Home / Animais / Diferenças e Semelhanças Entre Boto, Toninha e Golfinho

Diferenças e Semelhanças Entre Boto, Toninha e Golfinho

O mar está cheio de mistérios e curiosidades. Possui uma enorme variedade de animais, todos eles sendo incríveis de cada maneira.

Existem animais muito parecidos, e outros muito diferentes. Em alguns casos, é muito comum que algumas espécies sejam confundidas.

Para não ter mais dúvidas, hoje iremos falar um pouco sobre as diferenças e semelhanças entre três espécies muito famosas.

Elas fazem a alegria de crianças e adultos, e são responsáveis por muitas fotos, vídeos e momentos especiais. São encontradas em todo o Brasil, e em todas as partes do mundo.

As três espécies são: boto, toninha e golfinho. Iremos entender as características, onde vive e o que comem de cada uma dessas espécies.

Mas você sabe o que elas têm em comum e o que têm de diferenças? Vamos descobrir.

Boto

A palavra boto serve como uma designação geral de “golfinho”. É de origem portuguesa, e era muito usada no século XX, mas hoje em dia é usada cada vez menos.

No Brasil, no entanto, a palavra boto é usada para se referenciar a algumas espécies específicas de golfinho, como o boto-cor-de-rosa e o boto-cinza. Mas, no geral, também pode ser usada como sinônimo de golfinho.

Algumas pessoas, ainda, se referem ao boto como peixe-boto, no entanto, a espécie dos botos, golfinhos, são mamíferos aquáticos e não peixes.

Belo Boto no Aquário

Os botos que vivem em água doce são considerados pelos cientistas e zoólogos como as espécies que são mais primitivas dos golfinhos atualmente.

O boto-cor-de-rosa é nativo da Amazônia, e é muito famoso nessa região. Inclusive, há vários mitos e histórias sobre a espécie.

Um dos mitos mais conhecidos é que o boto-cor-de-rosa pode se transformar em um homem muito forte e bonito e ir às festas da região onde vive. Ele chegaria na festa com uma roupa branca, com muito perfume e pele bronzeada, e então seduziria as moças durante algumas danças.

As moças das festas eram alertadas por suas mães para tomarem cuidado, para não serem seduzidas.

Toninha

Conhecida também como toninha-comum, essa espécie faz parte da família Phocoenidade, e é um cetáceo.

Ela é encontrada principalmente nas águas mais temperadas e frias do hemisfério norte. É considerado, também, um dos menos mamíferos de todo o oceano.

Vive, principalmente, próximo de zonas costeiras, e em alguns casos, próximo de estuários, dessa forma, essa espécie tem uma observação muito mais fácil e simples pelos observadores do que as baleias.

Ela pode também, com muita frequência, inclusive, seguir os cursos dos rios, e é muitas vezes encontrada a quilômetros de distância do mar.

Como citado, essa espécie é bem pequena. Quando nasce, mede cerca de 67 até 87 centímetros. Ambos os gêneros dessa espécie crescem até atingir cerca de 1.4 metros até 1.9 metros.

O peso, no entanto, possui uma diferença entre os sexos. A fêmea costuma ser mais pesada, e pode chegar a pesar cerca de 76 quilos, enquanto os machos ficam na faixa de 61 quilos.

A toninha possui um focinho muito mais arredondado e também não muito pronunciado, ao contrário de outros cetáceos.

As barbatanas, dorsal, cauda e peitoral e as costas são de cor cinza escuro. E possui laterais escuras com pintas de cor cinza claro bem pequenas. Possui um tom mais claro na parte inferior que vai desde a cauda até o bico.

Como citado, o habitat preferido dessa espécie são regiões com mares mais frios. Por isso, a toninha é muito encontrada em locais com temperatura média de 15°C. Pode ser encontrada nos Estados Unidos, Groelândia, Mar do Japão, Alasca e outras regiões do oceano atlântico, e também nas costas da África ocidental.

Sua alimentação é praticamente baseada em pequenos peixes, como, por exemplo, arenque, espadilha e Mallotus villosus.

Golfinho

Os golfinhos, espécie famosa no mundo inteiro, é uma animal cetáceo que pertence à família Delphnididae e também Platanistidae.

São totalmente adaptados para viverem no ambiente aquático, há hoje cerca de 37 espécies conhecidas que vivem tanto em água doce como salgada, sendo que a mais comum e conhecida é a Delphinus delphis.

Podem pular no mar até 5 metros de altura, e são considerados nadadores de alto nível. A velocidade que podem chegar enquanto nadam é de 40 km por hora e conseguem mergulhar em profundidades absurdas.

Comem, basicamente, lulas e peixes. Sua estimativa de vida é de 20 até 35 anos e quando dão luz, nasce um filhote apenas de cada vez.

São considerados animais de excelente sociabilidade, e vivem em grupos. Com os humanos e outros animais possuem uma relação muito amigável.

São muito queridos pelos humanos, são brincalhões e extremamente inteligentes, com comportamentos não exclusivo da caça e reprodução. Em cativeiros, conseguem ser treinados para realizarem diversas tarefas.

E, ainda, possuem um sistema de eco localização, como os morcegos, e conseguem se locomover, desviar de obstáculos e caçar suas presas através das ondas e ecos que emite.

Diferenças e Semelhanças

Agora, a parte que você esperava. Afinal, quais são as diferenças e semelhanças entre essas três espécies?

Bom, nenhuma. Isso mesmo. As três espécies são consideradas sendo da mesma espécie e nomenclatura científica.

A diferença reside no fato de que cada região ou povo utiliza nomes diferentes para uma mesma espécie: golfinho. Inclusive, na escola, é ensinado que golfinhos são de água salgada, e o boto é de água doce. No entanto, essa diferença não existe e são todos da mesma espécie, e mesmo que viva em um outro local, ainda é considerado um golfinho.

Por serem três nomes populares que variam de um local para outro, o golfinho pode ser conhecido como boto no norte e toninha no sul, ou ao contrário.

No entanto, os três nomes são usados para classificar um só grupo, que é o cetáceo odontocetos, onde se encontram os mamíferos aquáticos, que possuem dentes e passam sua vida na água, mas que são diferentes das baleias.

Então, hoje você descobriu as semelhanças e diferenças entre o boto, toninha e golfinho. Você sabia que eles eram iguais e que apenas os nomes que são conhecidos que são diferentes? Deixe nos comentários o que você sabia sobre essa espécie.

Veja também

Doninha-Amazônica: Características, Nome Científico e Fotos

O número de animais existente no nosso planeta é realmente muito grande, e é exatamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *