Home / Animais / Pica-Pau-de-Topete-Vermelho: Características e Habitat

Pica-Pau-de-Topete-Vermelho: Características e Habitat

Na natureza existem milhares de animais que possuem diversos tipos de características, que muitas vezes são únicas e exclusivas.

O estudo e o conhecimento sobre diversas espécies de animais tem só aumentado ao longo dos últimos anos.

Se antigamente era muito mais difícil e complicado conseguir informações sobre um determinado animal, hoje é muito fácil.

No entanto, alguns animais apresentam uma dificuldade maior para serem estudos, como os marinhos e as aves.

Isso porque esses animais vivem em locais de difícil acesso para os cientistas e pesquisados, mas isso não impediu que muitas informações fossem coletadas.

Alguns animais também despertam enorme interesse nos humanos, e muitas vezes, as fotos e características foram registradas por pessoas comuns.

Hoje, por exemplo, iremos aprender muita coisa sobre um animal que é conhecido por milhares de pessoas e que possui inclusive um desenho animado com o seu nome.

Você descobrir tudo sobre o pica-pau-de-topete-vermelho, como quais são as suas características, o que ele come, onde habita e qual o seu estado de conservação.

Acompanhe esse texto e se torne craque sobre assunto e na próxima vez que você assistir Pica Pau entenderá muito melhor sobre o seu comportamento!

Características

O pica-pau-de-topete-vermelho é uma ave que pertence à ordem dos Piciformes e está presente também na família Picidae.

Essa espécie também é muito conhecida como pica-pau-de-garganta-preta, e vamos entender o motivo.

Medindo aproximadamente cerca de 36 centímetros de comprimento e com apenas 250 gramas em seu peso, o pica-pau-de-topete-vermelho é uma ave de pequeno porte.

O macho possui uma cabeça de cor totalmente avermelhada, por isso esse nome, e em seu bico há uma mancha de cor branca.

Pica-Pau-de-Topete-Vermelho Características

Enquanto a fêmea possui a parte alta e também a parte de trás da sua cabeça de cor preta com uma faixa muito larga entre os seus olhos e bico na cor branca.

No entanto, tanto o macho como a fêmea possuem o topo da sua cabeça totalmente vermelho e o seu pescoço totalmente preto.

O pica-pau-de-topete-vermelho possui grandes semelhanças com a espécie pica-pau-de-banda-branca, e é muito comum que as duas espécies sejam vistas vivendo juntas.

Há ainda três subespécies de pica-pau-de-topete-vermelho, que são encontrados na América do Sul, em países como Colômbia, Argentina, Panamá e no Brasil, são elas:

  • Campephilus melanoleucos melanoleucos
Campephilus Melanoleucos Melanoleucos
  • Campephilus melanoleucos malherbii
Campephilus Melanoleucos Malherbii
  • Campephilus melanoleucos cearae
Campephilus Melanoleucos Cearae

Essas três subespécies apresentam pequenas diferenças em suas características, no entanto, possuem comportamentos de acordo com a região onde habitam.

Habitat e Alimentação

O pica-pau-de-topete-vermelho vive principalmente em florestas encontradas em regiões da América do Sul, como Bolívia, Panamá, Brasil, Argentina, entre outros.

No Brasil, podemos encontrar o pica-pau-de-topete-vermelho na Amazônia, na região sudeste, nordeste e também centro-oeste.

Não é encontrado, porém, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e nos estados que se encontram na região sul.

Porém, há uma subespécie que vive na Argentina, que seria a Campephilus melanoleucos melanoleucos.

No Brasil, o pica-pau-de-topete-vermelho é encontrado principalmente no estado de São Paulo e Minas Gerais.

O pica-pau-de-topete-vermelho constrói seus ninhos utilizando o seu bico para fazer buracos nas árvores.

A sua alimentação é composta principalmente por insetos que podem ser encontrados nas árvores, e o pica-pau-de-topete-vermelho também utiliza o seu bico para conseguir capturar.

Por motivos de habitação e de alimentação, é essencial que o pica-pau-de-topete-vermelho viva em um ambiente com quantidade alta e suficiente de árvores.

Nas árvores, o pica-pau-de-topete-vermelho captura principalmente larvas dos insetos, e em alguns casos, também pode consumir vários tipos de frutas.

Costuma capturar seus alimentos no topo de árvores bem altas, pois o número de predadores é menor, e o pica-pau-de-topete-vermelho consegue se alimentar com mais tranquilidade.

Reprodução e Comportamento

Por ser um animal que vive nos topos de grandes árvores, a aparição do pica-pau-de-topete-vermelho para os humanos é muito baixa.

Isso faz com que os estudos sejam menos completos já que capturar informações de um animal que está sempre nas alturas é muito mais difícil.

O que se sabe, no entanto, até o momento, é que o pica-pau-de-topete-vermelho constrói o seu ninho utilizando o seu bico para escavar buracos em palmeiras ou então em árvores mortas.

Quando conseguem copular, o pica-pau-de-topete-vermelho coloca cerca de 2 até 3 ovos que são muito brancos e brilhantes.

O principal predador de ovos de pica-pau-de-topete-vermelho são os araçaris, por isso, o macho fica constantemente no ninho para proteger os seus ovos.

Quando não está na época de reprodução, o pica-pau-de-topete-vermelho costuma viver nas bordas das florestas.

Não é considerado um animal solitário, e costuma andar em pares ou até mesmo em grupos de cerca de 5 pica-pau-de-topete-vermelho.

O pica-pau-de-topete-vermelho costuma realizar a maioria das suas atividades em alturas muito altas, e isso facilita sua vida, já que poucos animais conseguem o alcançar.

O bico do pica-pau-de-topete-vermelho consegue realizar cerca de 100 bicadas a cada minuto, e é utilizado principalmente para a alimentação e proteção.

Estado de Conservação

O estado de conservação de vários animais pode ser constantemente atualizado, tanto para o bem, como para o mal.

No entanto, atualmente, o estado de conservação do pica-pau-de-topete-vermelho é pouco preocupante, mas isso pode começar a mudar em breve.

Isso porque o pica-pau-de-topete-vermelho vive em árvores como araucárias, eucaliptos entre outras, e essas estão sendo cada vez mais derrubadas.

O principal perigo que o pica-pau-de-topete-vermelho corre é justamente perder o seu habitat natural.

Casas, prédios, empresas, indústrias, entre outros, estão sendo construídos cada vez mais, e um grande número de árvores são derrubadas nesse processo.

Como citamos, as árvores são utilizadas pelo pica-pau-de-topete-vermelho para se alimentar, dormir e reproduzir.

A boa notícia é que o pica-pau-de-topete-vermelho não sofre com as caças esportivas que muitos outros animais precisam enfrentar, e isso auxilia muito na preservação dessa espécie tão bonita e interessante.

Nesse sentido, o pica-pau-de-topete-vermelho não sofre com perigo de extinção atualmente, mas essa situação pode mudar a qualquer momento, mesmo porque, as queimadas para produções agrícolas são cada vez mais constantes.

E então o que você achou do conteúdo? Você já viu um pica-pau-de-topete-vermelho de perto? Conta par aa gente nos comentários a sua experiência com essa ave ou deixe qualquer dúvida que tenha surgido abaixo!

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *