Home / Animais / Iguana Riscada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Iguana Riscada: Características, Nome Cientifico e Fotos

Alguns dos animais podem ser muito anormais para as pessoas, que estão mais acostumadas apenas a ter contato com um número limitado de mamíferos em seu dia a dia. Porém, existem muitos outros animais em todo o mundo, com tipos bastante diferentes e que variam de região para região.

Alguns desses animais jamais poderão ser vistos em centros urbanos, sendo comuns apenas em certos tipos climáticos. Esse é o caso, por exemplo, das iguanas, que vivem em locais mais arenosos e quentes, sendo espécies reconhecidamente mais afeitas ao clima seco.

Assim, é quase impossível ver uma iguana em um grande centro urbano, transitando pelas ruas das principais cidades do país. No Brasil, as regiões preferidas desse tipo de animal estão no Centro-Oeste e no Nordeste, além de haver um certo número de animais do tipo em parte da região Norte. Portanto, animais são sempre diferentes uns dos outros e podem, sim, apresentar padrões de vida totalmente opostos entre si.

Dessa forma, um local muito bom para o desenvolvimento das iguanas é a América Central, onde o clima quente e, por vezes, bastante seco. Dessa forma, nos países da região esse tipo de animal é capaz de encontrar cenários muito favoráveis à sua evolução como animal, além de ser possível ver as iguanas crescendo os números das espécies de forma acelerada.

Ademais, parte do México e dos Estados Unidos, na América do Norte, também possuem ambientes muito positivos para a proliferação de iguanas dos mais variados tipos, gêneros e espécies.

Esse é o caso da iguana riscada, um tipo de iguana muito interessante e que pouco possui detalhes a seu respeito no Brasil. Dessa forma, a iguana riscada vive no Panamá e em parte dos Estados Unidos, sendo reconhecida como um animal dos mais bonitos e curiosos de todo o mundo.

Conheça a Iguana Riscada

A iguana riscada está entre os animais mais curiosos de todo o planeta Terra e, ainda que não seja uma espécie presente no Brasil, surpreende que o animal tenha poucas informações a seu respeito em circulação pelo país. Assim, a iguana riscada é bastante comum no Panamá, no México e ainda em parte dos Estados Unidos, na região da Flórida.

Vale lembrar que a região em questão é uma das mais quentes de todo o país norte-americano, o que transforma o ambiente em bastante favorável para o crescimento da iguana riscada. Na verdade, esse tipo de iguana começou o seu processo de proliferação artificial, feita pelo homem, a partir de ilhas do Caribe e a partir da Flórida.

Contudo, embora atualmente seja possível encontrar exemplares de iguana riscada nesses locais, a espécie em questão gosta mesmo de áreas rochosas e arenosas, preferindo ocupar grande parte do Panamá e do México, sendo esse tipo de iguana bastante comum em muitas cidades de ambos os países.

O animal não é muito grande, tendo menos de 2 metros de comprimento, mas, ainda assim, se mostra capaz de atingir velocidades realmente altas quando estimulado a fazê-lo; no caso, quando se vê obrigado a correr em busca de animais de outras espécies, buscando por alimento, ou quando precisa fugir de predadores.

Características da Iguana Riscada

Iguana Riscada Fotografada de Perto
Iguana Riscada Fotografada de Perto

A iguana riscada é muito veloz, como já citado. Assim, quando precisa fugir de algum predador ou buscar por alguma presa, esse animal pode chegar aos 35km/h, algo incrível se for considerado o seu tamanho. Dessa forma, com tal velocidade a iguana riscada se torna o lagarto mais rápido de todo o mundo, mostrando bem como a espécie em questão é diferenciada. Isso porque, em geral, a iguana riscada costuma medir cerca de 1,2 metro de comprimento.

Além disso, é interessante notar, também, como o animal se alimenta de insetos no início da vida, embora, com o tempo, vá tornando mais complexo o seu ciclo alimentar até que possa, a partir da maturidade, comer praticamente qualquer coisa. Assim, quando em fase adulta a iguana riscada consegue comer itens como flores, folhas, frutos, restos de outros animais e mais.

Ademais, a iguana riscada se encontra em ótimo estado de conservação, estando muito distante da extinção, no estágio mais seguro possível. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de o animal ser capaz de fugir dos predadores de maneira muito veloz, evitando os perigos que a selva pode oferecer.

Mais Curiosidades Sobre a Iguana Riscada

Um detalhe bastante curioso sobre a iguana riscada é que essa espécie de iguana, em especial, representa a espécie mais volumosa de todo o seu gênero. Dessa forma, além de ser o lagarto mais rápido do mundo, a iguana riscada ainda consegue ocupar a vaga de maior iguana do seu gênero.

Quanto à reprodução, em geral a fêmea da iguana riscada costuma colocar cerca de 30 ovos por vez, que apenas darão vida aos filhotes depois de 90 dias. Depois desse período, os filhotes deixam os ovos e já estão prontos para buscar o seu espaço no mundo. Como é importante ressaltar, lembre-se de que no início da vida os filhotes apenas são capazes de consumir insetos, sendo que depois de atingir a fase adulta eles já conseguirão comer, também, frutas, frutos, folhas e até alguns restos de animais.

Assim, por vezes é comum ver a espécie comendo ratos, filhotes de tartarugas, ovos e muitos outros alimentos dos mais variados tipos. Isso acontece, em geral, quando a iguana riscada vê a chance de diversificar a sua alimentação, aproveitando a oportunidade para comer algo diferente da sua rotina alimentar. Porém, de maneira prioritária esse tipo de iguana prefere as flores e frutos.

Clima Preferido da Iguana Riscada

A iguana riscada prefere climas quentes para viver, não importando tanto assim se o local é seco ou úmido – há exemplos de iguanas dessa espécie vivendo em ambientes de ambos os modelos.

De toda maneira, o certo é que a iguana riscada prefere regiões rochosas, arenosas e que sejam capazes de oferecer toda a oferta de alimentos necessária para manter o animal forte e bem nutrido. Portanto, o México e o Panamá guardam muitas cidades mais do que apropriadas para o crescimento pleno e o desenvolvimento correto da iguana riscada.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *