Home / Animais / Como Diferenciar Fezes de Barata, Rato e Lagartixa?

Como Diferenciar Fezes de Barata, Rato e Lagartixa?

A principal diferença entre as fezes de um rato e as fezes de uma barata é o tamanho… As fezes de um rato são muito maiores em comparação.

Assim como um chocolate granulado, as fezes das baratas são pequenas e finas, bem diferente da imagem acima.

É importante salientar que locais infestados, além de um número muito grande de fezes é possível detectar o cheiro que é bem desagradável, tanto para fezes de rato quanto de barata, mas isso só é possível detectar em quantidades muito grande, como no caso de uma infestação.

Agora vamos aprender 07 dicas para identificar fezes de baratas. As baratas, assim como outros insetos, defecam por onde passam. E é esse um dos motivos que as tornam tão prejudiciais à saúde. Além disso, um dos agravantes é que elas costumam fazer suas necessidades perto de suas fontes de alimento.

Ou seja, se elas estão na sua cozinha, com toda a certeza também estão defecando nesse cômodo.  Veja abaixo como e onde identificar fezes de baratas para ter certeza da sua infestação.

Fezes de Baratas

As fezes de barata são bastante semelhantes as de ratos, por isso é muito comum haver uma grande confusão sobre elas. Entretanto, com as informações corretas, é possível identificar qual

Elas são Pequenas e Fininhas

Uma das dicas sobre como identificar fezes de baratas é observar o tamanho. Ao contrário dos excrementos de ratos, que são grandes e fáceis de ver, o cocô desses insetos é bem menor, o que pode dificultar a visualização.

As fezes são pequenas e fininhas, muito parecidas com o chocolate granulado. Uma coisa importante é que o formato das fezes pode variar um pouco conforme a espécie.

Fezes de Baratas

Elas Geralmente Ficam Acumuladas em Montinhos

Outra dica de como identificar fezes de baratas é fiquem de olho em montinhos espalhados pela casa. Isso porque, esses insetos costumam defecar várias vezes, o que caba gerando esses amontados de dejetos.

Cor

A cor dos excrementos das baratas também são bem características. Eles sempre são escuros, podendo variar entre o preto e o marrom escuro.

Fique de Olho nos Cantos do Rodapé e Também em Cima de Armários e Eletrodomésticos

As baratas são insetos silenciosos e ágeis. Elas podem estar andando por toda a sua cosa sem você nem desconfiar. Por isso, é preciso saber como identificar fezes de baratas para garantir a saúde das pessoas e animais que moram na sua residência.

Fique sempre de olho nos cantinhos de rodapés e também na parte de cima dos eletrodomésticos e armários.

Não Deixe de Olhar Gavetas

Então, não se esqueça de uma das maneiras de como identificar fezes de baratas é ficar de olho nas gavetas. Principalmente naquelas que contém alimentos, ou que não costumam ser abertas com frequência.

Não Esqueça de Olhar as Superfícies Verticais

Outra diferença primordial que facilita a tarefa de como identificar fezes de baratas é não esquecer de olhar superfícies verticais. Inclusive, essa é uma das principais diferenças que fará você saber se os excrementos são de insetos ou de ratos.

Os roedores só conseguem fazer suas necessidades na horizontal. Já as baratas, graças a sua habilidade de escalar, também conseguem fazer suas necessidades na vertical.

Lixeiras e Áreas de Armazenamento de Resíduos Orgânicos

Assim como outros insetos e pragas, as baratas sempre buscam ficar próximas de fontes de alimentos. Mas no caso desses bichinhos, dejetos em composição são as principais fontes de alimentação para eles.

Ou seja, lixeiras e áreas de armazenamento de resíduos orgânicos são áreas que você precisa observar com atenção.

Fezes de Rato

As fezes de ratos além de serem parecidas com as da barata, também tem uma grande semelhança

O cocô de rato é maior, pretinho e durinho, assim como na foto.

Como trouxemos aqui no blog há alguns dias atrás, as fezes de rato são muito parecidas com as de coelhos, Chinchilas, porquinhos da Índia, hamester e outros roedores, entre outros animais.

Se você já teve um animalzinho deste em casa, com certeza deve se recordar que as fezes são pequenas, do tamanho de um feijão mais ou menos e pretas, além de serem durinhas.

Veja na imagem ao lado como são as fezes de um rato. Se tiverem ratos no local e você encontrar fezes, elas serão assim como as da imagem.

Lembre-se não é igual, mas semelhante. Se tiver que analisar, você saberá quando for de rato.

Já as fezes de barata são pouco diferentes, infelizmente não tivemos imagem para retratar, mas você poderá associar a chocolate granulado.

Sim, é nojento associar chocolate granulado à fezes de barata, mas ao que todos conhecemos será mais fácil de associar e saber o que são fezes de barata caso veja.

Geralmente encontrar por fezes de barata não é fácil, e na maioria das vezes é encontrado com maior facilidade em ambientes escuros e úmidos, como dentro de caixas de tomadas e interruptores, entulhos e outros locais.

As fezes da barata são pequenas, escuras e parecem possuir casquinhas e aspecto seco.

Fezes de Lagartixa

A lagartixa é um réptil pequeno, geralmente variando seu tamanho de dois a sete centímetros, suas fezes tem a característica por ter uma pontinha branca que representa o acido úrico solidificado do animal, sedo expelido junto com as suas fezes através da cloaca, pois lagartixa não faz xixi liquido, sua urina é solida e vai junto com as fezes do animal.

Como se Livrar de Excrementos de Baratas, Ratos e Lagartixas?

Agora que você já sabe como identificar fezes de baratas, é necessário muito cuidado na hora de removê-las.  Para limpar fezes de baratas use luvas e máscara, e faça uma limpeza completa com produtos desinfetantes, após a limpeza finalize a higienização com álcool gel. Passando desde aspirador e finalizando com produtos de limpeza.

Esse procedimento não apenas remove as fezes das baratas, mas também elimina o odor e os feromônios que atraem as baratas. É claro que isso exige uma grande atenção em conjunto com os métodos de desinfecção. Sem mencionar que as baratas se escondem e defecam em locais escondidos e que em muitos casos passam despercebidos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender sobre a diferença entre as fezes de barata, rato e lagartixa e de como fazer para eliminar essas fezes. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre animais e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *