Home / Plantas / Qual a Melhor Planta Para Se Ter no Quarto?

Qual a Melhor Planta Para Se Ter no Quarto?

As plantas podem exercer muitas finalidades em uma casa ou ambiente de trabalho, já que é possível utilizar esse presente da natureza para diversos fins. Assim, a depender do que a pessoa deseja, é possível fazer uso das plantas de inúmeras maneiras distintas. Esse é o caso, por exemplo, de quem realiza o cultivo de algumas culturas de plantas apenas para a produção de chás medicinais quando necessário.

Dessa maneira, a pessoa possui no seu jardim uma grande variedade de plantas medicinais, capazes de atacar muitas doenças e oferecer mais qualidade de vida às pessoas.

De qualquer maneira, o objetivo de cada pessoa com cada tipo de planta é bastante variável, o que faz com que as plantas tenham muitas funções. Um grande exemplo disso são as pessoas que gostam de utilizar flores e plantas para dormir melhor, buscando melhorar a sua qualidade de sono.

Para tal, é aconselhável que essa planta escolhida seja colocada no quarto, onde as pessoas costumam dormir com mais frequência. Logo, uma planta que estimula o sono e promove o relaxamento não deve ser colocada no ambiente de trabalho, pois nesse caso a produtividade poderia ser interrompida pelos efeitos naturais dessa planta.

Assim, as espécies escolhidas para estar no quarto devem ser aquelas de aroma doce, mais leve, que não causem qualquer irritação para a pessoa e sejam fáceis de encontrar.

Afinal, ninguém quer, por exemplo, ter um ataque alérgico com a planta presente no quarto; ou, muito menos, comprar a espécie uma vez, se sentir bem com ela, acostumar-se e não ser capaz de encontrar o tipo de planta novamente. Portanto, há alguns passos até escolher a melhor opção de planta para o seu quarto, que devem levar em consideração as escolhas e opções próprias de cada pessoa.

Veja abaixo algumas das principais culturas de flores para o quarto, que vão ajudar muito no momento de dormir.

Alfazema

O aroma é parte fundamental da tarefa de escolher uma flor para o quarto e, como não poderia deixar de ser, optar por flores perfumadas é um primeiro passo essencial quando se trata de escolher a planta que deseja no seu quarto.

Assim, é chave que as pessoas optem plantas cheirosas, que ao mesmo tempo sejam capazes de reduzir a ansiedade e fazer com que a pessoa se sinta relaxada o suficiente para dormir. Esse é o caso da alfazema, um tipo de planta de cheiro agradável e que ajuda muito a relaxar. A alfazema é muito conhecida por reduzir a frequência cardíaca de quem está perto da planta, sentindo o seu aroma, o que faz com que o relaxamento seja rápido, levando a um bom sono.

Ademais, se você não quer ter a própria alfazema na sua casa, pode comprar produtos á base de lavanda ou alfazema para compor a ornamentação do quarto. Dessa forma, você seguirá respirando todo o cheiro da flor, mas sem exatamente ter sequer um exemplar físico dessa flor em sua casa.

Babosa

A babosa pode ser muito importante para o tratamento capilar de muitas mulheres e todo o Brasil, já que fortalece os cabelos e dá brilho sem atacar o couro cabeludo. Porém, o que muitos não sabem é que a babosa está entre as plantas que mais são capazes de gerar oxigênio em todo o mundo, servindo muito bem para quem deseja ter uma melhor qualidade de sono. Assim, a presença de mais oxigênio no quarto pode fazer com que o seu sono seja mais leve e contínuo, sem que você acorde no meio da noite com aquela velha sensação de cansaço.

Ademais, a babosa possui cultivo bastante fácil e não exige grandes complexidades quanto ao seu tratamento diário; na verdade, a planta sequer exige muita água. Uma dica importante, contudo, é manter a babosa em local de boa exposição ao sol, já que o sol dá força à planta e pode fazer com que ela se desenvolva ainda mais.

Fora tudo isso, o óleo da babosa, como já dito, ajuda muito quando o assunto é tratamento capilar. Capaz de deixar o cabelo mais forte e brilhoso, o óleo natural é ótimo também para curar férias pelo corpo e para combater a pele desidratada.

Gardênia

A gardênia está entre as flores mais belas de todo o Brasil, já que possui uma coloração branca sem igual nas suas flores. Porém, nem só para o paisagismo pode ser usada essa espécie de planta, já que a gardênia também é bastante útil quando se trata de combater a péssima qualidade de sono.

Portanto, o perfume da gardênia é muito eficiente para oferecer mais tranquilidade e calma às pessoas, diminuindo os batimentos cardíacos e mantendo a qualidade de sono dos indivíduos.

Ademais, a ansiedade também pode ser eliminada com o uso contínuo da gardênia como uma fonte de aromaterapia. Um ponto negativo desse tipo de flor é que ela é complicada de cultivar, exigindo bastante do dono. Assim, para quem não quer dedicar muito tempo às flores e apenas deseja dormir melhor, pode não ser uma grande opção ter a gardênia no quarto.

Por outro lado, pelo fato de ser muito bela, a flor pode ser colocada, por exemplo, na janela do quarto, dando um toque diferenciado à ornamentação da sua casa.

Jasmim

Existem muitas variações do jasmim, que pode incorporar uma grande variedade de espécies. De qualquer maneira, esse tipo de planta é ótima para o sono e pode ser a grande diferença entre uma noite bem-dormida e problemas recorrentes de insônia. Isso acontece pelo fato de a gardênia ter muitos benefícios ligados ao relaxamento, sendo uma planta capaz de fazer com que a pessoa se sinta muito mais calma.

Como consequência, a calma leva ao relaxamento ainda maior, que, por sua vez, leva a pessoa a ter seus batimentos cardíacos diminuídos e, no fim das contas, dormir de forma muito mais fácil e agradável.

Todos esses detalhes são muito interessantes quando se trata de pessoas com problemas para dormir, já que, por vezes, manter a calma e relaxar poder ser complicado. Logo, o jasmim é uma grande opção.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *