Home / Animais / Quais São os Predadores do Marimbondo e Seus Inimigos?

Quais São os Predadores do Marimbondo e Seus Inimigos?

Os marimbondos são fundamentais no controle de pragas porque são predadores de uma variedade de insetos. Nosso conhecimento da cadeia alimentar nos diz que marimbondos devem ser presas de outros animais.

Os marimbondos  têm uma picada que é dolorosa o suficiente para afastar a maioria dos predadores. Combinadas com cores, projetadas para impedir ataques, os marimbondos não precisam se preocupar muito em se tornar presas. Isso não significa, no entanto, que não haja um número de animais dispostos a comer esses insetos picantes.

Quais São os Predadores do Marimbondo e Seus Inimigos?

Embora marimbondos se alimentem de insetos e às vezes sejam introduzidas propositadamente pelos agricultores para proteger as plantações como uma forma natural de controle de pragas, elas também são presas de certos insetos. Estes incluem libélulas, centopéias, besouros e mariposas. Marimbondos grandes até atacam os menores.

Outro animal que come marimbondos é um ácaro. O ácaro varroa para ser específico. Na maioria das vezes, não mata o marimbondo completamente, mas deixa-o com uma doença que fará com que ele não voe, ou enfraquece-o a tal ponto que outras infecções possam se estabelecer. Eles também são atormentados pelos ácaros traqueais.

Os louva-deuses se deleitam com quase todos os insetos de tamanho manejável e foram observados comendo marimbondos. As moscas salteadores, também chamadas moscas assassinas, são um grupo de moscas insectívoras. Eles atacam insetos (incluindo marimbondos) no ar. Em seguida, eles mordem suas presas, injetando saliva venenosa no processo. Isso imobiliza a vítima, tornando-a madura para facilitar o consumo. Quando marimbondos são infelizes o suficiente para voar para a teia de uma aranha de jardim (Araneus diadematus ), é provável que se tornem uma refeição.

Répteis e Anfíbios

Sapo Verde
Sapo Verde

Répteis e anfíbios predadores não parecem se importar com o fato de  marimbondos ter uma ferroada dolorida. Eles simplesmente os veem como outra refeição na longa lista de insetos que estão dispostos a comer. Sapos, lagartos, salamandras e às vezes até tartarugas farão uma refeição com um marimbondo. Esses predadores não procuram marimbondos como sua principal fonte de alimento, mas são oportunistas e comerão um se tiverem a chance.

Lagartos, principalmente lagartixas, são predadores comuns de marimbondos, tendo sido observados comendo marimbondos adultas e mastigando ninhos para chegar às larvas. As lagartixas asiáticas se alimentam de um tipo específico de marimbondos grande, Polistes sp., dono de uma picada especialmente dolorosa.

Pássaros

Os pássaros que consomem insetos regularmente comem marimbondos. Alguns até caçam marimbondos de propósito, como estorninhos, melros e pegas. Outros pássaros que fazem de marimbondos um lanche ocasional incluem pardais, forragens, orioles, pássaros azuis, pica-paus, toutinegra e periquitos comuns. Esses pássaros são sábios o suficiente para limitar sua caça a marimbondos solitários e evitar perturbá-los perto do ninho de marimbondos.

Os pássaros normalmente caçam marimbondos solitários em vez de sociais. Os marimbondos sociais alertam seus companheiros de ninho para o perigo emitindo um feromônio de alarme, que os aciona para atacar. Ao mirar marimbondos solitários, os pássaros podem evitar esse mecanismo de defesa desagradável. Urubus possuem densas penas faciais que secretam sedativos para protegê-los de picadas e confundem presas quando enfiam a cabeça em ninhos de marimbondos para um lanche.Alguns pássaros, como os curtumes, se protegem das picadas quebrando o ferrão de um marimbondo antes de comê-lo.

Os abelharucos são conhecidos por sua dieta de insetos picantes, incluindo marimbondos sociais. Como os tanagers, as espécies de abelharucos se protegem desarmando suas presas.

Tanagers
Tanagers

Eles apertam e batem marimbondos contra galhos para fazê-los expulsar seu veneno. Eles podem até distinguir machos de fêmeas e simplesmente comer machos sem vencê-los primeiro. O caracara-de-garganta-vermelha (Ibycter americanus), uma ave tropical, especializada em vespas  até se alimenta de ninhos inteiros para seus filhotes. Essa espécie é capaz de fazer isso repetidamente bombardeando o ninho, o que acaba fazendo com que os marimbondos desistam de seu ataque e fujam. Os marimbondos tropicais não são tão limitadas por estação quanto os marimbondos temperados. Portanto, é mais fácil para eles estabelecer uma nova colônia se alguém ficar comprometido. Os marimbondos nas regiões temperadas não têm tempo suficiente para criar uma nova ninhada antes do inverno.

Mamíferos

De ratos pequenos a ursos grandes, outras criaturas que comem vespas estão mais interessadas nas larvas do que nos adultos. A exceção são os morcegos, que comem adultos voadores. Ratos, gambás, guaxinins, doninhas, texugos e wolverines são corajosos o suficiente para atacar ocasionalmente um ninho de marimbondos para comer as larvas no interior. Sabe-se que os seres humanos comem larvas de marimbondos em certas partes do mundo.

Wolverines
Wolverines

Sabe-se que ursos negros e texugos destroem colônias inteiras para alcançar os ovos e larvas dentro. Embora os ursos negros sejam mais frequentemente associados ao consumo de mel, eles são onívoros e precisam obter parte de sua nutrição dos animais. As presas primárias de marimbondos dos texugos são da variedade escavadora, pois os texugos têm membros anteriores fortes, terminando em garras afiadas que eles usam para cavar para comer.

Plantas Carnívoras

Você pode ter ouvido falar de plantas carnívoras. As mais famosas são provavelmente as dróseras e as jarras. Diferentes tipos de plantas carnívoras empregam estratégias diferentes para capturar e consumir presas de insetos.Um tipo de planta de jarro, Sarracenia, consome seletivamente marimbondos asiáticos, mas não outros tipos de vespas ou abelhas.

Plantas Carnívoras
Plantas Carnívoras

Na França, o vespão asiático invasivo se tornou uma ameaça para as abelhas nativas. Esta planta de jarro em particular possui néctar e feromônios que são especificamente atraentes para as vespas asiáticas. Os marimbondos pousam na borda das folhas em forma de jarro e depois se arrastam em direção à borda interna, onde escorregam e caem profundamente na folha e são digeridos.

História Natural dos Marimbondos

Embora  marimbondos sejam predadores importantes em seus ecossistemas, elas não são predadores de topo, servindo de presa para uma variedade de outros animais (e até plantas). Eles podem ter desenvolvido cores brilhantes e ferrões para afastar os atacantes, mas eles têm sucesso limitado. Insetos e outros invertebrados, aves, répteis e anfíbios e mamíferos são capazes de capturar e consumir marimbondos e larvas de marimbondos.

Algumas aves são capazes de minimizar o efeito de picadas de marimbondos. É provável que muitos outros insetívoros também se alimentem de marimbondos, mas às vezes pode ser difícil para os pesquisadores determinar dietas específicas.Os marimbondos são mais do que importantes predadores, decompositores e polinizadores. Eles também servem como presas importantes para outros membros críticos de sua comunidade.

Veja também

Cachorro Urinando no Tapete

Produto Para Cachorro Não Urinar No Tapete

Se toda a sua casa cheira a xixi, você deve usar produto para cachorro não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *