Home / Animais / Orangotango-de-Bornéu: Características, Nome Cientifico e Fotos

Orangotango-de-Bornéu: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer o famosos Orangotango de Bornéu, leva esse nome pois é um animal nativo da Ilha de Bornéu. Também nesse ilha são encontrados o Oragotando de Sumatra o Orangotango de Tapanuli. Esses animais pertencem ao único gênero de espécies mais parecidas com o ser humanos que vivem na Ásia.

Nome Científico do Orangotango de Bornéu

Pongo Pygmaeus Pulando na Árvore
Pongo Pygmaeus Pulando na Árvore

Pongo Pygmaeus.

Orangotango de Bornéu e Inteligência

Os macacos já são animais conhecidos por serem extremamente inteligentes, assim também são os orangotangos e conseguem fazer coisas muito parecidas com humanos, podem usar muitas ferramentas e ter comportamentos diferenciados.
Os orangotangos têm cerca de 97% do mesmo DNA que os seres humanos, por isso tão parecidos conosco em todos os aspectos.

Orangotango em Ameaça

Essa espécie de orangotango que vem enfrentando duramente ameaças como a caça direta ou ameaça de forma indireta com o desmatamento de florestas, plantações e também do óleo de palma.

Características Físicas do Orangotango de Bornéu

Pongo Pygmaeus com Filhote nas Costas
Pongo Pygmaeus com Filhote nas Costas

Saiba que esse animal é o terceiro primata mais pesado atrás apenas do chimpanzé e do gorila. É também o maior animal que vive em árvores encontrado hoje em dia.
São bem maiores que os próprios seres humanos, também são bem mais altos embora o seu tamanho possa variar bastante.

Peso e Tamanho

O Orangotango de Bornéu tem um tamanho muito parecido com o Orangotango de Sumatra, mas este último tende a pesar menos.

Estudiosos sobre o assunto descobriu que os orangotangos machos pesam cerca de 75Kg, esse peso pode variar de 50 a 100Kg, enquanto podem medir cerca de 1,2 a 1,7 metros de comprimento.
Já a fêmea da mesma espécie pesa em média 38,5Kg, e pode variar esse peso de 30 a 50kg e medir de 1 a 1,2 metros de comprimento total.

Criação em Cativeiro

Pongo Pygmaeus Sob Pedra
Pongo Pygmaeus Sob Pedra

Já em cativeiro esses animais podem ficar ainda mais pesado e alcançarem cerca de 165 Kg já sendo considerados acima do seu peso.
Inclusive existe registro de um orangotango macho obeso, ele foi considerado o mais pesado de todos. Conhecido com Andy, ele pesava 204 Kg, esse fato ocorreu no ano de 1959 quando já tinha 13 anos de idade.

Mais Características

Vamos descrever mais um pouco as características físicas deste animal. Essa espécie tem características muito peculiares, eles possuem os braços bem alongados que podem alcançar o comprimento de até 1,5 metros.
Sua pelagem tem coloração acinzentada, pêlos grossos e bem bagunçados. Os pés e as mão desse orangotango são bem agarrados.

A sua face não é totalmente coberta por sua pelagem, o que acontece com muitos mamíferos. Mas podem ter um pouco de pêlos em forma de bigode ou barba.
Essa espécie possui um saco na garganta que pode se movimentar, também em seu rosto é possível notar bochechas bem avantajadas.

Desenvolvimento

Dismorfismo Sexual

Conforme o tempo vai passando, a face do macho tende a ficar mais larga.
Os Orangotangos de Bornéu tem características diferentes entre macho e fêmea que são utilizados como atrativo na hora do acasalamento. Entre algumas das diferenças podemos destacar as bochechas do macho que são maiores que nas fêmeas, eles possuem mais gordura nessa região e as fêmeas mais músculos.

Pongo Pygmaeus de Frente Para Câmera
Pongo Pygmaeus de Frente Para Câmera

Outra característica bem marcante são os dentes caninos e também os pré molares que no macho tendem a serem maiores.
O saco que fica na garganta desses animais tende a ser maior no macho.
No orangotango adulto e maduro sexualmente falando, eles podem ser maiores ou menos. Geralmente os maiores são os que dominam, mas mesmo os menores conseguem se reproduzir normalmente. Quando nascem pouco se vê de dimorfismo sexual.

Habitat do Orangotango de Bornéu

Esses animais podem ser encontrados em diversos tipos de florestas, como tropicais e também subtropicais, onde geralmente são mais úmidas e possuem folhas maiores também. Na Ilha de Bornéu eles podem ser encontrados também nas montanhas que podem chegar a 1.500 metros acima do nível do mar.
Esse animal pode viver tanto em florestas primárias, quanto secundárias e podem andar grandes distâncias para achar árvores com frutas para se alimentar.

Distribuição do Orangotango de Bornéu

Orangotango de Barne Olhando Para Câmera
Orangotango de Barne Olhando Para Câmera

Com o constante desmatamento e consequentemente destruição do ambiente natural desse animal, encontrá-lo por ali está cada vez mais difícil. Não são em todos os lugares que ele pode ser encontrado, por exemplo no sudeste ela quase não aparece em diversos lugares.

Comportamento do Orangotango de Bornéu

Essa é uma espécie com comportamento mais solitário, diferente dos orangotangos de Sumatra. Até pode acontecer de alguns deles interagirem entre si, mais saiba que é muito raro e dura pouco tempo. Apesar desses animais não terem comportamento territorialista, é comum que os machos a se sentirem ameaçados tenham comportamentos ariscos com outros machos. Eles só mantém contato com a fêmea com a qual podem se acasalar.
Os orangotangos machos são ainda mais solitários.

Tempo de Vida

Esses animais podem viver de 35 a 45 anos na natureza, já em cativeiro essa expectativa aumenta para 60 anos de vida.

Mais Informações

O Orangotango de Bornéu, é um animal que vive com facilidade no topo das árvores, mas mesmo assim prefere se movimentar no chão, diferente de seu parente Orangotango de Sumatra que prefere as alturas. Isso ocorre pois o Orangotango de Bornéu praticamente não tem predador terrestre, já os de Sumatra precisam fugir dos tigres.

Dieta do Orangotango de Bornéu

Rosto do Orangotando de Borneu
Rosto do Orangotando de Borneu Rosto do Orangotando de Borneu

Esses animais possuem uma alimentação bem variada, cerca de 400 tipos de alimentos, que podem ser diversas frutas, folhas, sementes, flores, mel e insetos, Incluem também alguns tipos de cascas. Brotos de algumas plantas do tipo trepadeiras podem ser ingeridos também.
A água que eles precisam ingerir diariamente é retirada de frutas e também dos buracos das árvores.

Curiosidades do Orangotango de Bornéu

Curiosamente esses animais já foram observados tentando sem sucesso utilizar lanças para pesca.
Já foram vistos também utilizando folhas para limpar fezes.
Utilizando galhos para matar abelhas, ou galhos unidos formando um reto para se proteger da chuva.
Esses animais podem comer a terra do solo para adquirir os minerais necessários para neutralizar o ácido estomacal.

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *