Home / Plantas / Narciso Flor Tatuagem: O Que Significa e Imagens

Narciso Flor Tatuagem: O Que Significa e Imagens

A flor narciso, pertencente à família Amaryllidaceae, é um símbolo de recomeços e de renascimento, é quase um símbolo da primavera. Elas também são conhecidas como “Lírios da Quaresma”.

Essa flor é comumente encontrada próximo à lagoas, e em solo úmido. É considerada uma planta auto-suficiente. O seu caule fica inclinado para baixo, e fazendo com que a flor também fique voltada para o mesmo sentido.

Se você quer conhecer mais sobre o Narciso, o significado de uma tatuagem com essa flor, continue lendo que daremos todos os detalhes.

Lendas do Narciso

Em inúmeras partes do mundo, o narciso não está relacionado, na tradição, somente com um marco no fim do inverno, mas também como sendo também um sinal de um futuro próspero e de sorte.

Um exemplo é no caso do país de Gales, em que dizem que, se for plantado o 1° narciso da temporada, os próximos doze meses do ano serão de muita riqueza.

Tem ainda uma lenda chinesa que diz o seguinte: se você forçar um bulbo de narciso a florescer no ano novo, isso trará boa sorte para o lar.

Para usar uma flor narciso em oferecimento ao nascimento, o mês ideal é março. É a flor mais indicada para ser oferecida em comemoração a aniversário de 10 anos de casamento.

Quando alguém oferece narciso para outra pessoa, está lhe desejando muita felicidade. Porém, a mesma lenda que fala que o narciso é sinônimo de felicidade, também diz que essa flor nunca deve ser oferecida sozinha, somente em ramos, com várias flores narciso. Pois uma única flor pode trazer má sorte para quem está recebendo.

Significado da Tatuagem Com a Flor Narciso

As tatuagens existem em inúmeras formas e estilos diferentes. E as flores podem resultar em belos desenhos. No entanto, antes de decidir sobre qual flor ou imagem escolher para fazer uma tatuagem, é muito importante conhecer o significado daquilo que se pretende usar como inspiração.

Para quem gostaria de fazer uma tatuagem usando a flor narciso, mas quer saber o que ela significa, saiba que o narciso é o símbolo do renascimento. Essa flor ainda não é muito conhecida aqui no Brasil.

Geralmente, ela surge no fim do inverno, dando início à primavera, e é por isso que ela representa o símbolo do renascimento, de uma nova fase da vida, da chegada de uma nova estação.

Principais Características da Flor Narciso

O narciso é uma flor originária do Mediterrâneo, do Oriente Médio e do Norte da África, e que tem sido novamente cultivada, depois de permanecer no esquecimento por muitos anos.

Hoje em dia, ela pode ser classificada em 150 países diferentes, aproximadamente. A palavras narciso se originou do termo grego “narke”, que significa entorpecente, estupor”. Porém, essa flor é bastante associada com Narciso, um personagem da mitologia grega, que era bem vaidoso, e que se apaixonou pela sua própria imagem refletida na água.

Dessa forma, ele teria se transmutado em uma flor, bem na beira do rio, para que, ali, ele pudesse ficar contemplando a sua própria imagem refletida na água, por toda a eternidade.

A flor narciso tem as folhas em tonalidade verde intenso e alongadas. O seu florescimento acontece, normalmente, nos meses da primavera e no fim do inverno. É uma flor bem rústica e vigorosa.

A parte exterior do narciso é composta de 6 pétalas ou mais. E a parte inferior tem um aspecto de trompete ou de funil. No que se refere às cores das flores, o narciso pode ser encontrado em diversas cores diferentes. Sendo que as flores brancas, creme e amarelas são as mais comuns.

Outra característica do narciso é que ele pode crescer tanto sozinho quanto em grupos de flores da mesma espécie. Em cada um dos talos da planta, pode haver entre 1 a 20 unidades de flores. Ela pode medir entre 15 e 50 cm de altura.

A sua floração apresenta uma duração que pode variar entre 20 e 30 dias. O narciso pode ser plantando em vasos ou em jardins, e também pode ser usado para a confecção de arranjos, para enfeitar a casa.

De for cultivar no jardim, uma dica legal é plantá-lo de forma aleatória. Assim, ele deixa o local com um aspecto mais campestre.

O narciso, além de ser uma flor muito bonita, é também muito cheirosa.

No caule da planta há uma substância venenosa, que pode matar outras espécies de plantas. Ela também oferece perigo para os seres humanos atingindo, principalmente, a parede interna do estômago e o sistema nervoso.

Como Cultivar a Flor Narciso?

Normalmente, não há segredo no cultivo do narciso, pois são plantas que não exigem cuidados muito especiais. Apesar de o seu bulbo poder ser plantado em qualquer época do ano, o outono é o mais indicado.

O espaçamento entre bulbos pode ser de cerca de 10 cm, pois algumas variedades costumam dar origem a touceiras. E a profundidade ideal é de cerca de 3 cm.

O narciso é uma espécie de planta facilmente adaptável à solos de vários tipos diferentes. Porém, os solos mais soltos são os seus favoritos, pois contam com uma drenagem melhor. O solo também deve ser rico em matéria orgânica. Quanto ao local de cultivo, o ideal é escolher um local onde a planta fique exposta à luz solar direta.

Cultivar a Flor Narciso no Vaso
Cultivar a Flor Narciso no Vaso

Cuidados Especiais Com os Bulbos

A melhor época para manipular os bulbos é durante a dormência, ou seja, após o seu florescimento. Jamais devem ser manipulados durante a floração ou o crescimento. Pode-se retirar os bulbos do solo, deixá-los armazenados em local seco e fresco, e aguardar até que o processo de brotação tenha início sozinho.

Outra alternativa é deixar os bulbos dormentes em solo. Assim, ele continuará vivo. A menos que lagartas o ataquem. Elas são capazes de destruir todo o bulbo.

Bulbos de Flor Narciso Branco
Bulbos de Flor Narciso Branco

Florescimento do Narciso

As flores narcisos compreendem um grupo enorme de variedades, que somam mais de 500 já catalogadas. Por isso, o florescimento dessa espécie é uma característica bem peculiar de cada variedade.

No caso das variedades que se adaptam mais ao clima subtropical, elas costumam ser bem cheirosas, e com uma floração bem cacheada, nas cores amarela e branca. Ou podem também apresentar flores com o centro em uma tonalidade que contrasta com a cor das pétalas.

Após a floração, começa o período de dormência, que dura até o começo do ano seguinte.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *