Na natureza existem milhares de animais que possuem diversos tipos de características, que muitas vezes são únicas e exclusivas.
O estudo e o conhecimento sobre diversas espécies de animais tem só aumentado ao longo dos últimos anos.
Se antigamente era muito mais difícil e complicado conseguir informações sobre um determinado animal, hoje é muito fácil.
No entanto, alguns animais apresentam uma dificuldade maior para serem estudos, como os marinhos e as aves.
Isso porque esses animais vivem em locais de difícil acesso para os cientistas e pesquisados, mas isso não impediu que muitas informações fossem coletadas.
Alguns animais também despertam enorme interesse nos humanos, e muitas vezes, as fotos e características foram registradas por pessoas comuns.
Hoje, por exemplo, iremos aprender muita coisa sobre um animal que é conhecido por milhares de pessoas e que possui inclusive um desenho animado com o seu nome.
Você descobrir tudo sobre o pica-pau-de-topete-vermelho, como quais são as suas características, o que ele come, onde habita e qual o seu estado de conservação.
Acompanhe esse texto e se torne craque sobre assunto e na próxima vez que você assistir Pica Pau entenderá muito melhor sobre o seu comportamento!
Características
O pica-pau-de-topete-vermelho é uma ave que pertence à ordem dos Piciformes e está presente também na família Picidae.
Essa espécie também é muito conhecida como pica-pau-de-garganta-preta, e vamos entender o motivo.
Medindo aproximadamente cerca de 36 centímetros de comprimento e com apenas 250 gramas em seu peso, o pica-pau-de-topete-vermelho é uma ave de pequeno porte.
O macho possui uma cabeça de cor totalmente avermelhada, por isso esse nome, e em seu bico há uma mancha de cor branca.
Enquanto a fêmea possui a parte alta e também a parte de trás da sua cabeça de cor preta com uma faixa muito larga entre os seus olhos e bico na cor branca.
No entanto, tanto o macho como a fêmea possuem o topo da sua cabeça totalmente vermelho e o seu pescoço totalmente preto.
O pica-pau-de-topete-vermelho possui grandes semelhanças com a espécie pica-pau-de-banda-branca, e é muito comum que as duas espécies sejam vistas vivendo juntas.
Há ainda três subespécies de pica-pau-de-topete-vermelho, que são encontrados na América do Sul, em países como Colômbia, Argentina, Panamá e no Brasil, são elas:
- Campephilus melanoleucos melanoleucos
- Campephilus melanoleucos malherbii
- Campephilus melanoleucos cearae
Essas três subespécies apresentam pequenas diferenças em suas características, no entanto, possuem comportamentos de acordo com a região onde habitam.
Habitat e Alimentação
O pica-pau-de-topete-vermelho vive principalmente em florestas encontradas em regiões da América do Sul, como Bolívia, Panamá, Brasil, Argentina, entre outros.
No Brasil, podemos encontrar o pica-pau-de-topete-vermelho na Amazônia, na região sudeste, nordeste e também centro-oeste.
Não é encontrado, porém, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nos estados que se encontram na região sul.
Porém, há uma subespécie que vive na Argentina, que seria a Campephilus melanoleucos melanoleucos.
No Brasil, o pica-pau-de-topete-vermelho é encontrado principalmente no estado de São Paulo e Minas Gerais.
O pica-pau-de-topete-vermelho constrói seus ninhos utilizando o seu bico para fazer buracos nas árvores.
A sua alimentação é composta principalmente por insetos que podem ser encontrados nas árvores, e o pica-pau-de-topete-vermelho também utiliza o seu bico para conseguir capturar.
Por motivos de habitação e de alimentação, é essencial que o pica-pau-de-topete-vermelho viva em um ambiente com quantidade alta e suficiente de árvores.
Nas árvores, o pica-pau-de-topete-vermelho captura principalmente larvas dos insetos, e em alguns casos, também pode consumir vários tipos de frutas.
Costuma capturar seus alimentos no topo de árvores bem altas, pois o número de predadores é menor, e o pica-pau-de-topete-vermelho consegue se alimentar com mais tranquilidade.
Reprodução e Comportamento
Por ser um animal que vive nos topos de grandes árvores, a aparição do pica-pau-de-topete-vermelho para os humanos é muito baixa.
Isso faz com que os estudos sejam menos completos já que capturar informações de um animal que está sempre nas alturas é muito mais difícil.
O que se sabe, no entanto, até o momento, é que o pica-pau-de-topete-vermelho constrói o seu ninho utilizando o seu bico para escavar buracos em palmeiras ou então em árvores mortas.
Quando conseguem copular, o pica-pau-de-topete-vermelho coloca cerca de 2 até 3 ovos que são muito brancos e brilhantes.
O principal predador de ovos de pica-pau-de-topete-vermelho são os araçaris, por isso, o macho fica constantemente no ninho para proteger os seus ovos.
Quando não está na época de reprodução, o pica-pau-de-topete-vermelho costuma viver nas bordas das florestas.
Não é considerado um animal solitário, e costuma andar em pares ou até mesmo em grupos de cerca de 5 pica-pau-de-topete-vermelho.
O pica-pau-de-topete-vermelho costuma realizar a maioria das suas atividades em alturas muito altas, e isso facilita sua vida, já que poucos animais conseguem o alcançar.
O bico do pica-pau-de-topete-vermelho consegue realizar cerca de 100 bicadas a cada minuto, e é utilizado principalmente para a alimentação e proteção.
Estado de Conservação
O estado de conservação de vários animais pode ser constantemente atualizado, tanto para o bem, como para o mal.
No entanto, atualmente, o estado de conservação do pica-pau-de-topete-vermelho é pouco preocupante, mas isso pode começar a mudar em breve.
Isso porque o pica-pau-de-topete-vermelho vive em árvores como araucárias, eucaliptos entre outras, e essas estão sendo cada vez mais derrubadas.
O principal perigo que o pica-pau-de-topete-vermelho corre é justamente perder o seu habitat natural.
Casas, prédios, empresas, indústrias, entre outros, estão sendo construídos cada vez mais, e um grande número de árvores são derrubadas nesse processo.
Como citamos, as árvores são utilizadas pelo pica-pau-de-topete-vermelho para se alimentar, dormir e reproduzir.
A boa notícia é que o pica-pau-de-topete-vermelho não sofre com as caças esportivas que muitos outros animais precisam enfrentar, e isso auxilia muito na preservação dessa espécie tão bonita e interessante.
Nesse sentido, o pica-pau-de-topete-vermelho não sofre com perigo de extinção atualmente, mas essa situação pode mudar a qualquer momento, mesmo porque, as queimadas para produções agrícolas são cada vez mais constantes.
E então o que você achou do conteúdo? Você já viu um pica-pau-de-topete-vermelho de perto? Conta par aa gente nos comentários a sua experiência com essa ave ou deixe qualquer dúvida que tenha surgido abaixo!
Acabei de resgatar um na fazenda em que moro. Estava na estrada caído com um grande ferimento na cabeça. Levei a um pet q possui especialidade em animais silvestres e ele está internado (em São Carlos).