Home / Animais / Rato Come Barata? Quais Animais Eles Comem Para Se Alimentar?

Rato Come Barata? Quais Animais Eles Comem Para Se Alimentar?

Ratos são mamíferos e pertencem à família muridae, que inclui outros roedores, como hamsters, castores e porcos-espinhos. O corpo dos ratos está coberto de pêlos e é alongado, o nariz tem pêlos táteis ou vibrissas. Os membros da frente têm apenas quatro dedos, os traseiros de cinco e os pés têm almofadas plantares.

A cauda é coberta de escamas e não possui pêlos, às vezes é mais longa que o corpo e sua função é estabelecer o equilíbrio. Essa é apenas uma descrição simples e objetiva, embora faltou destacar o incisivo e os dentes amarelos que crescem continuamente, para completar a descrição do rato. Há muitas curiosidades sobre ratos e mitos para desmascarar.

Onde Ratos Podem Ser Encontrados?

O homem, sem saber, criou uma série de abrigos perfeitos para ratos. Alguns exemplos são os lixões a céu aberto, as redes de esgoto e os montes de material das construtoras, aos quais se somam os carros deixados estacionados por um longo tempo, que constituem o habitat natural dos ratos. Também podem encontrar abrigo em áreas públicas, em particular, parques, praças e jardins.

Suas qualidades como alpinista permitem que ele acesse mesmo as casas dos andares superiores e se vale apenas de uma árvore ou um tubo de drenagem de água da chuva pra isso. Infelizmente, os ratos estão ativos o tempo todo, mas após o pôr do sol é mais fácil encontrar um roedor. Esses animais têm a capacidade de se adaptação fora do comum, são capazes de mudar hábitos com base nas necessidades e circunstâncias.

Rato Fotografado na Mesa
Rato Fotografado na Mesa

Geralmente eles vivem em grupos mistos, a hierarquia entre os machos é estabelecida pela capacidade de pegar comida. É muito difícil pegar um rato, e existem empresas especializadas em extermínio de ratos; se você conseguir pegar um de algum modo ou montando uma armadilha mortal, não hesite em contatar um especialista com EPI (equipamento de proteção individual) apropriado para eliminar a carcaça com segurança e desinfestar a casa ou área onde o animal teve acesso livre.

Rato Come Barata? Quais Animais Eles Comem Para Se Alimentar?

Rato se Alimentando
Rato se Alimentando

Os ratos são omnívoros e comem alimentos de origem vegetal e animal. Por outro lado, os ratos sofrem de neofobia, o medo de coisas novas, por isso são mais desconfiados e, se encontram um novo alimento, não o tocam por muito tempo, provam criteriosamente e, se não tiver problemas, devoram. Saber o que os ratos comem é importante para evitar atraí-los, mas é mais fácil explicar o que eles não comem porque são gananciosos.

Já previmos que o queijo não é um dos alimentos amados pelos ratos, por isso, se você tiver feito uma armadilha para pegá-los, nunca terá sucesso, apenas em desenhos animados é possível. Sendo onívoros, os camundongos sobrevivem por um longo tempo, mesmo que não tenham muito alimento disponível, e essa é uma das razões pelas quais são animais resistentes e difundidos em diferentes contextos ambientais.

Os ataques de ratos são muito frequentes, entre os alimentos que eles mais gostam são frutas e doces. Se no armazém, na despensa ou na empresa existem esses alimentos ou vegetais, cereais e sementes devem prestar muita atenção. Muitas vezes lemos sobre apreensões de empresas invadidas por ratos e alimentos contaminados por seus excrementos, a causa não é a má limpeza, mas a falta de inspeção pelos trabalhadores.

Rato e Barata
Rato e Barata

Entre as frutas mais apreciadas pelos ratos estão bananas, uvas, coco, mirtilos, peixe e figos. Um paladar excelente é o de ratos que ficam loucos por vegetais crocantes. Eles são roedores e, portanto, roem tudo o que encontram. O hábito está ligado à necessidade de cunhar os incisivos que crescem continuamente. Além de devorar móveis e fios elétricos, os ratos comem pepinos, brócolis, cenoura, repolho, couve e aipo. Aveia, cevada, centeio, trigo, milho, linhaça, sementes de girassol e sementes de abóbora são muito populares entre os ratos.

Se os ratos comem barata? Se os ratos podem comer outros animais? Sim, eles comem! As coisas que os ratos comem são tantas, uma lista interminável que também inclui insetos. Esses roedores gostam de besouros, lagartas, baratas, gafanhotos, vermes em geral, insetos voadores e rastejantes e caracóis. Em contextos urbanos, eles também se alimentam de carnes e aves que podem ser encontradas em nossos resíduos.

E não se limitam a carne natural mas também as processadas! Eles também consomem salsichas e hambúrgueres. Em casos extremos, eles podem até se tornar canibais, mas antes de se comerem devem viver em cativeiro sem comida por um longo tempo e consumir papel, papelão e cola. E sabe aquela história de ratos adorarem queijos? Tudo mentira!

A propensão dos camundongos às sobremesas é bem conhecida, mas seu excelente paladar prefere manteiga de amendoim, chocolate e biscoitos. Quer saber por que eles não comem queijo? Seu cheiro muito forte não é atraente para o rato, seu olfato é muito desenvolvido e, portanto, é capaz de cheirar suas comidas favoritas. O queijo não é apetitoso, nem doce nem rico em proteínas e, portanto, o rato geralmente dispensa.

Procure Chamar Especialistas

Dedetizar Ratos
Dedetizar Ratos

Os ratos são pequenos mamíferos com hábitos noturnos, por isso é difícil descobrir sua presença em casa vendo um fisicamente. Mas pode-se sentir sua intrusão por alguns traços, como os ruídos que causam durante a noite e a descoberta dos excrementos que depositam ao passar. Eles geralmente têm a forma de um grão de arroz e são de cor marrom escura, mas diferem na forma e no tamanho conforme as espécies de roedores que comumente encontram-se em sua região.

Outros traços inconfundíveis são o cheiro da urina, a pegada das patas e o rastro da cauda deixados em superfícies empoeiradas ou com a presença de papel, papelão, plástico, tecido, ou outro objeto roído. À primeira suspeita de invasão de ratos, é necessário entrar em contato imediatamente com uma empresa de controle de roedores para eliminar os ratos.

Rato Fotografado de Frente
Rato Fotografado de Frente

Quer tentar eliminar os ratos você mesmo? Bom, a ideia de um método faça você mesmo pode revelar-se de eficácia duvidosa. Para eliminar os ratos de casa, pode ser útil adotar medidas preventivas, como, por exemplo, selar qualquer acesso possível a partir do exterior, observando escrupulosamente as regras de higiene para que os ratos não sejam atraídos por fontes de alimentos.

Para desencorajar os ratos de se aproximarem de casas, algumas plantas podem ser usadas; isso terá a dupla função de embelezar o jardim ou o terraço e afastar esses roedores perigosos. De fato, algumas plantas, como o narciso, emitem um aroma que desorienta os ratos e os faz se afastar sem matá-los. O mesmo efeito tem muitas plantas aromáticas que são odiadas por ratos: hortelã, pimenta, absinto, camomila, etc.

O melhor e mais recomendável mesmo em caso de infestação confirmada é a contratação de especialistas em desratização que, seguindo os trilhos, podem descobrir o esconderijo e, a partir da análise das fezes, voltar às espécies de plantas daninhas e, consequentemente, colocar iscas específicas. Uma empresa de controle de roedores, além de liberar os ratos, cuida de eliminar as carcaças e realizar o monitoramento em intervalos de tempo estabelecidos para verificar a eficácia da intervenção e evitar o risco de uma nova invasão.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *