Home / Animais / Canguru Macropus Giganteus: Características, Hábitos e Fotos

Canguru Macropus Giganteus: Características, Hábitos e Fotos

Os cangurus são animais marsupiais nativos da Austrália, continente no qual ocupam uma diversidade de áreas. O termo “canguru” é utilizado para se referir ao gênero Macropus como um todo, o qual inclue entre as suas espécies o canguru-vermelho (nome científico Macropus rufus) e o canguru-cinza-oriental (nome científico Macropus giganteus), o qual é foco deste artigo.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre esses animais, em particular sobre a espécie Macropus giganteous.

Então venha conosco e boa leitura.

Canguru: Aspectos Gerais

Os cangurus são animais de hábito noturno, contudo podem ser vistos em atividade no fim da tarde e comecinho da manhã.

Os pêlos corporais do animal atuam nas funções de camuflagem e proteção, contudo possuem poucos predadores naturais. Na qualidade de marsupiais, possuem em seu ventre uma bolsa ou marsúpio, na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento fora do útero materno. Possuem patas traseiras fortes que permitem saltos em grande velocidade. A cauda também se destaca por ser longa e forte e, neste caso, auxilia no equilíbrio e na locomoção.

São animais herbívoros, porém alguns fungos também estão inclusos na dieta. O sistema digestório se assemelha ao encontrado nos ruminantes, uma vez que é adaptado para esse tipo de alimentação.

Alguns cangurus que residem em reservas ambientais são ocasionalmente alimentados por turistas. Contudo, este mal hábito desequilibra bastante a flora intestinal desses animais

Os cangurus geralmente vivem em grupos com, em média, 50 indivíduos. Costumam bater os pés no chão com força, como sinal de alerta, ao se sentirem ameaçados.

Uso da Mão Esquerda do Canguru
Uso da Mão Esquerda do Canguru

Uma curiosidade adicional a respeito destes animais é que eles possuem uma mão dominante, tendo preferência pela mão esquerda na realização de tarefas, alimentação, limpeza e apoio.

Cangurus tem fama de serem muito fortes e musculosos. No ano de 2015, algumas imagens de um canguru massando um balde de metal viralizaram na internet. Tratava-se do canguru Roger, o qual media 2 metros e pesava cerca de 89 quilos.

Canguru: Aspectos Reprodutivos

O ciclo reprodutivo varia de acordo com a espécie ou até mesmo de acordo com os fatores ambientais.

Machos tem o hábito de competirem entre si pela atenção da fêmea.

A gestação dura em torno de 30 a 40 dias, resultando em um único filhote ainda imaturo, o qual completará o seu desenvolvimento no interior do marsúpio (permanecendo neste pelo período de 4 meses). Mesmo com o tempo necessário ao desenvolvimento, os filhotes só abandonam completamente o marsúpio por volta dos 10 meses de idade (período ao qual se estende a amamentação).

Canguru Macropus Giganteus: Características, Hábitos e Fotos

Essa espécie é encontrada no sudeste e leste da Austrália, assim como na Tasmânia, em áreas de florestas, matas, pastagens e principalmente em zonas nas quais há abundância de alimentos.

Diferentemente do que ocorre com o canguru vermelho, esses indivíduos são encontrados em grandes grupos.

Os machos dessa espécie podem ultrapassar a altura de 2 metros, o peso médio gira em torno de 66 quilos. Apesar do sufixo giganteus ser encontrado no canguru cinza oriental, o canguru vermelho possui o mesmo comprimento desta espécie, porém peso superior (podendo alcançar 85 quilos).

Canguru Macropus Giganteus: Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta espécie obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Infraclasse: Marsupialia;

Ordem: Diprotodontia;

Família: Macropodidae;

Gênero: Macropus;

Espécie: Macropus giganteous.

Macropus Giganteous
Macropus Giganteous

A ordem taxonômica Diprotodontia é considerada a maior ordem dos marsupiais, pois abriga cerca de 10 famílias e 117 espécies.

Além do Macropus giganteous e do Macropus rupus, o gênero também inclui o Macropus antilopinos e o Macropus fuliginosus.

Infraclasse Marsupialia

Os marsupiais são animais desprovidos de placenta completa, fator que é compensado pela presença do marsúpio, o qual contém as mamas, vagina e duplo útero.

As fêmeas possuem duas vaginas e o macho possui um pênis bifurcado.

Os marsupiais correspondem a aproximadamente 320 espécies, número que equivale a cerca de 6% da população de mamíferos.

De um modo geral, a caixa craniana é estreita e pequena, com cérebro menor do que o encontrado nos mamíferos placentários.

Marsupiais
Marsupiais

Os marsupiais tem se tornado símbolo da Austrália, contudo o maior número de espécies está presente nas Américas (dentre elas, muitos gambás).

Os padrões de locomoção são muito diversificados e envolvem cavar, correr, nadar, escalar e andar. Os hábitos podem ser diurnos, noturnos ou ainda crepusculares.

Hábitos alimentares também são diversificados dentro da infraclasse, uma vez que é possível encontrar espécies carnívoras, herbívoras, insetívoras, onívoras e nectatívaras.

Muitas espécies estão ameaçadas de extinção, existem aproximadamente 100 citadas na lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Dentro da estimativa das 100 espécies da lista, 5 estão em perigo crítico, ao passo que 27 se enquadram na categoria de perigo moderado e 47 são tidas como vulneráveis.

Os principais fatores que impulsionam a ameaça de extinção são a caça predatória e a destruição do hábitat natural. A caça predatória é motivada por considera-los como animais exóticos. Acredita-se que 10 espécies e 6 subespécies tenham sido extintas da Austrália nos últimos dois séculos, dentre elas o lobo da tasmânia (famoso pelo seu personagem em desenho animado), cujo último indivíduo teria morrido no ano de 1936.

Marsupiais Brasileiros

Sim, no Brasil também existem marsupiais, correspondendo a 56 espécies mais precisamente. Entras as espécies brasileiras, são famosas as catitas, cuícas e gambás.

Uma ONG nacional denominada “último refúgio” se dedica inteiramente à causa dos marsupiais, visando gerar consciência ambiental, bem como resgatar marsupiais órfãos e debilitados.

*

Depois de conhecer importantes características sobre o canguru Macropus giganteus, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há um amplo acervo de artigos nas áreas da zoologia, botânica e curiosidades da ecologia de um modo geral. Sinta-se à vontade para conhecer nossos textos.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Biologia Net. Cangurus. Disponível em: < https://www.biologianet.com/biodiversidade/canguru.htm>;

Último Refúgio. “Você conhece os marsupiais Brasileiros?”- “Como Assim? Tem canguru no Brasil?”. Disponível em: < https://www.ultimosrefugios.org.br/projeto-marsupiais>;

Wikipédia. Macropus giganteus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Macropus_giganteus>;

Wikipédia. Marsupiais. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Marsupiais>.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *