Home / Plantas / Bambu Trepador: Características, Como Cultivar e Fotos

Bambu Trepador: Características, Como Cultivar e Fotos

As plantas possuem uma série de possibilidades de uso, sendo que, a depender da vontade da pessoa, pode servir para inúmeras coisas. Dessa forma, as plantas são muito utilizadas, por exemplo, como remédios naturais para a cura de muitas doenças. Nesse caso, as plantas podem servir de base para a fabricação de óleos essenciais ou, então, para a produção de chás, por exemplo.

Tudo isso faz com que a vida humana seja valorizada, já que os remédios quimicamente tratados costumam ser mais agressivos com o organismo das pessoas. Ademais, é importante ter em mente que um remédio natural pode, por vezes, ser a única alternativa viável para a cura de certas doenças ou, como mínimo, para diminuir a intensidade dos efeitos de algum problema de saúde.

De toda forma, as plantas são muito importantes e fazem parte do grupo de itens essenciais que a natureza oferece a todos.

Por outro lado, há aquela plantas usadas, também, para a ornamentação de ambientes e para fazer com que todo o local se torne mais belo a atrativo. Esse tipo de planta costuma enfeitar jardins, casas ou ambientes de trabalho, sempre dando um toque a mais à decoração do local, deixando o ambiente mais natural.

Esse é o caso do bambu trepador, um tipo de bambu que pode, sim, ser utilizado pelo paisagismo para enfeitar ambientes. Assim, é possível fazer muitos móveis ou utensílios caseiros com o bambu trepador, um tipo de bambu de cor clara e que, quando empregado na construção de um móvel, se torna extremamente belo.

Logo, a depender sempre de como está a decoração da casa em questão, é possível utilizar o bambu trepador como uma maneira de tornar tudo ainda mais natural. Vale lembrar que esse tipo de bambu é originário do Brasil e raramente pode ser visto em outras partes do mundo, sendo muito ligado ao tipo de clima e solo encontrados nas regiões Sul e Sudeste do país.

Como Usar o Bambu Trepador

Se realizado de forma correta e legal, o processo de fabricação de móveis e utensílios a partir de árvores e outros itens naturais pode, sim, ser realizado. Dessa forma, é assim que o bambu trepador deve ser usado para a fabricação de móveis, por exemplo, sendo necessário que o cliente exija a documentação necessária quando opta por comprar um material assim.

Construções com Bambu Trepador
Construções com Bambu Trepador

De qualquer maneira, o bambu trepador serve para a construção de uma série de itens, sendo que muitos deles encaixam em qualquer tipo de decoração. Um detalhe interessante a respeito desse tipo de bambu é que ele oferece um material bastante sólido e resistente, ao contrário de muitas outras opções de bambus, que não são capazes de suportar fortes impactos.

Assim,a partir do bambu trepador é possível fazer cortinas, cadeiras, mesas, camas e muitos outros móveis planejados. O ponto principal de destaque dos itens fabricados a partir do bambu trepador é que eles costumam ter uma cor bastante clara, o que ajuda muito a dar um tom mais leve à casa e a melhorar a ornamentação do ambiente como um todo.

Características do Bambu Trepador

O bambu trepador é uma espécie de bambu típica do Brasil, que pode ser considerada endêmica das regiões Sul e Sudeste, ou seja, encontram nessas regiões os locais perfeitos para a sua proliferação em massa. Assim, por mais que seja possível encontrar exemplares do bambu trepador em outros países, esse trabalho não é tão fácil, mesmo que a busca seja feita ao longo da América do Sul. De toda maneira, o bambu trepador possui cerca de 6 metros de altura, o que faz com que a sombra desse tipo de planta seja ótima para quem deseja plantar outras flores ou culturas perto da sua raiz.

O material da planta é bastante duro, de cor mais clara, o que faz com que o bambu trepador seja uma boa opção quando se trata de construir móveis, cestas ou outros itens a partir dessa matéria-prima. Ademais, o bambu trepador ainda tem ramos em forma de leque, além de folhas agudas e estriadas que dão todo um charme especial a esse tipo tão único de bambu.

O bambu trepador é da família das gramíneas, sendo usado como peça de ornamentação em muitos jardins das regiões Sul e Sudeste, sobretudo em condomínios, pela facilidade de cultivo e por oferecer um belo visual.

Formas de uso e Outros Nomes do Bambu Trepador

O bambu trepador atende pelo nome científico de Chusquea capituliflora. Contudo, como era de se imaginar, ninguém chama o bambu trepador por esse nome, sendo que a nomenclatura da espécie de bambu varia bastante de acordo com a região. Assim, gurixima, criciúma, taquari e taquarinha são alguns dos nomes mais comuns que o bambu trepador recebe por todo o Brasil.

Porém, como dito, esses nomes podem mudar muito de acordo com a pessoa e com a região em questão. O que se sabe é que o uso do bambu trepador é bastante importante para muitas pessoas em todo o Brasil, que vivem da produção desse tipo de bambu. Logo, o bambu trepador possui usos variados e pode servir para a produção de muitos itens.

O mais comum é que o material seja utilizado para fazer cadeiras e mesas leves, além de cestos, sempre de forma a não sobrecarregar o material com peso excessivo – o bambu trepador é resistente, mas, ainda assim, é um bambu e não deve ser sobrecarregado. Além disso, o bambu trepador também é muito útil quando se trata de ornamentação de ambientes, sendo usado para compor o visual em muitos locais abertos e jardins de todo o Brasil.

Mais Detalhes Sobre o Bambu Trepador

O bambu trepador é bastante conhecido ao longo de toda a região Sul, sendo uma planta famosa. Por esse motivo, muitas vezes esse tipo de bambu é utilizado na ornamentação de cidades, em praças ou até mesmo em condomínios.

Portão Fabricado com Bambu Trepador
Portão Fabricado com Bambu Trepador

De fácil cultivo, o bambu trepador exige bastante água para se dar bem, sendo que a rega deve ser frequente e contar sempre com doses consideráveis para que a planta cresça bem.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *