Home / Animais / Furão – Pequeno: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

Furão – Pequeno: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

Estudar a fauna do nosso planeta é algo muito interessante que deveria ser feito por mais pessoas, já que esses animais dividem espaço com a gente na natureza e são tão importantes para o ecossistema no geral quanto nós.

Um exemplo de animal que não é muito estudado mas é muito interessante é o furão. Esse é um animal que com certeza vale a pena ser estudado, principalmente as variedades de espécies existentes para um único animal.

O furão é um animal bem conhecido, mas ao mesmo tempo isso não significa que as pessoas saibam muitas coisas sobre ele, já que acontece justamente o contrário: a grande maioria das pessoas não sabe nada sobre o furão.

Logo, vamos ver neste artigo mais informações interessantes sobre o furão-pequeno, como por exemplo características da espécie, nome científico do animal, como são seus filhotes, fotos e muito mais coisas!

Nome Científico do Furão Pequeno

O nome científico de qualquer ser vivo é um elemento importante para que ele seja estudado da maneira correta e sem confusões pelos pesquisadores. Isso porque um animal pode ter diversos nomes populares de acordo com a região do mundo em que se está e o idioma que está sendo falado, mas o nome científico é único e universal, fazendo com que os estudos científicos fiquem uniformes e facilitados.

Para formar o nome científico de um ser vivo você precisa saber o gênero e a espécie dele, já que o nome científico é formado na ordem gênero + espécie, com o gênero sendo representado com a primeira letra maiúscula e a espécie sendo representada com todas as letras minúsculas, inclusive a primeira.

Furão ou Galictis Características

No caso do furão-pequeno, podemos dizer que o seu nome científico é Galictis cuja, o que significa que ele pertence ao gênero Galictis e à espécie cuja. Seu nome científico foi dado por Molina no ano de 1782.

Portanto, apenas pelo nome científico já podemos perceber algumas informações sobre o ser vivo estudado, e também é exatamente por isso que esse nome é tão útil para a ciência, além de ser invariável, outro aspecto muito importante.

Características do Furão Pequeno

Além das informações científicas, é sempre interessante saber também algumas características sobre o animal que você está estudando, já que dessa forma será possível entender como ele vive em seu habitat natural e quais são os hábitos que ele tem no seu dia a dia.

Por isso, vamos ver agora algumas características do furão pequeno que fazem dele um animal tão interessante assim.

Em primeiro lugar, podemos dizer que o furão-pequeno é um animal esguio, já que ele possui o corpo fino e longo, as pernas bem curtas e a sua cauda pode ser considerada curta e bem grossa em comparação com o seu corpo. Além disso, sua cabeça é bem pequena, enquanto suas orelhas possuem um formato arredondado.

Em segundo lugar, pode-se dizer que a pele desse animal é bem espessa com tonalidades pretas e cinzas, dependendo do lugar do corpo, já que seu dorso às vezes pode acabar sendo mais claro do que o resto de seu corpo.

Em terceiro lugar, uma característica interessante dessa espécie é a faixa que ela possui no dorso, possui coloração cinza e tem cerca de 7mm de espessura.

Por fim, podemos dizer também que o furão-pequeno pesa cerca de 1kg e mede no máximo 42 centímetros, o que explica muito bem o seu nome.

Filhotes do Furão Pequeno

Saber mais sobre os filhotes de uma espécie é essencial para que você tenha uma visão completa dessa espécie desde o nascimento até o fim da vida; e é exatamente por isso que veremos agora mais informações sobre os filhotes de furão-pequeno.

O furão-pequeno é um animal com características monogâmicas, o que significa que querendo ou não ele se reproduz menos do que as outras espécies animais que se reproduzem com mais de uma fêmea durante o período de acasalamento.

Geralmente, uma ninhada de furão-pequeno possui entre 2 e 5 furões, sendo que tudo depende da saúde da fêmea, do habitat em que o filhote nasceu e a gestação ocorreu etc.

Além de tudo isso, pode-se dizer que esses filhotes podem ser considerados precoces, o que significa basicamente que eles se desenvolvem bem rápido na natureza.

Portanto, podemos perceber pela quantidade de filhotes porque o furão pequeno não está ameaçado na natureza: mesmo tendo hábitos de vida monogâmicos, as ninhadas dão bastantes filhotes, o que faz com que tudo fique equilibrado e esse animal acabe ficando protegido no habitat em que vive atualmente.

Curiosidades Sobre Furões

Estudar por meio de textos teóricos é extremamente importante, mas todos devemos concordar que estudar por meio de curiosidades acaba sendo bem mais interessante e também bem mais dinâmico, o que acaba atraindo mais as pessoas e faz com que elas gravem mais rápido o que foi estudado.

Por isso, vamos ver agora algumas curiosidades aleatórias sobre os furões em geral, animais muito interessantes que ficam um pouco esquecidos na natureza.

  • O furão é um animal com hábitos alimentares carnívoros, já que ele faz parte da ordem Carnivora em sua classificação científica;
  • Ele pode ser encontrado até mesmo no Brasil, mais especificamente nos estados da região Sul do país;
  • O furão faz parte da família Mustelidae;
  • Esse é um animal que futuramente pode estar ameaçado na natureza por conta da caça e a aproximação constante de animais domésticos que podem acabar sendo nocivos e agressivos;
  • Na Bolívia esse animal é utilizado para rituais religiosos de maneira ilegal e é vendido no mercado ilegal por preços bem caros;
  • Essa espécie vive geralmente em localidades úmidas, assim como em florestas.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre os furões.  Viu como esse é um animal muito interessante, mesmo as pessoas nem lembrando que ele existe direito? Por isso é tão legal estudarmos animais que ainda não conhecemos!

Para saber mais informações sobre o furão com muita qualidade, caso você não saiba onde encontrar, continue em nosso site! Leia também aqui no Mundo Ecologia: A reprodução do furão – os filhotes e o período de gestação

Veja também

Animais que Começam com a Letra F: Nomes e Características

A fauna animal é diversa de A a Z. A numerosa quantidade de espécies, filos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *