Home / Animais / Tem Urso Polar no Aquário de SP?

Tem Urso Polar no Aquário de SP?

Hoje vamos falar um pouco sobre o urso polar e suas características, vai ser incrível. Se você é apaixonado por esse animal vai ficar muito feliz quando descobrir que pode ver de perto um desse aqui no Brasil!. É isso mesmo mesmo, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação e saber tudo sobre esse lindo gigante com a gente.

Conhecido cientificamente como Ursus maritimus, estamos falando do gigante urso polar que também pode ser chamado por alguns como urso branco, esse é um mamífero que se alimenta de carne. Nativo do círculo polar ártico e pertencente a uma família chamada Ursidae que compreende ursos de grande porte. Ele é imenso e por isso é considerado o maior urso, e também o mamífero terrestre de maior parte conhecido. O único urso que tem praticamente o mesmo tamanho que ele é o urso pardo do Alaska. O urso polar foi todo desenvolvido pela natureza para habitar em um local completamente diferente dos outros, por isso todo o seu corpo é preparado para suportar o frio extremo, suas patas são perfeitamente adaptadas para andar pela neve, pelo gelo e inclusive dentro da água. Também é capaz de caçar o seu alimento principal, que são as focas.

Infelizmente foi descrito pela IUCN como espécie vulnerável por conta de diversas ameaças que enfrenta. São conhecidos 19 grupos de população separadas de forma geográfica, desta 8 já enfrentam uma queda no número de animais. Existem diversas ameaças enfrentadas por esses animais, por exemplo a influência humana no seu habitat explorando petróleo e GN. Tem também a questão da contaminação do local com poluentes que afetam o ecossistema, tem a caça criminosa que o homem insiste em realizar. Além de mudanças já conhecidas como a alteração do clima no local em que ele vive.  Por muito tempo esse animal tem forte presença na cultura dos índios que vivem no Ártico, por isso eles apresentam diversas lendas e histórias muito interessantes sobre o urso polar.

Tem Urso Polar no Aquário de SP?

Urso Polar
Urso Polar

Para a sua alegria, a resposta é sim! Tem urso polar no aquário de São Paulo. Aliás esses são os primeiros ursos polares a estarem disponíveis para visitação no nosso país.

Na realidade estão expostos no aquário um lindo casal de urso polar. Eles já possuem nomes inclusive, o macho se chama Peregrino e tem 5 anos de idade, a fêmea se chama Aurora e tem 4 anos de idade. Eles chegaram ao Brasil em Dezembro de 2014, foram apresentados ao público em 14//04/2015. O aquário de São Paulo fica na zona sul da cidade, no bairro do Ipiranga.

Esses animais nasceram na Rússia, onde também faz bastante frio, por este motivo o aquário brasileiro precisou se adaptar às suas necessidades. Para eles foi construído um ambiente com 1500m2, climatizado em temperaturas entre -15ºC e – 5º C. Por esse motivo estão bem adaptados por ali, afinal os dois animais juntos somam 730 Kg e por isso precisam de bastante espaço.

Eles vieram da Rússia, onde vivem em um zoológico em uma cidade chamada Kazan. Estudiosos do assunto notaram que eles não estavam tão confortáveis por lá, lhes faltavam espaço e por isso os animais não estavam tão felizes como deveriam. 

Por esse motivo contataram o aquário brasileiro para verificar a possibilidade de negociação, todo o processo levou dois anos para ser concluído e o investimento foi de US $22 mil dólares. Eles vieram para que fossem preservados e talvez até consigam se reproduzir. Eles vieram dentro de um avião, toda a viagem durou cerca de 15 horas, quando chegaram aqui passaram por 4 meses de adaptação ao novo local com o auxílio de profissionais. Os animais já cruzaram, mas ainda não houve gravidez da fêmea, estão todos muito ansiosos para que isso aconteça. Por isso a fêmea passa por avaliação constante, todos os dias ela é avaliada por veterinários e percebem seu comportamento e verificam se existe mudança no peso. Aliás, ambos são pesados toda semana.

Para quem se preocupa com o bem estar do animal, saiba que antes de todos os trâmites, o local recebeu profissionais que avaliaram a qualidade das instalações. O aquário de São Paulo por super aprovado, foi constatado que o local atenderia muito melhor o casal. O trabalho dos profissionais foi muito elogiado e por isso o local ganhou o presente de abrigar esses animais incríveis.

Local – O local disponibilizado para os animais tem 1500m2 como dissemos, além disso ainda é possível dividir esse espaço em duas partes iguais, o que é muito útil quando é necessário separar o casal. Dentro do espaço possui ainda 1 milhão de litros de água para que eles possam nadar livremente, ainda possui uma m.c.a de 4 metros. Além da parte que podemos ver existe ainda uma maternidade já pronta.

Temperatura da Água – Não existe na verdade nenhum número mínimo ou máxima de temperatura que deve ser oferecida ao animal quando fora do ambiente natural. Mesmo que eles sejam nativos de lugares muito frios, eles podem tolerar uma certa flutuação de temperatura, por isso não é conhecida a temperatura que seria perfeita para eles. Mesmo assim, todos os dias a temperatura da água é verificada, assim como a sua qualidade, a fim de oferecer o melhor possível.

Alimentação –  Esses animais têm uma alimentação baseada em carne, em habitat natural o principal animais que eles caçam é a foca, especialmente a Phoca hispida, e lhes fornece uma boa quantidade de gordura. Dentro de locais como esses, os profissionais procuram oferecer tudo o que necessitam, nutricionalmente falando. Cada um deles consome cerca de 20 Kg de alimento todos os dias, são oferecidos como carne, frango, porco, boi e alguns tipos de peixes, além disso barriga de porco entra para suprir a gordura que precisam. Além disso, recebem frutas e verduras e alguns tipos de grãos.

Aquário de São Paulo

Se você deseja visitar o local, o endereço é Rua Huet Bacelar, número 407 no bairro do Ipiranga. O local funciona de domingo a domingo das 9h da manhã até 18h.

Veja também

Cavalier King Charles Spaniel

História do Cavalier King Charles Spaniel, Personalidade e Origem da Raça

Para os amantes de cachorro hoje temos mais um post recheado de informações sobre uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.