Home / Animais / Como Comprar Uma Lontra Legalmente? Qual o Preço?

Como Comprar Uma Lontra Legalmente? Qual o Preço?

O gato e o cachorro há muito tempo são o companheiro padrão dos humanos. Para alguns de nós, porém, eles simplesmente não servem. Tem muita gente que, lamentavelmente (de certa forma) precisa de um animal de companhia mais incomum. Quer porque quer obter algo exótico e intrigante de estimação.

Lontra Como Animal de Estimação

Dizem que possuir uma lontra é como liberar Taz, o Diabo da Tasmânia, dentro de sua casa. As lontras são frequentemente descritas como “furões cheira crack” e por boas razões. Eles vão passar por cada centímetro de sua casa, encontrando e brincando com (e provavelmente destruindo) tudo o que eles podem colocar suas patas.

Claro, você provavelmente terá muitos momentos engraçados para capturar na câmera; basta estar preparado para pagar um preço alto por eles. Do ponto de vista legal, possuir uma lontra pode ser mais complicado do que um gambá, mas é possível. Eles amam a água, por isso é melhor se você tiver um corpo de água nas proximidades para eles se divertirem. Você também precisa ter acesso a muitos peixes.

A lontra não é uma espécie animal domesticada. Existem muitas lontras mantidas em cativeiro, mas estas estão em centros de bem-estar animal, zoológicos ou áreas de conservação. Alguns podem argumentar que um animal como o gato não era originalmente domesticado, mas agora está bem abaixo da coexistência humana. No entanto, há também evidências de DNA para sugerir que os gatos eram suscetíveis ao processo de domesticação e podem até ter se domesticado. Há pouca evidência semelhante para sugerir que as lontras querem fazer o mesmo.

Manter uma lontra em uma casa é uma maneira infalível de destruir qualquer coisa valiosa que você possua. As lontras precisam de muito enriquecimento ambiental. Se você não fornecer um enriquecimento ambiental suficiente , eles provavelmente o encontrarão por si mesmos. O espaço recomendado para um par de lontras é de 60 m². Eles nem sequer fornecem um tamanho para uma única lontra como lontras são animais sociais que precisam de pelo menos uma outra lontra para a empresa. No entanto, mesmo um par de lontras não é ideal e você precisará de mais 5 m² por lontra adicional.

Como Comprar Uma Lontra Legalmente?

Infelizmente, não poderíamos listar todos os países onde uma lontra é legal ou ilegal. Não depende apenas do país, a legalidade de manter uma lontra como animal de estimação dependerá da região e da jurisdição de um determinado país. Os regulamentos de uma autoridade local precisarão ser avaliados antes que possam ser considerados.

No entanto, existem poucos países que recomendariam a prática. No Japão, os modismos dos animais aparecem com certa regularidade. Embora não tenham sido o primeiro país a abrir um café para animais de estimação (essa foi a honra de Taiwan), a ideia ganhou uma popularidade significativa por lá. Isso se espalhou para a abertura de vários, até mesmo coruja. Estes trouxeram problemas significativos e é muito questionável se os animais exóticos se sairão bem neste ambiente.

Outra moda passageira relativamente popular no Japão é a prática de manter as lontras como animais de estimação. Infelizmente, essa moda levou ao contrabando ilegal de lontras para o Japão. Esse tráfico ilegal é prejudicial para populações selvagens de animais em todo o mundo. Também é algo que pode surgir em outros países se a informação errada for divulgada.

Como afirmado na introdução, as lontras são mustelídeos. Outros animais da família mustelidae incluem o furão. Embora o furão precise de suas próprias considerações quando adotado em uma família, eles são mais adequados para o papel e são uma boa recomendação para aqueles que anteriormente consideravam ter uma lontra como animal de estimação.

No Brasil a comercialização de lontras é expressamente proibida, com regulamentos de adoção extremamente restritos (teoricamente). Isso se dá principalmente porque a lontra que habita o país é considerado um animal em extinção. Porém, e infelizmente, as leis e fiscalizações no país são brandas o suficiente pra não serem respeitadas e constantemente burladas.

Populações e Ameaças

A população de lontras está em declínio muito grande na maior parte do seu alcance e, por essa razão, desfruta do status de espécie protegida na maioria dos países. A lontra decaiu e desapareceu de uma grande parte do seu alcance por causa da caça e do aprisionamento, sendo a sua pele, como a do castor, particularmente procurada.

Caçada a pé com cães, ela se refugia nas margens dos rios onde os caçadores a capturam com um garfo ou com seus cães. Às vezes, são agarradas com redes em redor de sua toca ou com várias armadilhas de metal colocados em torno de sua toca e iscas de peixe. Embora o animal esteja protegido, suas populações continuam a diminuir ou lutam para se estabilizar.

Foto de uma Lontra-do-Mar em Seu Habitat
Foto de uma Lontra-do-Mar em Seu Habitat

Nos Países Baixos, o monitoramento de colar de rádio-transmissor mostrou que a primeira causa de mortalidade de lontras neste país era a estrada; as lontras são frequentemente mortas ou feridas por veículos enquanto atravessam uma estrada. Eles também são vítimas de poluição da água e/ou toxinas bio acumulativas em suas presas, bem como a redução de áreas úmidas.

Isto foi demonstrado na Dinamarca, analisando a presença de cádmio nos cabelos. A avaliação do grau de contaminação de seus alimentos também pode ser realizada pela análise química de seus excrementos, como foi feito, por exemplo, na Eslováquia, para cádmio e mercúrio, dois produtos muito tóxicos, especialmente para os rins.

Desde anúncio, em 1981, na lista de espécies protegidas, a população de lontras subiu para 2000 ou 3000 indivíduos há uma década, o que lhe permitiu recolonizar os rios dos quais ela havia desaparecido.

Qual O Preço De Uma Lontra?

Não vamos nos delongar nessa questão porque veementemente não incentivamos a aquisição de animais de modo ilegal em nenhuma hipótese. Como já dissemos, apesar de existir leis e restrições que deveriam impedir lontras como animais de estimação, sempre há um comércio paralelo facilitando essas aquisições ilegais.

Como adquirir e conseguir uma lontras, mesmo aqui no Brasil, não é necessariamente algo fácil, quem comercializa se sente no direito de oferecer uma espécie com preços um tanto quanto caros. Em dólares, os valores para obter uma lontra pode chegar a até US $ 3.000 ou mais, muito mais.

Veja também

Furão Tourão: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

O furão tourão é um nome muito comum usado para se referir ao furão, um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *