Home / Animais / Qual Foi O Primeiro Animal A Ser Criado?

Qual Foi O Primeiro Animal A Ser Criado?

Exsitem cerca de 7 milhões de espécies de animais em todo o mundo, e eles estão na Terra muito antes do primeiro ser humano pisar aqui!

No entanto, desses 7 milhões de espécies, cerca de apenas 953 mil foram totalmente estudadas, catalogadas e descritas.

Entre os animais marinhos, por exemplo, apenas cerca de 11% foram totalmente descritas, isso porque eles oferecerem maior dificuldade de serem estudados, pois vivem em profundidades tão grandes que é quase impossível chegar lá.

No entanto, com tecnologias cada vez mais avançadas, tem sido possível catalogar e estudar muito mais espécies, e inclusive, aquelas antigas que já não existem mais.

Alguns animais já foram extintos, e eles datam de milhares de anos atrás, tendo atualmente seus fósseis para serem estudados.

Esse tipo de estudo levanta muitas dúvidas, e as pessoas costumam ter muito interesse em entender melhor o nosso passado.

Por isso, uma das perguntas que são feitas em relação aos animais, é: qual foi o primeiro animal a ser criado?

Para responder a essa pergunta, foram necessários muitos estudos e pesquisadores e cientistas precisaram voltar a milhares de anos atrás para isso.

Vamos conhecer hoje qual foi o primeiro animal a ser criado e quais são as suas características principais!

Características do Dickinsonia

O Dickinsonia é considerado atualmente o primeiro animal que existiu provavelmente na Terra há milhares de anos atrás.

Há cerca de 541 milhões de anos atrás, ou seja, muito tempo, o Dickinsonia provavelmente vivia na Terra, com um comprimento de cerca de 1,4 metros , e a sua forma era provavelmente oval e tinha segmentos que pareciam muito com costelas.

O Dickinsonia estava contido na biota Ediacarano e ele representa um dos primeiros, ou o primeiro, ser vivo complexo já encontrado e registrado.

Seu habitat era, provavelmente, o fundo dos mares, e lá o Dickinsonia vivia de forma tranquila, deitado e profundidades rasas e baixas.

O Dickinsonia se alimentava, provavelmente, das cianobactérias e das algas verdes que se encontram na planície.

Sua movimentação era muito limitada, e costumava se movimentar apenas nos momentos que precisava se alimentar.

Para não ser levado pela correnteza, o Dickinsonia vivia sempre muito quieto e com cuidado extremo.

O Dickinsonia, então, é provavelmente o primeiro animal a existir na Terra, porém isso pode mudar a qualquer nova descoberta.

O que se sabe, por enquanto, é que ele foi provavelmente o primeiro animal a exisitir, e ele é considerado o ancestral de todos os animais que surgiram após ele.

Pesquisas e Estudos Sobre o Dickinsonia

Um dos principais interesses e dúvidas de várias pessoas, principalmente de cientistas, seria qual foi o primeiro animal a existir na Terra.

No entanto, esse tipo de estudo é muito difícil de ser realizado, pois os fósseis e registros de animais antigos sumiram em sua maioria.

Porém, com tecnologias cada vez mais avançadas, o estudo de animais antigos tem sido melhorado, e o Dickinsonia conseguiu ser, enfim, descoberto.

Os cientistas descubriram os fósseis do Dickinsonia na Rússia, e elas estavam tão preservadas que até móleculas de colesterol ainda existia.

Fósseis do Dickinsonia
Fósseis do Dickinsonia

Até então, não se sabia exatamente se o Dickinsonia era um animal ou apenas um fungo ou protozoário, mas graças a descoberta das moléculas de gordura, foi possível identificar que na verdade se trata de um animal.

Os cientistas que fizeram essa descoberta explicaram que a molécula de gordura é um dos principais requisitos para atestar se algo é um animal ou não.

Um dos cientistas, chamado Jochen Brocks, informou que as moléculas que foram encontradas, eram grandes o suficientes para que pudessem ser estudadas, e que a sua origem é muito mais antiga do que se pensava anteriormente.

Essas pesquisas e estudos duraram cerca de 75 anos, e essa comprovação se tornou um grande e importante marco na história da paleontologia.

Evolução dos Animais

Evolução dos Animais
Evolução dos Animais

Os primeiros animais surgiram, provavelmente, de um grupo conhecido como protoctistas heterótrofos que se chamam coanoflagelados.

Esses seres são estruturas formadas de células que se parecem muito com coanócitos, que é uma célula presente nos poríferos e possuem relação direta com alimentação.

Os coanoflagelados viviam em colônias, e como vimos, o primeiro animal foi criado, provavelmente, a partir dessas células.

A partir disso, é possível dizer que o principal ancestral dos animais, formou três ramos principais conhecidos como: esponjas, cnidários e o restante de todos os animais, como um verme ou um cachorro.

Os primeiros fósseis animais que foram encontrados datam da cerca 600 milhões anos atrás, porém não é possível saber de qual grupo animal esse fósseis pertencem.

A evolução dos animais ocorreu em primeiro lugar na transição das esponjas para os cnidários, em seguida surgiram os vermes achatados, e então os anelídeos e artóprodes passaram a existir.

Os primeiros animais a conquistarem a terra, ou seja, a andarem e sobreviverem no meio terrestre, foi os insetos, e a partir deles, as plantas provavelmente começaram a evoluir.

Animais Atualmente

Atualmente existem milhões de espécies de animais espalhados por todo o globo terrestre, e que vivem em diferentes locais e regiões.

Os animais são os responsáveis pelo equilíbrio da natureza e do meio ambiente, e têm acompanhado os seres humanos durante todo esse tempo.

A grande maioria dos animais pode ser vistos a olho nu, no entanto, existem alguns tão pequenos que para serem visualizados é necessário o uso de microscópio.

Os animais são divididos em alguns grupos, são eles: aves, mamíferos, vermes, insetos, peixes, anfíbios e reptéis.

Esses grupos podem ser subdivididos em outros, no entanto, isso varia de pesquisador para pesquisador, e podem oferecer algumas diferenças.

Os animais possuem no mundo atual milhares de direitos, estudos e programas, algo que antigamente ou não era possível ou não era vontade geral.

Por isso, é muito mais fácil e simples estudar sobre os animais atualmente, pois as informações podem ser acessadas de forma fácil, simples e rápida, normalmente pela internet ou em qualquer biblioteca.

O que você achou do conteúdo? Você sabia qual era o primeiro animal a ser criado na Terra? Deixe nos comentários qual foi a sua impressão e qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *