Home / Animais / Pulga: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Pulga: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Temos no nosso dia a dia diversos seres vivos que convivem no mesmo ambiente que a gente, mas isso não significa de maneira alguma que é algo prazeroso viver com eles.

Dentre os seres vivos que podemos citar que nos proporcionam esse tipo de situação temos a pulga, a barata e muitos outros, sendo que a pulga é um dos que mais incomodam justamente porque ela pode trazer muitos tipos de coceira e porque não afeta somente os animais, mas também os seres humanos.

Apesar dessa grande presença nos centros urbanos, a verdade é que as pessoas não sabem muitas informações sobre as pulgas, justamente porque por ser um ser vivo muito pequeno ela pode acabar passando a impressão de que não é tão interessante assim, mas essa não é nem de longe a verdade.

Por isso, neste artigo vamos falar algumas informações que você muito provavelmente ainda não conhece sobre a pulga. Dessa forma, continue lendo o texto até o final para entender algumas curiosidades e também fatos interessantes sobre esse ser vivo.

Curiosidade 1: Proliferação das pulgas

O ritmo de proliferação dos seres vivos é diferente dependendo da espécie que é levada em consideração, e por isso devemos estudar de uma maneira um pouco mais precisa cada um dos seres vivos.

No caso das pulgas, podemos dizer que esses seres vivos são realmente muito pequenos, mas na realidade possuem uma capacidade extremamente grande de se proliferar, e é exatamente por isso que devemos entender um pouco mais sobre isso.

Curiosamente, as pulgas se reproduzem por meio de ovos, e é por isso que cada pulga adulta que vemos no animal, no ambiente ou até mesmo em nós, significa um número X de ovos que temos espalhados por aí.

Porém, esse é o questionamento a se fazer: qual é esse número X?

Pulga Proliferação
Pulga Proliferação

Os números não mentem, mas a verdade é que existem diversos números diferentes por aí quando o assunto são os ovos que cada pulga adulta é capaz de botar.

Nesse caso, podemos dizer que (na média) a cada 1 pulga que você vê no ambiente em fase adulta, outras 19 pulgas existem por aí em formato de ovo, o que significa que são outras 19 pulgas para nascer.

Logo, essa é uma curiosidade que também pode ser encarada como um grande problema caso a sua casa tenha muitas pulgas na fase adulta, e por isso é bom prestar bastante atenção.

Curiosidade 2: Espantando as pulgas

Como já dissemos anteriormente, as pulgas realmente são um problema a ser levado em consideração, já que elas não picam apenas os animais, mas também os seres humanos ao seu redor.

Dessa maneira, é importante sempre saber a título de curiosidade quais são os meios mais fáceis de se espantar pulgas do ambiente, já que você pode precisar eventualmente saber dessa informação.

Em primeiro lugar, podemos dizer que as pulgas odeiam cheiros cítricos. Por esse motivo, utilizar alguns ingredientes como o limão e o vinagre são uma excelente ideia na hora de espantar esses seres vivos do seu ambiente.

Em segundo lugar, diversos produtos no mercado podem exercer a função de dedetizadores para pulgas, e nesse caso é interessante conhecer todas as variedades de produtos e funções para que você sempre tenha boas opções na hora de espantar esses seres de casa.

Por fim, outra maneira muito eficaz de espantar as pulgas presentes em casa é lavando as roupas de cama com bastante frequência, assim como cortinas e tapetes. Além disso, dar banhos frequentes nos cachorros e gatos também é algo essencial até mesmo para o próprio bem estar deles.

Curiosidade 3: O salto da pulga

Sabemos que cada um dos seres vivos possui uma maneira diferente de se locomover e é claro que isso não seria diferente com a pulga, que possui uma maneira bem característica.

A verdade é que a pulga se locomove por meio de saltos, o que faz com que seja muito difícil capturar esse animal, já que assim que você a avista em algum lugar a tendência é que ela realmente pule para outro.

Dessa maneira, uma curiosidade muito interessante (e ao mesmo tempo muito ruim para quem está tentando se livrar das pulgas) é que elas conseguem dar saltos de até 30cm de altura, o que é algo muito extraordinário quando levamos em consideração o tamanho mínimo desses seres vivos.

Logo, esse pode ser um grande problema caso você esteja tentando acabar com as pulgas da sua casa, principalmente porque é quase impossível conseguir pegar uma pulga com as mãos justamente por conta desse salto, e então se faz necessário utilizar outros meios para espantar esse ser vivo.

Portanto, é sempre importante ter isso em mente quando você ver a pulga pulando, até porque muito provavelmente ninguém sabe qual é o tamanho do salto da pulga, não é mesmo?

Curiosidade 4: Localização das pulgas

Na grande maioria das vezes sabemos que um local está com pulga por conta dos animais que habitam ele, já que vemos os gatos e cachorros se coçando e por isso podemos claramente concluir que há algo de errado com relação à saúde.

Dessa forma, a grande maioria das pessoas pensa que as pulgas aparecem nos animais e passam para o ambiente em que eles estão inseridos, mas é justamente o contrário! Isso porque na verdade as pulgas estão presentes no ambiente (como por exemplo os cômodos da casa) e com isso ela passa para os seres vivos presentes nesse ambiente.

É por isso que na hora de matar pulgas temos que eliminá-las também do ambiente e não apenas do animal, até mesmo por conta do que já contamos anteriormente sobre a quantidade de ovos que uma pulga adulta pode colocar, sendo que esse número pode chegar a 3000 ovos ao longo de toda a vida da pulga.

Pulga Localização
Pulga Localização

Assim, é preciso criar métodos de eliminar essas pulgas do meio ambiente, já que as empresas de pet shop focam apenas em criar produtos para tirar as pulgas dos animais.

Quer aprender mais com a gente sobre as pulgas? Leia também: Comportamento da Pulga, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *