Home / Animais / Habitat Do Golfinho: Onde Eles Vivem? Qual O Seu Habitat Natural?

Habitat Do Golfinho: Onde Eles Vivem? Qual O Seu Habitat Natural?

Você sabe onde o golfinhos vivem? Qual o habitat deles? Continue conosco para encontrar a resposta para essas e muitas outras questões a respeito destes animais extremamente inteligentes e dóceis!

Onde Os Golfinhos Vivem?

Há no mundo, hoje, cerca de 37 espécies de golfinhos, dos mais variados tamanhos, pesos e características. Majoritariamente, possuem coloração corporal acinzentada, mas claro, pode variar de acordo com a espécie e com o habitat.

Mas afinal, onde eles vivem? Os golfinhos podem viver tanto em água doce, quanto água salgada.

Desta maneira, estão presente em todos os oceanos (Pacífico, Índico e Atlântico) e diversos rios, inclusive brasileiros. O ideal para eles, são águas temperadas e tropicais, com temperatura que varia de 10º até 33º.

Estão presentes em praticamente todo o Oceano Pacífico, desde o Japão, Austrália, Leste do Pacífico (Hawaii) até a Costa Oeste dos Estados Unidos (Califórnia) e ao Sul, no Chile.

Já no Oceano Atlântico, habitam desde o Sul, na Nova Escócia e Patagônia até o Norte, na Noruega, estendendo-se à África do Sul. Estão em abundância no Golfo do México e em Cape Cod, nos Estados Unidos.

Podem ser encontrado também no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro. Além disso, estão presentes no Oceano Índico, da Indonésia até a costa australiana.

Sendo que, 33 espécies nadam em águas salgadas, e apenas 4 na água doce. Porém, ambos, independente de suas diferenças, preferem nadar próximos à superfície, onde conseguem locomover-se e dar seus saltos acrobáticos com mais facilidade.

No litoral do Brasil, podemos encontrá-los em praticamente todos os Estados, sobretudo no Nordeste. Desde o Rio Grande do Norte até o litoral de São Paulo é possível avistá-los – claro, em locais específicos –, e há também outras espécies que nadam nas água do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Habitat dos Golfinhos

Eles adoram nadar em águas quentes temperadas, com uma incrível adaptabilidade. Porém, uma série de fatores ambientais levam os golfinhos aos seus respectivos habitats, podemos citar, por exemplo:

  • temperatura da água
  • profundidade
  • sedimentação
  • gradiente do leito marinho.

Ou seja, há todo um ecossistema em torno desses animais, pelo qual eles se distribuem.

Essas diferenças ecológicas, dão origem às espécies com as mais variadas características e distintos costumes, podemos tomar como exemplo os golfinhos que vivem na Escócia, que preferem viver em águas mais profundas, e também os que têm como habitat natural a Flórida, nos Estados Unidos, que preferem habitar águas mais rasas, de no máximo 3 metros de profundidade.

Há espécies que habitam zonas costeiras, próximas ao Continente, como também as que  preferem nadar em águas marítimas profundas.

Essas diferenças de localização influenciam diretamente na fisiologia, genética, anatomia e comportamento dos animais.

Por exemplo, geralmente os indivíduos que vivem próximo à costa, costumam nadar em bandos menores, com cerca de 20 indivíduos no máximo, já os bandos que vivem nas profundezas, podem ultrapassar os 100.

Além disso, os indivíduos que vivem perto da costa, costumam ter o corpo menor e as nadadeiras alongadas, vivem em uma profundidade de no máximo 3 metros e podem executar uma variação maior de acrobacias quando saltam.

Ficou curioso para saber mais características dos golfinhos? Então confira a seguir!

Características dos Golfinhos

Características dos Golfinhos
Características dos Golfinhos

Os golfinhos são animais peculiares, com hábitos exóticos que os diferenciam dos demais.

Para você ter uma ideia, depois dos humanos, eles são os seres vivos com a maior variação de comportamentos, diversidade de ações e agem não apenas para a alimentação ou mesmo reprodução.

São brincalhões e muito inteligentes. De modo que, quando vivem em cativeiro, podem ser treinados para realizar uma série de ações – complexas ou não –, e são alvos dos mais variados estudos realizados por cientistas.

Eles estão presentes na família Delphinidae, são mamíferos e respiram por pulmões, pertencem à ordem Cetacea, ou seja, são considerados cetáceos, como as baleias. As fêmeas dão à luz a um filhote de cada vez.

São exímios nadadores, eficazes e velozes, de modo que quando atingem o pico de sua velocidade, podem alcançar até os 40 km/h.

Além disso, são capazes de dar saltos acrobáticos altos e bonitos, chegando até 5 metros de altura, encantando qualquer um que veja.

Costumam nadar em bandos, são extremamente sociáveis e brincalhões, de modo que facilmente interagem com seres humanos e outras espécies.

Possuem dentes pequenos e cerrados, o que facilita muito na alimentação e caça, esta que é majoritariamente composta por peixes (variadas espécies) e também por lulas.

Existem golfinhos dos mais variados tamanhos, grandes e pequenos, que podem possuir desde 1,5m a 10m. O mesmo acontece com o peso, que varia de apenas 50 kg até os incríveis 7.000kg. A expectativa de vida do animal gira em torno dos 30 anos.

Uma característica que impressiona nos golfinhos e os diferencia de qualquer outro ser vivo, é a sua ecolocalização, é incrível essa habilidade e você precisa conhecer!

Os Golfinhos E a Ecolocalização

Ecolocalização dos Golfinhos
Ecolocalização dos Golfinhos

A Ecolocalização dos golfinhos é algo para tirar o chapéu, é uma característica única, que consiste em um sistema acústico, que lhe possibilita coletar informações do ambiente e de outras espécies.

Ele é capaz de produzir sons com frequência de 150 quilohertz, ou seja, são sons ultrassônicos, com uma alta frequência. Como isso funciona?

Tais sons acontecem de acordo com a respiração do animal, ele inspira o ar e expira a partir de seus sacos nasais (localizados acima da cabeça), os sons passam por um pequeno canal que contém óleo, conhecido como Melão, e assim as ondas sonoras passam para o ambiente aquático.

Tal ação gera um eco, então o tecido adiposo de sua mandíbula capta-o e transmite ao ouvido, que vai direto para o cérebro.

Essa incrível habilidade permite ao golfinho perceber diferentes movimentos, distâncias, presas e predadores, além das características do ambiente que ele está situado.

Com a ecolocalização os golfinhos sabem exatamente onde estão, além do alto grau de percepção, podem notar a densidade, tamanho e textura do objeto identificado, seja ela uma presa ou um predador.

Os golfinhos são seres únicos, inteligentes e especiais! Veja outros artigos do nosso site para saber mais sobre os animais, suas características e seu habitat.

Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *