Home / Animais / Yorkshire: Crescimento ao Longo dos Meses

Yorkshire: Crescimento ao Longo dos Meses

Considerada uma das raças mais dóceis e inteligentes que existem, e eleita como uma das raças mais populares do mundo, principalmente no Brasil, os Yorkshire Terrier conquistam pessoas de todo o mundo devido ao seu comportamento dócil, ao seu instinto de companheirismo e ao seu porte ideal para pessoas que residem em apartamentos ou pequenas moradias.

Sem dúvida alguma os Yorkshire, ou Yorkies como também são conhecidos, são uma das raças mais encantadoras e graciosas que existe.

Características dos Yorkshires Terrier

A estrutura corporal dos Yorkshires, apesar de não aparentar, é bastante próxima a de cães de grande porte como os São Bernardos e o Cão da Terra Nova. Os Yorkies possuem extrema beleza e muita agilidade e exatidão na execução de movimentos.

A expectativa de vida média dessa raça é de 12 anos de idade, porém, cães bem cuidados podem atingir os 15 anos facilmente.

Os Yorkshires fazem parte da categoria de cães mediolíneos, isso significa que seu corpo e seu comprimento são proporcionais a sua altura.

O peso médio de um cão adulto é em torno de 2,3 a 3,5 quilos, e um Yorkshire miniatura não atinge peso superior a 1,3 kg estando saudável.

A altura dessa raça varia entre os 15 e 18 centímetros, e sua cabeça é retilineamente proporcional ao corpo. Seu nariz é de cor preta, e seus olhos e orelhas são de padrão de formato em “V”.

Crescimento do Yorkshire: Primeiras Semanas de Vida

A gestação de uma cadela da raça pode durar até 63 dias. A cada gestação nascem em média de 2 a 3 filhotes pois essa raça é de pequeno porte.

Yorkshires Terrier na Grama
Yorkshires Terrier na Grama

Nos primeiros dias de vida é fundamental que os bebês Yorkie fiquem sempre ao lado da mãe para se amamentarem corretamente, o que é fundamental para o crescimento correto e saudável dos filhotes. A recomendação é que os filhotes nunca sejam tirados da mãe antes das 10 semanas de vida, e se possível, que somente deixem o ninho após a 15ª semana, pois já terão passado da fase de janela imunológica, fase essa onde o sistema imunológico dos filhotes se enfraquecem e eles ficam muito frágeis a quaisquer agentes patogênicos.

Os filhotes nas primeiras semanas são muito pequenos e extremamente frágeis e delicados, o que faz com que necessitem de muitos cuidados.

Entre a segunda e terceira semana de vida os filhotes começam a abrir os olhos.

Com 8 semanas os filhotes começam a ser desmamados naturalmente pelas mães e iniciam sua dieta a base de ração para filhotes começando a estabilizar seu peso.

Uma curiosidade sobre a primeira fase da vida do Yorkie é que quando o york acaba de nascer ele é preto com pequenas machinhas marrons. A pelagem característica da raça só fica definida no 18º mês de vida do cão.

Dos 3 Meses Até Os 7 Meses De Idade

Até os 3 meses de idade é comum que as orelhas do Yorkshire estejam para baixo. Entre os 3 e 6 meses de vida do filhote é que as orelhas irão começar a levantar, porém não é uma regra que isso aconteça nesse período e algumas variedades da raça podem começar a erguer as orelhas pouco antes ou pouco depois desse período.

Nos 5 meses de idade os filhotes começam a se adequar as mordidas. De inicio as mordidas são normais e nesse período ficam desajustadas, porém começam a se alinhar o que é fundamental para uma boa mastigação dos alimentos pelos filhotes. Nesse período as mordidas são uma pratica de alinhamento e sobreposição dos dentes.

Com 6 meses de idade as fêmeas da raça de Yorkshire costumam ter seu primeiro cio. Por isso é nessa fase que se recomenda a castração para se evitar gestações indesejadas, câncer de mama e câncer de útero.

Quando o cãozinho completa entre 7 meses de idade é comum iniciar a troca dos dentes “de leite” pelos dentes maiores.

Yorkshire Terrier: Fase Adulta

Yorkshire Terrier Adulto
Yorkshire Terrier Adulto

O marco da fase adulta nessa raça é quando se completa um ano de vida. Com 1 ano de idade os filhotes deixam de ser considerados filhotes e passam a ser adultos. Nessa fase é muito importante que ocorra a substituição da ração de filhote por uma ração de adultos adequada para a raça.

Durante os próximos anos a vitalidade, a obediência e a rapidez e destreza típicas dessa raça estarão em seu auge.

Fim da Idade Adulta

Com aproximadamente 8 anos de vida o Yorkshire Terrier já será considerado um cão idoso e os cuidados com ele, com a alimentação e com as visitas ao veterinário terão de ser mais frequentes.

É valido dizer que 8 anos é uma idade média, mas o marco inicial para o cão ser idoso são os 12 anos. Porém a idade varia de acordo com cada cão e são os sinais apresentados pelo animal que irão definir se ele já encerrou seu ciclo adulto.

As principais mudanças de comportamento que indicam que um cão está idoso são a perda de velocidade, os movimentos passam a ser mais lentos e demorados de serem executados e são bastante diferentes de quando o cão era mais jovem, dificuldades para subir em locais altos, e que geralmente ele subia com facilidade, maior cansaço ao realizar atividades que ele realizava com pouco esforço.

Nessa fase da vida é fundamental que os donos estejam sempre presentes do cãozinho, auxiliando-os e observando suas mudanças. Suportes e escadas as vezes são necessárias para auxiliar e reduzir os riscos de queda de seu cão.

Além disso, os Yorkshire Terrier são extremamente inteligentes e companheiros e nessa fase que desejam ficar mais calmos e quietos irão ser ainda mais companheiros, fieis e leais a seus donos.

Outra medida muito importante para seu Yorkie na fase de idoso são as visitas regulares a um veterinário, para fazer exames e verificar rotineiramente a saúde do cão.

Ir regulamente ao veterinário mantém o cão saudável e feliz e aumenta em grande numero a expectativa de vida dessa raça tão exuberante.

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *