Home / Animais / Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Uma orca é um mamífero marinho, frequentemente confundidos por serem uma baleia por causa do nome “baleia assassina”, mas as orcas são na verdade golfinhos.  Na verdade, eles são o maior membro da família dos golfinhos! E pra simplificar, respondendo a pergunta, não existem no Brasil, embora algumas aparições discretas tenham sido registradas.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Golfinho ou Baleia

As orcas são incrivelmente populares, pois são as mais amplamente distribuídas de todas as baleias e golfinhos, encontradas em todos os oceanos! Eles estão muito familiarizados com sua coloração preto e branco, mas na verdade, dependendo de onde vivem, têm aparências, comportamentos, formas de comunicação e dieta muito diferentes! Golfinhos e baleias estão intimamente relacionados.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

“Baleia Assassina”!

As orcas receberam o nome de “baleia assassina” por observações de antigos marinheiros de grupos de orcas que caçavam e atacavam espécies de baleias maiores. Eles chamavam as orcas asesina ballenas, ou “assassina de baleias” – um termo que acabou sendo virado para a “baleia assassina” mais fácil. Seu nome em latim, Orcinus orca, também reflete essa observação de orcas alimentando-se de grandes baleias. Orcinus se traduz como “do reino dos mortos”, e orca se refere a um tipo de baleia. Sabemos que as orcas são os principais predadores, sim, mas não os ‘assassinos de baleias’ que os antigos marinheiros acreditavam que fossem.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Hábitos Alimentares

As orcas são comedores generalistas, consumindo peixes, focas e leões marinhos, golfinhos e botos, tubarões e raias, grandes baleias, cefalópodes (polvos e lulas), aves marinhas e muito mais. No entanto, algumas orcas se especializam em presas específicas, e as orcas são exigentes! Uma vez que eles aprendem o que sua família come, eles não estão propensos a mudar de dieta.

Nas populações de orcas, o conhecimento é transmitido aos indivíduos, de geração para geração- o que comer e onde encontrá-lo, como capturá-lo, quem evitar, através de vocalizações e chamados exclusivos para grupos de vagens e famílias e o distinto ‘sotaque’ da população. Ter vários itens de presas para escolher provavelmente levou a especializações de nicho que vemos hoje – milhões de anos atrás, diferentes grupos começaram a comer coisas diferentes para evitar competir pela mesma comida. Agora esses grupos são geneticamente diferentes.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Distribuição

As orcas só perdem  para os humanos como mamífero mais amplamente distribuído no mundo.  Apesar de variarem em áreas temperadas dos oceanos, as populações de orcas estão mais concentradas em torno da Islândia, ao longo da costa norte da Noruega, costa noroeste do Canadá, no Ártico Antártico e Canadense .  As orcas são frequentemente descritas como as mais cosmopolitas de todos os cetáceos. As orcas são encontradas em mar aberto, mas parecem ser mais abundantes nas águas costeiras.

Eles podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo, e não apenas em mar aberto – perto da costa, na entrada de rios, em mares semifechados, perto do equador e em regiões polares cobertas de gelo. Nos Estados Unidos, as orcas são mais comumente encontradas no noroeste do Pacífico e no Alasca.Dependendo do ecótipo, as orcas podem explorar uma variedade de habitats, desde áreas costeiras rasas até águas profundas da plataforma continental.  Orcas são também abundantes no Atlântico e nas latitudes mais altas do Oceano Antártico.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Divisões Populacionais

No Atlântico Norte, as orcas do tipo 1 são encontradas nas águas do nordeste do Atlântico e da Grã-Bretanha; As orcas do tipo 2 são encontradas principalmente na costa oeste da Irlanda e na Escócia. As cinco populações de orcas antárticas têm diferentes distribuições:

Orcas Tipo A

As orcas tipo A são circumpolares e vivem no mar em água sem gelo. As orcas do tipo A parecem ser migratórias, entrando nas águas da Antártida durante o verão austral.

Orcas Do Tipo B

Orcas do tipo B habitam águas costeiras da Antártida e da Península Antártica; grande tipo B perto do bloco de gelo; e pequeno tipo B em águas mais abertas.

Orcas Do Tipo C

Orcas do tipo C habitam águas costeiras e blocos de gelo e são mais comuns no leste da Antártida.

Orcas Do Tipo D

Os poucos avistamentos de orcas do tipo D, são devido a habitarem em águas profundas e subantárticas.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Rotas Migratórias

Em algumas áreas, os movimentos sazonais de orcas são influenciados pela migração de suas presas.  Estudos de padrões de movimento de orcas comedores de peixe do Atlântico Norte indicam que as populações dessas baleias seguem os movimentos do arenque ( Clupea harengus ) em águas islandesas e norueguesas e de cavala em águas escocesas.  Quando o estoque de arenque nas águas norueguesas mudou sua distribuição invernada dos fiordes do interior para o alto mar, as orcas também mudaram seus movimentos.

Imagem Com um Grupo de Orcas
Imagem Com um Grupo de Orcas

O tipo B (orcas da Antártica) realiza rápidas migrações das águas antárticas para as subtropicais do Uruguai e do Brasil. Essas viagens rápidas podem ter mais de 9.400 km de ida e volta. Esta migração pode ser para fins de manutenção, com os animais regenerando a pele em águas mais quentes sem o alto custo de perda de calor.

Orcas no Brasil Existem? Onde? Em Quais Regiões?

Aparições

As orcas ( Orcinus orca ) são encontradas em todos os oceanos, mas geralmente são mais comumente observadas em águas costeiras temperadas, especialmente em áreas de alta produtividade.  No oeste do Atlântico Sul, estudos de longo prazo sobre orcas foram conduzidos somente ao norte da Patagônia, Argentina .  A espécie é pouco conhecida na costa brasileira, onde os encalhes e avistamentos oportunistas são as principais fontes de informação.

O único estudo de curto prazo conhecido foi realizado nos anos 90 para quantificar a predação de orcas na pesca com espinhel .  Informações sobre O. Orca, sua população, distribuição e movimentos ao longo da costa brasileira é, portanto, escassa. Foram relatados quatro avistamentos de uma orca em águas brasileiras, todos os avistamentos foram oportunistas e provavelmente foram feitos por causa da proximidade do indivíduo à costa densamente povoada.

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *