Home / Animais / Comportamento da Fuinha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Fuinha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

A fuinha é um animal mamífero que pertence à mesma família que as lontras, que as doninhas e que os furões. É um animal considerado carnívoro e oportunista na hora de conseguir a sua alimentação, a fuinha possui um tamanho considerado pequeno e habita ao longo de todo o continente europeu.

Ao longo desse texto nós vamos falar sobre a fuinha, sobre as suas principais características, seu tamanho e peso médio, onde fica o habitat natural delas, quais são os hábitos que elas possuem, como é o modo de vida delas, como é o seu comportamento e como ocorre a reprodução das fuinhas. Para conferir tudo isso e mais um pouco, continue lendo esse texto.

Classificação Científica das Fuinhas

As fuinhas são animais e devido a isso elas fazem parte do Reino Animalia, esse reino engloba todos os animais que existem no mundo sem exceção, não levando em consideração o modo de vida deles, seus hábitos, sua dieta alimentar ou algo do tipo. Pertence ao Filo Chordata, esse filo inclui todos os animais que são classificados como anfioxos, tunicados ou vertebrados.

A fuinha também é incluída na Classe Mammalia, essa classe aborda todos os animais que são considerados mamíferos, a principal característica dos animais que pertencem a essa classe é o fato deles possuírem glândulas mamárias, essas glândulas vão servir para produzir leite, leite esse que vai servir para a mãe alimentar o seu filhote. Faz parte da Ordem dos Carnívoros, a principal característica dos carnívoros é a presença de quatro patas que podem conter quatro ou cinco dedos em cada pata e o fato de seus dentes serem adaptadas para cortar e serrar suas presas.

Fuinha Características

Inclui-se na Família Mustelidae, essa família engloba todos os animais que além de serem mamíferos também fazem parte da ordem dos carnívoros. A Género ao qual a fuinha pertence é chamado cientificamente como Martes, sua espécie é conhecida como M. Foina e seu nome científico é Martes Foina

Características das Fuinhas: Tamanho e Peso Médio da Espécie

A fuinha possui um porte pequeno, tendo como tamanho médio entre 40 a 50 cm de comprimento, sua cauda mede cerca de 25 cm de comprimento, geralmente nessa espécie os machos são maiores e mais pesados que as fêmeas. O peso médio da fuinha é em torno de 1,1 kg a 2,5 kg. O corpo desse animal possui um formato alongado e a sua cauda e comprida e espessa. Suas patas são consideradas curtas e cada uma possui cinco dedos acompanhados por poderosas e fortes garras.

A pelagem dessa espécie normalmente apresenta tons de castanho, podendo conter uma mancha na região do peito e da garganta, essa mancha pode possuir uma cor mais amarelada ou mais esbranquiçada. Essa espécie possui uma expectativa de vida de 18 anos quando estão vivendo em cativeiros, quando elas estão soltas em seu habitat natural a média é de que elas vivam por menos tempo.

As fuinhas possuem um importante papel ecológico quando o assunto é controle das populações de roedores em áreas que são rurais. A fuinha é um dos poucos animais que pertencem a ordem dos carnívoros e que possuem um porte pequeno que atacam as ratazanas de forma direta. Mesmo que elas possuam esse papel importante, geralmente elas fazem esses ataques em galinheiros, o que é algo preocupante para os criadores de galinhas.

Mas mesmo com tudo isso a fuinha é um animal que se adapta muito bem a presença dos humanos e que pode ser comum ser vista vivendo em áreas de vilas ou até mesmo nas cidades.

As fuinhas são animais que habitam ao longo de todo o continente europeu, tendo apenas como exceção a região da Escandinávia e algumas ilhas do Mediterrâneo. Na região de Portugal as fuinhas estão espalhadas por todo o país e é onde a sua população se encontra em maior quantidade.

Quando elas se encontram vivendo no meio dos matos ou de florestas, geralmente elas vão tentar achar uma caverna para se esconderem e fazerem sua toca ali mesmo, mas quando não encontram uma caverna elas podem optar por fazerem suas todas em outro lugar, podendo ser em celeiros, ruinas antigas, celeiros, terrenos pedregosos, entre pilhas de madeira ou entre algumas pedras.

Alimentação das Fuinhas: O Que Elas Costumam Comer?

A fuinha é uma espécie que pertence a ordem dos carnívoros, mas que pode ser facilmente considerada um animal onívoro, pois sua dieta alimentar possui como base muita carne e muito mel. Além disso, ela se alimenta de: frutas, insetos, pequenos répteis, aves, dos ovos que a aves botam e de alguns roedores. Ela é considerada um animal oportunista na hora que procura a sua presa.

A fuinha é um animal que possui o hábito de guardar o que sobre de suas refeições dentro de suas tocas para que elas possam comer depois e para que se ocorrer uma escassez de alimento ela tenha como se manter por algum tempo. Geralmente ela procura sua comida no chão e quando quer se alimentar de frutas ou de aves escala as árvores. Quando a fuinha vai capturar algum roedor ela age com calma e às vezes podem aguardar por horas até que chegue o momento ideal de atacar.

Comportamento e Hábitos das Fuinhas

A fuinha é um mamífero que possui um modo de vida mais solitário, que opta por viver em cavernas mais isoladas e que delimitam seu próprio território para que ninguém o incomode. O tamanho do território que a fuinha vai delimitar varia de acordo com a época do ano e com o sexo do animal, pois geralmente os machos ocupam territórios maiores que os das fêmeas.

Por muitas vezes as fuinhas podem acabar causando alguns danos as atividades humanos, por exemplo, as vezes quando esse animal está a procura de alguma presa, ele pode acabar danificando os telhados das casas, por conta da pressão que é causada quando o animal pula no telhado. A fuinha é um animal que felizmente não está sendo ameaçada de extinção.

Reprodução das Fuinhas: Quanto Tempo Dura?

A reprodução das fuinhas normalmente ocorre durante o verão, porém a implantação do óvulo no útero da fêmea fica retardada até a chegada da primavera. O tempo médio da gestação desse animal é em torno de 30 dias e podem nascer de 3 a 7 filhotes por gestação.

Os filhotes vão ser cuidados apenas pela mãe, quando eles completarem dois meses já vão poder sair com as suas mães para aprender a caçar e capturar suas presas. Essa é uma espécie que se torna independente em um curto período de tempo. As fuinhas atingem sua maturidade sexual quando possuem cerca de 2 a 3 anos de idade.

Fuinha Filhote

Quer aprender mais informações sobre as fuinhas? Leia também: Ciclo de Vida da Fuinha –  Quantos Anos Elas Vivem?

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *