar que acharem e que couberem.

Mesmo que este animal não possa ser visto em terras brasileiras eu gostei muito de pesquisar a respeito de seus hábitos! E você, gostou de conhecê-lo? Espero que tenha curtido esta matéria, pois eu sempre me preocupe em lhe oferecer o melhor conteúdo!

Não posso deixar de pedir para que você continue me dando essa super força lendo meus conteúdos e estando sempre conectado a este site, aqui estão as matérias mais interessantes e legais que você pode ver.

Lembre-se de deixar o seu comentário, críticas e sugestões, em breve lhe trarei mais novidades.

Valeu pela visita e até a próxima!

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *