Home / Animais / História do Beagle, Personalidade e Origem da Raça

História do Beagle, Personalidade e Origem da Raça

O cão Beagle é um animal de porte pequeno a médio. Ele pertence ao gênero hound, sendo semelhante ao foxhound. Entretanto, é de porte menor com as pernas mais curtas, orelhas longas e muito macias.

Quer saber mais sobre esse simpático cão? Fique por aqui e conheça a História do Beagle, Personalidade e Origem da Raça

História da Raça e a Origem

Em resumo, a história do Beagle ou Beagle inglês vem da Jenofonte que no Tratado sobre a Caça, mencionou de um cão que poderia ser o primeiro Beagle. Atravessando todas as fases – desde os homens primitivos, medievais e chegando à nobreza dos reis do século XVIII, onde surgiu o seleto grupo dos “Beagles de bolso”.

Mas hoje em dia, infelizmente essa raça não existe mais, sendo muito apreciados por ilustres como, por exemplo, a rainha Isabel I.

No ano de 1840, a raça Beagles foi exportada para os EUA, foram primeiramente cães de caça. Já como passar do tempo, até o ano de 1870, eram considerados cães domésticos.

As guerras mundiais que aconteceram anteriormente impediram de forma significativa a procriação da espécie. Atualmente os Beagles são muito, digamos assim, respeitados não só por terem característica de caçador, mas também um companheiro fiel.

Personalidade da Raça Beagle

Geralmente, o Beagle é escolhido para fazer parte de uma família por ter um aspecto doce tanto no temperamento como no porte do seu corpo. Essa característica continua a mesma depois de adultos.

Ele parece amável, mas é preciso ter consciência de que é preciso saber sobre seu temperamento, qualidades e defeitos para conviver bem com o pet. Saiba que os simpáticos Beagles, possuem personalidade própria, ou seja, é preciso saber como lidar com ele.

Estes pets são sempre muito ativos e vigorosos. Ele é um animal versátil, morando tranquilamente em apartamento, chalé ou casa. Mas na falta de um espaço para ele transitar, vai precisar de passeio pelo menos, 3 x ao dia = 1 longo e 2 mais curtos.

Tenha em mente que este pequeno caçador tem em seu instinto a necessidade de sempre estar procurando algo, latir para avisar e depois levar isso até o tutor. Ele não tem tempo para avisar se está caçando, por isso, é comum ver o cãozinho sair correndo sem motivo aparente.

Sendo assim, o Beagle é por natureza ativo e obviamente impulsivo não hesitando quando o assunto é ir atrás da sua presa para presentear o seu dono. Esta raça precisa de treino desde quando forem filhotes. O motivo é que podem ficar autoritários quando adultos, se não forem impostas regras ao animal.

Características Físicas do Beagle

Este cachorro tem exemplares de diversos tipos de cores com combinações em marrom, preto e branco, apresentando pelagem marrom com branco, vermelho com branco, preto com branco, branco com marrom, limão com branco e com manchas de texugo que seriam fios amarronzados ou acinzentados.

Também, apresentam cor de lebre em tom bege, lima que seria um amarelo bem apagado, quase creme, e também com combinação em 3 cores: preto, marrom e branco como também branco, azul e marrom.

Isso está registrado na instituição Confederação Brasileira de Cinofilia.

A expectativa de vida do Beagle vai de 12 a 15 anos.

Dois Filhotes de Beagle
Dois Filhotes de Beagle

A altura do macho de 36 a 41 cm e a fêmea de 33 a 38 cm. Já o peso do macho varia entre 10 e 11 quilos e a fêmea entre 9 e 10 quilos.

Os beagles amam as crianças e são seus companheiros de brincadeiras mil. É um ótimo amigo para os pequenos, gastando muita energia sem hesitar.

Porém, os pais devem colocar regras nas brincadeiras para os limites não serem ultrapassados.

O comportamento do Beagle diante de um outro animalzinho como. por exemplo. pássaro, gato ou coelho, é imprevisível. Sabe-se que mesmo sendo um cão de caça, se criado desde pequenino com outros animais, eles podem construir um relacionamento de amizade com outros bichinhos.

Já no caso da adaptação de outros animais com um Beagle adulto, o processo deve ser seguido bem de perto alguns passos para aceitação de ambos.

Para adestramento, esse cão é tranquilo, sendo inteligente e obediente, isso pelo fato da sua natureza de caçador e bom farejador. Antigamente, quando caçavam, os beagles costumavam rastrear e caçar coelhos e lebres, sendo um verdadeiro GPS canino.

No século XIX, eles passaram a trabalhar juntamente com raposas. Sua capacidade de ser cooperador quando em matilha e sua postura de prontidão constante, o fizeram participar de caça a ave faisão.

Após a descoberta de suas habilidades especiais, o Beagle passou a ser usado como um cão farejador para as mais diversas situações. Ele detecta produtos agrícolas importados proibidos e recebe recompensa como brinquedos ou petiscos por encontrar algo. Esta atitude para o Beagle é vista

pelo cachorro como uma diversão, onde a intenção é agradar seu tutor.

Como Cuidar Bem do Seu Beagle em Apartamentos

O Beagle é um cachorro saudável que tem longevidade de vida de até 16 anos se tratado com dignidade e amor incondicional. Ele tem o pelo curto, muito versátil para ser cuidado.

Mas, mesmo assim ele precisa de cuidados como por exemplo escovação de 2 a 3 x por semana. Já o banho deve ser 1 vez ao mês considerando o quanto se suja em seu ambiente usual.

O tutor deve ter atenção extra com as orelhas do Beagle. Por serem grandes e caídas, este lugar é o paraíso para sujeiras. É importante ter uma higiene adequada para suas orelhinhas.

Os exercícios para este pet são essenciais, pois ele precisa de muita atividade, para ocupar mente e corpo. Se o Beagle for sedentário, ele pode ganhar peso por consequência do nervosismo de não ter atividades para ele se movimentar.

Passear com o cão pelo menos 3 x ao dia e procurar locais variados vai contribuir para seu cão ser saudável e feliz pois sua natureza é de um animal sempre ativo e esperto.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *