Home / Natureza / O que é o Córtex Celular e Para que Serve?

O que é o Córtex Celular e Para que Serve?

Abaixo da membrana plasmática, no caso, logo abaixo, existe um camada composta por filamentos de actina e por uma série de proteínas que se ligam a esta actina: o córtex celular.

O córtex celular é uma peculiaridade das células eucarióticas, ou seja, células animais ou vegetais com um núcleo bem definido e individualizado.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o córtex celular, além de curiosidades referentes a outros componentes e estruturas da célula.

Então venha conosco e boa leitura.

Organização Básica das Células Animais

A nível didático e simplificado, as células animais se dividem em 3 partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.

A membrana plasmática é responsável por delimitar o conteúdo e por controlar a entrada e saída de substâncias. O envoltório externo da membrana plasmática é chamado de glicocálix ou glicocálice, e consiste em uma proteção extra para a célula.

No citoplasma estão imersas as organelas, sendo elas os ribossomos, centríolos, lisossomos, mitocôndrias e outras.

O núcleo celular da célula animal também delimitado por uma membrana e abriga o material genético sob a forma de cromossomos. No interior do núcleo, existe o nucléolo, estrutura responsável por coordenar os processos de reprodução celular, por meio da síntese de proteínas.

Citoplasma: Conhecendo a Funcionalidade das Organelas

Os ribossomos são responsáveis pela produção e síntese de proteínas. Os retículos endoplasmáticos liso e rugoso são responsáveis por sintetizar moléculas orgânicas e transportar proteínas.

O complexo de Golgi atua armazenando, modificando e liberando substâncias, também exporta as proteínas que forma sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e também origina os lisossomos (estruturas responsáveis pela digestão celular).

Citoplasma
Citoplasma

As mitocôndrias possuem um papel de destaque, uma vez que são responsáveis pela respiração celular e produção de energia.

Os centríolos auxiliam na divisão celular, isto é, nos processos de meiose e mitose.

Nos peroxissomos ocorre o armazenamento de enzimas. Essas estruturas possuem formato arredondado, assim como os lisossomos.

Alguns tipos de células (tais como as encontradas no tecido adiposo) possuem vacúolos, os quais, de acordo com a sua função, podem ser classificados em vacúolos digestórios, de armazenamento e pulsáteis.

Principais Diferenças Entre as Células Animais e Vegetais

As células vegetais possuem algumas organelas extras em comparação às células animais, tais como os cloroplastos, cromoplastos, leucoplastos e vacúolos (os quais, embora existam nas células animais são mais raros). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese.

A importância dos vacúolos para as células vegetais está diretamente relacionada ao desempenho de funções como o armazenamento de seiva, e controle sobre a entrada e saída de água.

A célula vegetal também possui a grande peculiaridade da parede celular, estrutura rígida e externa à membrana plasmática, formada principalmente por celulose.

As células animais utilizam o glicogênio como reserva energética, ao passo que, as células vegetais utilizam o amido.

Os vegetais comunicam as células umas com as outras através de conexões plasmodesmas; ao passo, que, nas células animais, este papel é desempenhado pelas junções comunicantes.

Mesmo com essas diferenças pontuais entre células vegetais e animais, há muito mais características em comum, tais como a organização básica das células e as organelas citoplasmáticas (as quais são em maior número nas células vegetais).

Células Eucariontes e Procariontes

As células procariontes são geralmente mais simples do que as eucariontes, uma vez que não possuem núcleo bem definido, ou seja, o material genético não está envolto por um membrana nuclear, logo fica disperso no citoplasma.

Outra característica das células procariontes é que estas possuem cromossomo bacteriano (o qual possui genes que codificam as proteínas importantes para o funcionamento da célula) e plasmídeos (ou seja, moléculas de DNA circular livres no citoplasma). Nos plasmídeos, também há genes que codificam proteínas, e estes estão relacionados a algumas funções adaptativas, tais como a resistência a antibióticos.

As famosas organelas das células eucariontes (mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, dentre outras) não são encontradas nas células procariontes.

Eucariontes e Procariontes
Eucariontes e Procariontes

As células eucariontes possuem citoesqueleto, logo realizam funções que as células procariontes não são capazes, tais como endocitose e exocitose.

Os representantes de indivíduos procariontes são as bactérias e algas azuis. No caso dos indivíduos eucariontes, os representantes são os protozoários, fungos, algas, plantas e animais.

O que é o Córtex Celular e Para que Serve?

Após um longo apanhado sobre os componentes da célula, chegamos à questão-chave deste artigo.

O córtex celular, tal como já citado acima, é uma camada situada abaixo da membrana plasmática. Os filamentos de actina desempenham um importante papel na composição desta estrutura, assim como várias outras proteínas que se ligam à actina.

A função do córtex celular é controlar tanto a forma quanto os movimentos de superfície de grande parte das células animais.

Córtex Celular
Córtex Celular

O que é o Córtex Celular e Para que Serve? Um Pouco Mais Sobre os Filamentos de Actina

Os filamentos de actina são formados por dois profilamentos de actina entrelaçados (com diâmetro compreendido entre 5 a 9 nm), os quais são organizados na forma de feixes lineares.

Eles costumam estar distribuídos por toda célula, contudo se concentram mais especificamente na região na qual o córtex celular será formado.

Em linhas gerais, estes filamentos também são responsáveis pela formação dos microvilos, estereocilios e miofibrilas (também chamadas de microfilamentos).

Tais filamentos, em combinação com as proteínas motoras, promovem a locomoção celular.

*

Depois de conhecer/ revisar muitas informações referentes ao componentes da célula, dentre eles o córtex celular; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade com artigos em vários campos das ciências biológicas e da saúde, seja para auxiliar em trabalhos escolares, seja para satisfação de dúvidas diárias.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brasil Escola. Diferenças entre células procariontes e eucariontes. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferencas-entre-celulas-procariontes-eucariontes.htm>;

MAGALHÃES, L. Toda Matéria. Célula animal. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/celula-animal/>;

Portal São Francisco. Célula vegetal. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/celula-vegetal>;

VIRGINIO, F. Estudo prático. Citoesqueleto- Função e componentes. Disponível em: < https://www.estudopratico.com.br/citoesqueleto-funcao-e-componentes/>;

Veja também

Qual é a Melhor Gordura Para Fritura?

Ao escolher o melhor óleo para fritar, pense nos atributos de cada item, incluindo como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *