Home / Animais / Macaco-De-Cheiro-Comum: Características, Habitat E Fotos

Macaco-De-Cheiro-Comum: Características, Habitat E Fotos

O macaco-de-cheiro-comum comum é um pequeno macaco ágil. Eles têm um comprimento de corpo de aproximadamente 32cm, um comprimento de cauda de aproximadamente 41cm. Sua pelagem é curta e de cor cinza / verde-oliva, com as pernas em amarelo / laranja. Eles têm um rosto branco e um focinho de cor escura. Sua cauda é longa e eles a usam para se equilibrar enquanto pulam entre as árvores.

Habitat

O macaco-de-cheiro-comum vive nas florestas tropicais do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Porto Rico.

Eles passam a maior parte do tempo nas árvores e vivem em grupos constituídos por machos e fêmeas. Esses grupos geralmente têm de 25 a 35 membros, mas ocasionalmente podem ter até 200 membros. Todos dormem juntos à noite, mas durante o dia se separam para procurar comida.

Dieta

Os macacos são onívoros e sua dieta consiste em insetos, frutas, bagas, flores e néctar.

Reprodução

Após um período de gestação de 150 a 170 dias, um bebê nasce. A mãe cuida sozinha do jovem macaco-de-cheiro-comum, carregando-o pelas costas. Entre 5 e 10 semanas de idade, o jovem macaco-de-cheiro-comum começará a deixar sua mãe para investigar seu entorno e, quando completar 10 meses, será independente. As fêmeas amadurecem aos 2 anos de idade e os machos aos 4 anos de idade. Durante a estação de acasalamento, os machos se tornam muito ativos e ganham muito peso. Eles competem agressivamente, o vencedor acasalando com a maioria das fêmeas.

Casal de Macaco-De-Cheiro-Comum
Casal de Macaco-De-Cheiro-Comum

Predadores

 Os predadores do macaco-de-cheiro-comum-de-cheiro-comum comum incluem cobras , gatos selvagens e aves de rapina.

Quanto Tempo Os Macaco-De-Cheiro-Comum Ficam Com a Mãe?

Filhotes de Macaco-De-Cheiro-Comum Com a Mãe
Filhotes de Macaco-De-Cheiro-Comum Com a Mãe

Os macaco-de-cheiro-comum   são inteiramente dependentes de suas mães durante as primeiras semanas de vida. Eventualmente, eles começarão a explorar as árvores e socializar com outros jovens macaco-de-cheiro-comum brincando, se alimentando e se arrumando.

Eles alcançam total independência em torno de 10 a 12 meses. É quando os machos ou as fêmeas começam a se separar de suas tropas de nascimento e procuram uma nova vida em outro lugar.

Quantos Macaco-De-Cheiro-Comum Sobrevivem Até a Idade Adulta?

Estima-se que apenas cerca de 50% dos macaco-de-cheiro-comum   atinjam a maturidade total .

O maior período de perigo é quando são recém-nascidos; são tão pequenas e desamparadas que são presas fáceis de pássaros, cobras , gambás, doninhas, tucanos e felinos. Houve até casos de macaco-de-cheiro-comum-aranha comendo macaco-de-cheiro-comum   recém-nascidos.

Como Um Macaco-De-Cheiro-Comum Se Protege?

Macaco-De-Cheiro-Comum Escondido na Árvore
Macaco-De-Cheiro-Comum Escondido na Árvore

A melhor defesa para os macaco-de-cheiro-comum é ficarem juntos .

Em uma tropa grande, eles podem ter olhos e ouvidos em todos os lugares e podem se alertar com sons agudos quando um predador entra no meio deles. Sabe-se também que algumas tropas dominam os predadores de pequeno e médio porte e os perseguem.

Em termos de força, os macaco-de-cheiro-comum   não são completamente indefesos, mas seu tamanho pequeno dificulta que eles causem algum dano real.

A nitidez de suas garras e a destreza de seus dedos destinam-se principalmente à busca e à procura de alimento, em vez de afastar os inimigos. Eles podem escapar de algo que não é muito maior que eles, mas, de um modo geral, tentam evitar problemas em primeiro lugar, em vez de combatê-los.

Os Macaco-De-Cheiro-Comum Formam Alianças Com Outros Animais?

Sim. Observaram-se macaco-de-cheiro-comum  trabalhando com macaco-de-cheiro-comum-prego para encontrar comida e cuidar de predadores.

Além disso, eles toleram a presença de certos  s e pássaros não predadores que os seguem e os usam para encontrar sua própria comida.

Macaco-De-Cheiro-Comum-Prego
Macaco-De-Cheiro-Comum-Prego

Os Macaco-De-Cheiro-Comum São Noturnos?

Não. Como a maioria dos macaco-de-cheiro-comum, os  s dormem à noite após serem ativos durante o dia.

Embora não seja inédito para um macaco-de-cheiro-comum   caçar ou procurar comida após o pôr do sol, isso não é comum na espécie como um todo.

Quais Ameaças O Macaco-De-Cheiro-Comum Enfrenta?

O desmatamento é a maior ameaça ao macaco-de-cheiro-comum-de-cheiro-comum.

Eles estão perdendo seu habitat para tudo, desde incêndios florestais a projetos de construção e, à medida que são empurrados cada vez mais para fora de suas terras, tornam-se cada vez mais vulneráveis ​​a perigos externos. Isso não apenas resulta em mortes, mas também fragmenta a população e dificulta a reprodução em grande número.

Os macaco-de-cheiro-comum também estão em declínio graças a caçadores e caçadores. As peças dos macaco-de-cheiro-comum são usadas em uma variedade de medicamentos e acessórios de moda, e os macaco-de-cheiro-comum  , em particular, têm cores muito incomuns que os tornam objetos valiosos.

Alguns são criados com o propósito expresso de serem animais de estimação ou mostrar animais, outros são arrebatados da natureza. Isso acontece com bebês e adultos, e está afetando raças como o macaco-de-cheiro-comum-de-cheiro-comum da América Central.

O Macaco-De-Cheiro-Comum-De-Cheiro-Comum É Uma Espécie Invasora?

Embora não seja tecnicamente classificado como uma espécie invasora, os macaco-de-cheiro-comum   podem ser um incômodo para os agricultores sul-americanos.

Eles tendem a invadir plantações e campos quando não encontram comida suficiente na natureza e, como comem todos os tipos de insetos, plantas, sementes e pequenos répteis, podem afetar o ecossistema local. Não é incomum os agricultores atirarem em um macaco-de-cheiro-comum   à vista.

Como Os Macaco-De-Cheiro-Comum Se Comunicam?

Dois Macacos-De-Cheiro-Comum Em Cima de um Portão
Dois Macacos-De-Cheiro-Comum Em Cima de um Portão

Os macacos-de-cheiro-comum   são comunicadores muito ativos. Eles choram, gritam, espreitam, ligam e riem dependendo da situação. Os sons de perigo são geralmente altos e agudos, enquanto a postura agressiva durante uma luta é mais baixa e quase como um rosnado.

Os macaco-de-cheiro-comum   também têm um método único de comunicação não verbal: a urina. Eles vão esfregar as mãos e os pés com seu próprio xixi para que eles deixam rastros de perfume como eles saltam em torno da selva. Os outros membros de sua tropa podem sentir o cheiro e segui-lo.

Com Que Frequência Os Macaco-De-Cheiro-Comum Emitem Um Grito De Alarme?

 O macaco-de-cheiro-comum têm instintos que são provocados quando se trata de perigo.

Isso é especialmente pronunciado quando estão no alto das árvores; estão tão alertas às aves de rapina que gritam um aviso e mergulham em busca de cobertura se um galho particularmente grande cair. Eles também foram gravados fazendo alarmes por aviões e outros objetos transportados pelo ar.

Os Macaco-De-Cheiro-Comum Têm Polegares Oponíveis?

Não. Essa é uma das diferenças entre os macaco-de-cheiro-comum “Novo Mundo” e “Velho Mundo”: os macaco-de-cheiro-comum do Novo Mundo não têm polegares oponíveis, enquanto os macaco-de-cheiro-comum do Velho Mundo.

Deve-se notar, no entanto, que mesmo que os macaco-de-cheiro-comum   não possuam polegares opositores, eles ainda existem e ainda são bastante ágeis. Por esse motivo, às vezes é dito que eles têm polegares “semi-opostos” para distinguir seus dígitos de outros animais que não têm força nem flexibilidade nas mãos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *