Home / Animais / Para que Serve um Rato? Qual é a Sua Função na Natureza?

Para que Serve um Rato? Qual é a Sua Função na Natureza?

O rato (Rattus norvegicus), o rato preto ou do teto (Rattus rattus) e o rato doméstico (Mus musculus) fazem parte dos roedores sempre presentes nos ecossistemas urbanos, pois se beneficiam da presença do homem e de suas atividades.Como resultado dessa estreita dependência, essas três espécies foram exportadas involuntariamente para quase todo o mundo. Além disso, o ambiente antrópico não favorece, e de fato dificulta, a presença de predadores especializados, como carnívoros, pássaros e cobras que, em condições naturais, representam um método eficaz de controle das populações de pequenos roedores.

Tudo isso facilita ainda mais a proliferação destes, a ponto de que, em situações particulares de alteração dos equilíbrios biocenóticos (isto é, entre animais e plantas), podem ocorrer fenômenos reais de infestação. Essas espécies não nativas (ou seja, evoluídas em outras áreas que não as originais) representam um problema sério, sobretudo do ponto de vista econômico e de saúde.Os danos que causam às estruturas e aos alimentos são substanciais.Além disso, essas espécies estão envolvidas na difusão de inúmeras doenças: lembre-se de que o rato preto é o principal hospedeiro da pulga Xenopsylla cheopis, vetor da bactéria Yerinia pestis, agente etiológico da peste.

Finalmente, esses roedores, como a maioria das espécies exóticas, representam um dos principais fatores de ameaça à biodiversidade: em situações particulares como as das ilhas, eles podem ter um efeito extremamente prejudicial à fauna e vegetação nativas.

A Função dos Ratos

A Função dos Ratos
A Função dos Ratos

Por outro lado, eles desempenham uma importante ação ecológica como base trófica (como alimento) para muitas espécies de vertebrados terrestres. Essas espécies têm uma importância considerável na pesquisa biomédica: várias linhagens selecionadas são amplamente distribuídas em laboratórios científicos em todo o mundo, onde representam o modelo de referência para estudos em mamíferos.

Características

Mus Musculus é o nome pelo qual o mouse é reconhecido. Um tipo de roedor que não excede 10-15 centímetros de comprimento e 30 gramas de peso. O rato é particularmente prolífico, uma fêmea pode dar à luz até 50 filhotes e também procriar mais de 10 vezes por ano.A extrema voracidade do rato o leva a chegar a qualquer lugar, habitado ou não, onde é possível encontrar comida. A estrutura física específica permite que ele acesse facilmente através das menores rachaduras, suba facilmente e alcance lojas de alimentos, despensas e todos os cômodos em que haja comida disponível.

Definitivamente diferente do rato, portanto, em termos de tamanho e estrutura física, a ratazana pode ser um problema real. A invasão por esse tipo de roedor costuma ser muito difícil de erradicar, pois não é incomum que as soluções químicas normais no mercado sejam projetadas e fabricadas principalmente para o rato e, portanto, a ratazana é praticamente imune.O rato, pertencente à família Muridi, é decididamente maior em tamanho que o mouse, de natureza mais agressiva e com uma pelagem mais áspera. Numerosas espécies pertencem à família dos ratos.

Rato de Esgoto

O Rattus Norvegicus, também conhecido como rato dos esgotos, pode ser diferenciado do dos telhados, para o revestimento mais leve, para medições ligeiramente mais baixas e, principalmente, para hábitos.Antes de tudo, isso vive principalmente nos esgotos, e é praticamente onívoro, tende a infestar qualquer lugar que permita o acesso a fontes de alimentos.

Também esta espécie está particularmente inclinada a escalar e descascar dentro de tubos, mesmo os verticais, em parapeitos e canais de drenagem.Ambas as espécies são extremamente perigosas, não apenas por sua natureza agressiva, mas principalmente pelo fato de que, através da urina e fezes, que deixam em sua passagem, conseguem causar danos a depósitos alimentares inteiros e transmitem inúmeras patologias muito graves, como a toxoplasmose, praga, tifo, hepatite, cólera, tuberculose e muitos outros.

Como Prevenir?

Para prevenir a infestação de todos os tipos de roedores, um bom hábito é selar todos os acessos possíveis e isolar com segurança todos os tipos de depósitos de alimentos.Muitas vezes, esses dispositivos não são suficientes. E é necessário intervir com ações de desnaturação.Muitas equipes estão envolvidas na desnaturação e utiliza métodos absolutamente ecológicos que, por um lado, não causam danos ao meio ambiente, por outro, evitam a dispersão de cadáveres infectados no meio ambiente e aumentam o risco de transmissão e transmissão de doenças.

Doenças Transmitidas por Ratos

As doenças transmitidas pelos roedores mais perigosos aos seres humanos são: cólera, cujos sintomas se assemelham aos de intoxicação alimentar ou influenza, leptospirose ou febre do campo, uma doença infecciosa aguda transmitida principalmente por camundongos e de camundongos que vivem em ambientes pantanosos, pragas, doenças infecciosas devido à bactéria “Yersinia pestis”, que pode nidificar em pulgas de roedores, tifo murino, causada pela bactéria “Rickettsia typhi”, que é sempre transmitida através de pulgas.

E novamente a angiostrongilose, uma doença que afeta o sistema nervoso central e que pode ser transmitida por alimentos contaminados com fezes de roedores, babesiose, uma doença potencialmente letal caracterizada pela presença de febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, febre de Lassa, transmitida do contato direto com os excrementos, a febre da mordida do rato, que causa febre, vômito, dor muscular, e é transmitida não apenas por possíveis mordidas, mas também pelo contato com secreções de roedores infectados por alimentos contaminados. É particularmente arriscado para crianças pequenas.

Estas são doenças muito perigosas para a saúde humana que destacam a importância do controle profissional de ratos, mesmo para fins preventivos. De fato, a lei 626, de 1994, exige a realização obrigatória da chamada risco biológico em ambientes, especialmente se houver alimentos que possam ser facilmente contaminados por roedores.

Ratos: Por que são Perigosos?

Rato no Ambiente Humano
Rato no Ambiente Humano

Existem espécies mais nocivas para residências e empresas, se adaptam facilmente ao ambiente humano, tornando a coabitação difícil e perigosa. As três espécies mais nocivas são: o rato do chiaviche, o rato preto, o rato comum que por sua vez se destaca no país, selvagem e comum.

Extermínio de Ratos

Todas as espécies de ratos são caracterizadas pela presença de um par de incisivos na mandíbula superior, nas pernas curtas e na cauda longa. Existem os ratos que vivem em vegetação, em casas antigas e em armazéns, e os ratos que preferem esgotos.

Quando os predadores são escassos, os ratos se multiplicam rapidamente, aproximando-se das habitações, especialmente durante períodos de escassez de alimentos. Eles vêm dos canais de água ou eletricidade; em casos extremos, podem até escapar da água.Tanto ratos quanto camundongos podem causar danos às reservas de alimentos, sem mencionar os riscos à saúde de humanos e animais de estimação, pois carregam inúmeras doenças virais e bacterianas.

Desratização por Ultrassom

A desclassificação por ultrassom é um método eficaz para se livrar de camundongos e ratos, tanto em propriedades particulares quanto em prédios públicos e empresas infestadas de roedores. Os ultrassons têm uma frequência maior que a percebida pelo ouvido humano, mas são ouvidos por camundongos e ratos. Em alta frequência, causam interferências direcionadas ao sistema nervoso desses animais, afastando-os definitivamente.

Os dispositivos ultrassônicos também são vendidos no varejo, mas o método faça você mesmo não é comparável a uma desclassificação profissional, sempre preferível em caso de infestações.A eliminação de roedores não é uma operação simples, é necessário considerar uma série de fatores e variáveis ​​para que o problema não se repita.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *