Home / Animais / Galinha da Raça Paraiso Pedres: Características, Ovos E Fotos

Galinha da Raça Paraiso Pedres: Características, Ovos E Fotos

Um dos animais mais conhecidos no mundo inteiro, com certeza, é a galinha. Ela está presente no quintal de milhares de família, nas maiores indústrias de fabricação de frango, e em muitos pastos e campos abertos.

O macho é o galo, e a fêmea, é a galinha. Eles fazem parte da espécie Gallus gallus, e são aves fasianídeas e galiformes.

Quando jovens, são conhecidos como galetos ou frangos, e quando ainda são pequenos filhotes, são chamados de pintinhos, pintos ou ainda pintainhos.

São aves que possuem um bico bem pequeno, com uma crista carnuda, e suas pernas são escamosas e possuem asas largas, porém curtas.

Considerada umas das fontes que fornecem proteínas mais baratas, a galinha tem enorme importância alimentar, econômica e social.

Da galinha, é possível extrair os ovos, a carne e algumas outras utilizações na indústria. No mundo inteiro, há cerca de 24 bilhões de galos e galinhas.

Frangas Raca Paraíso Pedres

E, assim como acontece com outros animais, as galinhas também passaram por algumas mudanças e melhorias genéticas, e a partir dessas alterações, foi criada a galinha de raça paraíso pedrês.

E hoje, iremos falar sobre as características, sobre os ovos, a história e muito mais sobre essa nova espécie de galinha.

Características

Essa nova raça foi desenvolvida totalmente no Brasil. A criação e a produção de galinhas são muito importantes para a economia brasileira, então, em algum momento, seria necessário fazer uma melhoria da raça.

Sendo considerada uma galinha doméstica, a galinha paraíso pedrês foi criada para ser de grande porte.

Sua história começou quando a família Bianchi, de Minas Gerais, iniciou um trabalho, em meados dos anos 1980, onde o objetivo era a criação de uma raça nova de galinha que parecesse com a galinha caipira.

Foram usadas diversas galinhas e galos na criação. De diversas cores, tamanhos, tipos de penas, a galinha paraíso pedrês, precisaria ser de grande porte, sendo que sua carne deveria ser saborosa, o seu crescimento rápido e muito mais resistentes às diversas doenças.

Além disso, o objetivo também era criar uma galinha que fosse mais rústica, que a conversão alimentar fosse melhor, com mais facilidade de adaptação ao clima do Brasil, e sua criação poderia ser de forma solta, no sistema intensivo ou ainda semi-intensivo, e ela deveria competir com a galinha branca.

Após diversas tentativas, diversas raças utilizadas, inclusive as tão conhecidas caipiras, conseguiram chegar ao resultado da galinha paraíso pedrês.

Essa raça, no final da sua criação e melhoria, consegui ter aptidões para servir tanto como produtora de ovos como também para a alimentação de sua carne.

Galo Paraíso Padre

O peso da galinha paraíso pedrês entre os machos pode chegar até 7 quilos, e os frangos da raça podem ser abatidos com cerca de 65 até 70 dias de vida com um peso que no momento estaria entre 2,5 até 3 quilos.

Por ano, essa raça nova de galinha pode chegar a produzir até 250 a 280 ovos, então ela é ótima como poedeira.

História

Há cerca de 150 milhões de anos atrás, sim, bastante tempo, as aves começaram a existir, e sua ancestral é a ave Archaeopteryx, que é considerada a mais antiga da história humana.

As galinhas domésticas que conhecemos hoje, no entanto, surgiu muito tempo depois a partir da domesticação da galinha Vermelha do Mato. No sudoeste asiático, ainda é possível encontra-la subindo nas árvores ou andando pelo chão mesmo.

No Brasil, as galinhas domésticas eram criadas para a produção de ovos e consumo da sua carne de maneira pessoa, e quando sobrava, algumas pessoas costumavam a vender.

Era costume que a galinha fosse vendida ainda viva, e o preparo total ficava por conta dos compradores. Após a Segunda Guerra, no entanto, os moradores dos Estados Unidos começaram a matar, embalar e vender as galinhas da forma que conhecemos hoje. No Brasil, esse costume começou a partir dos anos 1970.

A necessidade da criação dessa nova raça começou nos anos 1980. Na época, as galinhas caipiras começaram a ganhar muita popularidade, e muitas vezes, era a preferível, quando comparada com as galinhas comerciais.

No entanto, ela apresentava um grande problema, que inviabilizava o Brasil continuar tendo a galinha caipira como preferencial. O problema era que essa galinha tinha uma produção baixíssima, fazendo com que a demanda por ela fosse muito mais alta que a oferta.

A solução, era clara, seria preciso fazer mudanças genéticas, melhoramentos, e a criação de uma nova raça, que conseguisse ter uma produtividade maior, ao mesmo tempo que conseguisse ter uma semelhança com a galinha caipira.

Foi assim que criaram a galinha paraíso pedrês. Não apenas ela foi criada, mas outras também, como, por exemplo, a Rubro Negra.

Atualmente, a produção de ovos, assim como outras finalidades, como comércio, exportação de frango, prestações de serviços, entre outros, prestam grande atividade econômica para o Brasil.

Essa indústria, e o consumo de frango e de ovo no Brasil, cresce mais a cada ano.

Ovos

Os ovos produzidos pela galinha paraíso pedrês são perfeitos para o comércio, consumo e usos industriais.

Cada galinha consegue produzir cerca de 280 ovos por ano. Um número muito elevado, mas principalmente, possui esse número, por conta da melhoria genética.

Os ovos podem ser comprados, atualmente, até mesmo pela internet. No entanto, grandes fazendas, como a Val Paraíso, fazem também a venda de ovos dessa espécie.

Uma vez que os ovos forem comprados, a criação da galinha paraíso pedrês pode começar a ser feita.

Outros locais como casas e lojas especializadas em agropecuária podem também vender ovos, ou filhotes da raça.

Filhotes

Os filhotes podem nascer de várias cores, desde brancos, pretos, marrons até beges. São muito utilizados também pela indústria para fabricação de alguns alimentos, mas principalmente são criados até terem cerca de 2,5 quilos e são abatidos.

O ideal, quando comprar filhotes, e for para a criação, é fazer uma pesquisa de mercado na cidade onde mora, para verificar que tipo de produção é mais viável, lucrativa e possui mais visibilidade, se para o consumo da carne ou dos ovos.

E você, já viu ou cria a galinha paraíso pedrês? Deixe nos comentários o que achou dela!

 

 

Veja também

Barata Australiana: Características, Nome Científico e Fotos

As baratas muitas vezes causam espanto, isso é fato. Pois andam pelos lugares mais inóspitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *