Home / Animais / Como Diferenciar Fezes de Barata, Rato e Lagartixa?

Como Diferenciar Fezes de Barata, Rato e Lagartixa?

Podemos notar só de olhar que as fezes desses animais têm tamanhos diferentes, por isso de cara essa é a principal diferença,o dejeto do rato é claramente maior. 

O excremento das baratas são pequenos e afilados, similar ao chocolate granulado. Embora seja uma comparação nojenta, foi a melhor forma de associar uma coisa à outra.

Fique atento aos locais onde se suspeita de infestação desses animais, caso note uma enorme quantidade de dejetos e também um cheiro forte é preciso procurar um profissional para solucionar o problema. Pode ser que uma dedetização seja necessária.

Dicas Importantes

Confira algumas dicas que vão te ajudar a perceber fezes de baratas no ambiente que precisam de um cuidado especial.

As baratas saem deixando dejetos por onde passaram, e a pior parte é que geralmente isso acontece próximo dos nossos alimentos, baratas são atraídas por restos de comida e farelos de alimentos o que faz com que afete diretamente a nossa saúde.

Por este motivo a cozinha da nossa casa é um lugar muito procurado por elas, por isso é tão comum encontrar fezes desses animais nesse ambiente. Fique ligado nas informações abaixo para aprender mais sobre o assunto.

Dejetos de Barata

Como citamos acima, algumas pessoas podem confundir fezes de ratos com as de barata e vice-versa, assim causando confusão na hora de fazer a correta identificação.

Fezes Miúdas 

Observe sempre com atenção o tamanho desses dejetos, pois pelo tamanho pode ser que fique até difícil de visualizar. No caso dos roedores as fezes têm maior tamanho e é bem mais fácil de ser percebido por nós.

Grosseiramente comparados ao chocolate granulado, a aparência é escura, fina e pequena. Importante dizer que isso pode ter uma pequena variação de acordo com a espécie da barata. Outra característica é que se apresentam em pequenos montes.

Isso acontece porque as baratas defecam diversas vezes no mesmo local.

Fezes de Baratas

 

Coloração

A cor desses dejetos podem ter alguma pequena variação que vai do marrom mais escuro até o preto.

Uma outra dica muito importante é dos locais onde você sempre deve estar atento, como embaixo e em cima dos eletrodomésticos e também dos seus armários, além dos cantos e rodapés.

As baratas praticamente não fazem barulho que nos alertam e também são muito rápidas. Dessa forma elas podem estar morando ai na sua casa e transitando tranquilamente sem que ninguém perceba.

Por este motivo é tão importante estar sempre atento aos pequenos sinais a fim de zelar pela sua saúde e da sua família.

De Olho Nas Gavetas

Abra as suas gavetas com frequência, limpe-as com constância pois é um local muito fácil de encontrar baratas, principalmente gavetas onde são guardados algum tipo de alimento.

Superfícies Verticais, Fique atento!

Citamos as superfícies verticais por um motivo especial, acredite que é uma forma bastante eficiente de localizar fezes de baratas. Inclusive pode te ajudar a diferenciar se são fezes de ratos ou de baratas. Ficou curioso? Pois é, os ratos curiosamente defecam somente em posição horizontal. Já as baratas que têm facilidade de subir escalando acabam também defecando na vertical.

Se Ligue Nas Suas Lixeiras

Muitos tipos de insetos e outras pragas vão ficar alojados perto de alimento. Por isso, as lixeiras precisam estar sempre limpas e bem fechadas, pois as comidas atraem demais as baratas. Não somente as lixeiras, composteiras e locais onde se descartam resíduos orgânicos.

Dejetos de Roedores

As fezes dos ratos, podem até ser semelhantes às baratas, mas são maiores, mais escuras e mais consistentes.

Há alguns posts atrás aqui no nosso blog, falamos sobre como as fezes dos ratos podem ser semelhantes às fezes dos coelhos, também dos porquinhos da índia, dos hamster, chinchilas e alguns outros tipos de roedores.

Quem já deve um bichinho desse como pet sabe que as fezes têm o tamanho de um caroço de feijão, são escuras e mais endurecidas, por este motivo a comparação.

Em algumas fotos aqui você pode ver melhor como são as fezes de um rato, caso um dia encontre em algum canto de sua casa.

Onde Encontrar

Saiba que não é tão simples assim encontrar as fezes das baratas por aí, pois elas costumam estar em ambientes mais escondidos, especialmente escuros e mais úmidos, podemos citar entulhos, tomadas, caixas e etc. Podem ser notados pequenos pedaços com uma casquinha e ressecados.

Dejetos de Lagartixa

Falando agora sobre as lagartixas que com certeza você já viu alguma por aí, são répteis pequenos que não passam de 7 cm, os dejetos desses animais são caracterizados por uma pequena ponta esbranquiçada. Essa ponta branca surge porque o ácido úrico da lagartixa é expelido nas suas fezes, e também com a urina que nesse animal é sólida e sai pelo menos local.

A Melhor Maneira de Ficar Longe dos Dejetos das Baratas, Lagartixas e Ratos

Com todas nossas dicas agora você já consegue sozinho identificar as fezes das baratas, mas tome muito cuidado na hora de recolher e limpar o local. Nossa dica é que utilize máscara e também luva na hora de higienizar tudo. O ideal é aspirar os dejetos, e terminar com desinfetantes e álcool em gel.

Esses passos são importantes não somente para retirar as fezes do local, mas também para tirar o cheiro, inclusive os feromônios que podem atrair outras baratas até o local.

Tudo isso associado a também outras formas de desinfecção, e precisam de muita atenção para encontrar os dejetos mesmo em locais tão escondidos.

Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor para que você consiga perceber as diferenças das fezes desses animais e o mais importante como acabar de vez com esses dejetos indesejáveis.

Fiquem ligados aqui que sempre encontrarão dicas valiosas de biologia.

Veja também

Cachorro Doente

Quanto Tempo de Vida Pode Ter um Cachorro Com Cinomose?

Para começarmos a falar desse assunto, precisamos entender primeiro que é essa doença tão temida …

4 comentários

  1. gostei muito, tirou sim todas as minhas duvidas e sem contar que também aprendi um pouco sobre os animais que de alguma forma vinham tirando meu sucego.

  2. Excelente artigo, aprendi muito !!!

  3. Ajudou muito,
    Estava preocupado achando que era rato, quando na verdade é lagartixa o que tem aqui em casa !

  4. Quero saber se sempre a largatixa faz fezes com xixi ou as vezes faz fezes sem o xixi sempre sai a potinha branca ou nao ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *