Home / Animais / Distribuição e Conservação das Ariranhas: Fotos

Distribuição e Conservação das Ariranhas: Fotos

A ariranha, conhecida também como lontra gigante, tem um corpo longo, semelhante ao de um rato, e tem a pelagem mais curta de todas as espécies de lontras, de fato, muitas pessoas acham essa lontra em particular muito diferente em tamanho e forma das outras e são, em muitas vezes confundido com outro tipo de animal.

Distribuição

A lontra gigante é encontrada em toda a América do Sul, eles preferem viver em rios e córregos do que em água doce.
Eles são muito sociais por causa do que vivem em grandes grupos e são conhecidos como os mais altos de todas as espécies de lontras, devido às constantes comunicações que ocorrem entre os membros do grupo.
Você descobrirá que eles estão ativos durante o dia, se retirando para seus covis no chão quando o sol se põe. Essas lontras preferem viver em grupos que podem ter até 20 membros; esses grupos têm uma hierarquia complexa; por exemplo, mulheres com filhotes têm prioridade sobre todas as outras.
Eles também protegem muito os membros de seus grupos e, em geral, são os homens responsáveis ​​pela defesa, mas há casos em que aqueles que também registraram batalhas de mulheres.

Dieta

A lontra gigante se alimenta principalmente de vários tipos de peixes na água, e também gosta de se alimentar de caranguejos.
A reprodução da lontra gigante tem muito a ser descoberta, os especialistas só podem assumir o que realmente acontece na natureza. Tais atividades foram observadas em cativeiro, mas sempre haverá diferenças em seus comportamentos naturais.
Sempre há comida, as lontras gigantes participam do acasalamento ao longo do ano.
Os machos começam o processo e, cerca de 70 dias após a concepção, o filhote nascerá. A fêmea pode estar pronta para acasalar novamente em alguns meses, mas pode levar até 2 anos antes que isso aconteça.
Eles são bons cuidadores, mas a pesquisa mostra que o estresse pode levá-los a não produzir leite suficiente ou a abandonar o filhote, isso acontece tanto em cativeiro quanto na natureza. A esperança média de vida de uma lontra gigante é de 8 anos em liberdade e 17 em cativeiro.

Conservação

O futuro da lontra gigante é sombrio, no entanto, com os esforços de conservação existentes, pode haver alguma esperança para essas lontras, afinal. Restam menos de 5.000 na natureza e aproximadamente 60 em cativeiro. Eles parecem se adaptar bem às mudanças em seu ambiente natural, o que é uma vantagem.
No momento, eles são classificados como vulneráveis ​​e ainda há estudos sobre como apresentá-los a novos ambientes. A caça furtiva continua sendo um problema para esses animais, pede-se aos pescadores comerciais que usem redes que não agridem ou matam a ariranha, são mais caras e muitas delas ainda não fizeram a transição.

Ariranha Conservação
Ariranha Conservação

Os humanos são os únicos predadores reais da ariranha, no entanto, existem relatos de pumas e onças-pintadas matando-os em determinadas áreas. Provavelmente, isso se deve a mudanças no habitat natural desses tipos de animais.
A Terra abriga centenas de espécies de mamíferos, que cobrem planícies, florestas, montanhas e selvas, formando parte da ampla biodiversidade que caracteriza nosso planeta.
Muitos desses mamíferos adornam nossos rios e mares, vivendo em harmonia com o ambiente que os cerca, mas o ser humano tem sido responsável por invadir o mundo natural dessas espécies, levando muitas dessas espécies ao risco iminente de a extinção
Neste artigo, falaremos sobre a lontra gigante, a maior espécie de lontra existente no planeta e cuja permanência na Terra pode não ser duradoura, devido à relação discordante que o homem tem com o meio ambiente. Conheça este animal peculiar e descubra por que a lontra gigante está em perigo de extinção.

Um Pouco Sobre

Este mamífero carnívoro habita exclusivamente nas águas doces dos rios, lagoas ou manguezais de palmeiras, especialmente ao longo dos rios Amazonas, Orinoco e La Plata, sendo, portanto, uma espécie endêmica de grande parte do continente americano, especificamente em todo o mundo. sua parte sul.
A ariranha, embora seja preferencialmente encontrada em ambientes aquáticos, também pode ser observada em solo terrestre, compartilhando seus hábitos de vida nos dois locais.
Ele prefere viver em águas rasas e muito claras, com solos rochosos, cercados por uma densa população de plantas, o que o ajudará a construir suas tocas entre os troncos caídos ou nas margens dos rios.
Em algumas ocasiões, costumam deixar os leitos dos rios para se deslocar para o interior e mergulhar na selva em busca de novos territórios.
As características morfológicas da lontra gigante o tornaram um dos mamíferos mais peculiares que habitam os rios, liderando o primeiro lugar, em tamanho, de todas as lontras existentes no mundo.

Ariranha em seu habitat
Ariranha em seu habitat

Este animal é um mamífero carnívoro, cuja expectativa de vida não é tão longa quanto a de outros animais de sua classe, uma vez que eles não podem viver mais de 8 anos.
Por ser um mamífero com estilo de vida anfíbio na maioria das vezes, possui uma camada externa de pêlo curto sobre todo o corpo, que ao entrar em contato com a água, não permite que a camada interna do cabelo se molhe.
Embora a cor de seu pêlo possa variar entre tons marrom, avermelhado ou marrom escuro, a lontra gigante pode parecer completamente preta quando molhada, enganando os olhos de quem a vê, fazendo-a acreditar que é de pele negra.

Patas da Ariranha
Patas da Ariranha

Em volta do pescoço, possui manchas brancas, particulares e únicas para cada indivíduo, o que permite uma rápida identificação entre os membros de um grupo ou ninhada.
O comprimento da lontra gigante tem sido a principal razão para o seu nome, pois esta espécie mede entre 1,5 e 2 metros de comprimento. Seu peso varia entre 25 e 32 kg, aproximadamente, embora existam registros de algumas lontras com quase 50 kg. Este animal é caracterizado pelo social que geralmente é da mesma espécie, pois vive em pequenos grupos de 8 a 10 lontras gigantes, de sexos diferentes, mas com um parceiro dominante com quem eles compartilham a maior parte de suas vidas. Por ser um mamífero anfíbio no estilo de vida, possui orelhas e nariz oclusivos, ou seja, fecha quando submersos em água.

Ariranha Características Físicas
Ariranha Características Físicas

Seus bigodes são longos e sensíveis, o que lhe permite detectar a pressão, a força e a corrente com a qual a água viaja nos rios onde ele se move, habilmente, pelo mergulho.
A alimentação da lontra gigante é caracterizada por ser composta principalmente por peixes, embora, se não for facilmente encontrada, ela pode se alimentar de outros animais, como jacarés, babás, caranguejos, cobras e sucuris.

Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário.

Veja também

Quais São os Predadores da Mariposa e Seus Inimigos Naturais?

Mariposas Esses insetos muito parecidos com as borboletas, possuem algumas pequenas diferenciações do inseto mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *