Home / Animais / Alimentação do Camaleão: O Que Eles Comem?

Alimentação do Camaleão: O Que Eles Comem?

O camaleão é uma espécie de lagarto muito distinta e bem conhecida , os olhos grandes e à cauda enrolada são típicos. Os camaleões habitam em toda a selva e no deserto , na África , Ásia e Europa, e camaleões também foram introduzidos em partes da América do Norte.

No mundo dos répteis, existem algumas formas e cores bizarras, mas algumas das variações mais impressionantes são encontradas nos camaleões.

Características dos Camaleões

Os olhos do camaleão são os mais distintos entre os répteis. Cada olho tem uma tampa escamosa em forma de cone, com apenas uma pequena abertura redonda no meio para a pupila.

O camaleão velado (Calyptratus chamaeleo) é uma espécie de camaleão grande encontrada nas regiões montanhosas do Iêmen e da Arábia Saudita, onde há muito pouca água. Machos e fêmeas diferem muito em tamanho, sendo os machos muito maiores, embora ambos tenham um crescimento decorativo na cabeça que se parece com um chapéu de festa, mas é chamado de casco. O casque age como um coletor de água: à noite, gotas de umidade rolam pelo casque e entram na boca aberta do camaleão!

Calyptratus Chamaeleo

Alimentação do Camaleão: O Que Eles Comem?

O camaleão é geralmente um animal onívoro, mas existem camaleões mais carnívoros e outros mais vegetarianos. Um camaleão geralmente come qualquer coisa, incluindo frutas, folhas, frutas, insetos , vermes, caracóis e alguns dos camaleões maiores. Algumas espécies também caçam pequenos répteis.

Devido ao tamanho geralmente pequeno do camaleão, eles geralmente são o principal alvo de predadores famintos (quando o camaleão pode ser visto). Outros animais que habitam árvores, como cobras e pássaros, são os predadores mais comuns do camaleão, juntamente com alguns mamíferos.

Os camaleões são diurnos e principalmente insetívoros, embora os pássaros tenham sido registrados nas dietas de algumas espécies maiores.

Os camaleões não se movimentam muito rápido, então usam sua língua incrivelmente longa para pegar os insetos que comem. Eles são capazes de tirar a língua da boca muito rapidamente. A língua tem uma ponta pegajosa no final para prender itens de presa que eles nunca seriam capazes de pegar.

Uma vez que a presa gruda na língua, o camaleão a atrai de volta para a boca, onde suas mandíbulas fortes a esmagam por engolir. Até camaleões pequenos conseguem comer insetos grandes. A língua é mantida amontoada na parte posterior da boca até que seja necessária novamente.

Reprodução do Camaleão

A fim de enterrar seus ovos para mantê-los seguros e quentes, a fêmea camaleão primeiro faz um buraco no chão da floresta para enterrá-los. O buraco pode ter de 10 a 30 cm. de profundidade, mas a profundidade do buraco geralmente depende das espécies de camaleões.

O camaleão fêmea, em seguida, coloca uma ninhada de cerca de 20 ovos, embora o número exato de ovos possa variar de apenas um a quase 100. Os ovos camaleões levam de 4 a 12 meses para eclodir, dependendo da espécie de camaleão.

Os números decrescentes de camaleões são provavelmente devidos a mudanças de habitat , como poluição e desmatamento.

Comportamento dos Camaleões

Camaleões passam a vida em árvores e arbustos. A maioria dos lagartos tem cinco dedos, mas os cinco dedos do camaleão são modificados em grupos: no antepé, os dois dedos externos são unidos para formar um grupo e os três dedos internos formam outro; o pé traseiro tem o arranjo oposto. Isso permite que eles compreendam os galhos, assim como nossos polegares e dedos podem entender objetos.

Os camaleões não são animais sociais e, quando dois animais têm contato visual, eles podem mudar de cor em segundos.

As exibições masculinas também podem incluir sacudidelas na cabeça, a expansão dos lobos occipitais (se presentes) e a extensão do saco gular.

Como os Camaleões Mudam de Cor

Como os camaleões mudam de cor é um processo fascinante e complicado. Antes de tudo, eles realmente não mudam de cor para combinar com o ambiente e não podem mudar para nenhuma e todas as cores. Por exemplo, se um camaleão estiver sentado em uma toalha de mesa de bolinhas vermelhas e brancas, ele não ficará vermelho e desenvolverá manchas brancas redondas! Os camaleões não olham para o que estão sentados e deliberadamente decidem combiná-lo. Em vez disso, cada espécie de camaleão tem um grupo de padrões e cores que é capaz de exibir.

Os camaleões têm quatro camadas de pele: a camada protetora externa, chamada epiderme; a camada de chromatophore, que contém pigmentos amarelos e vermelhos; a camada de melanóforo, que possui o pigmento escuro melanina e pode criar cores marrom e preta ou refletir azul; e a camada inferior, que reflete apenas o branco. Impulsos nervosos e alterações hormonais fazem com que as células coloridas nessas camadas se expandam e encolhem, e a mistura das diferentes camadas cria as cores e os padrões que vemos.

Através do campo da bioinspiração, cientistas e engenheiros estão se aprofundando para descobrir quais mecanismos químicos e biológicos permitem que os camaleões mudem de cor. Até agora, um protótipo de camiseta que muda de cor foi criado com o mesmo processo que o camaleão usa.

Por Que os Camaleões Mudam de Cor

Ao contrário da crença popular, quando um camaleão muda sua cor de pele, o animal geralmente não está apenas tentando se camuflar misturando-se ao ambiente. Mais frequentemente, essa habilidade notável é usada também como uma maneira de controlar sua temperatura corporal. Ao clarear a pele, os camaleões podem se refrescar , já que cores mais claras refletem melhor os raios do sol. Por outro lado, adotar uma tez escura é uma boa maneira de aquecer quando fica frio lá fora.

Outra função principal da mudança de cor é a comunicação: alterar o tom da pele pode permitir que parceiros em potencial ou rivais saibam o que está em sua mente. Por exemplo, um camaleão comum do sexo feminino (Chamaeleo chamaeleon) exibe manchas amarelas brilhantes quando está pronto para acasalar. Depois, ela escurecerá o tom da pele e exibirá manchas azuis e amarelas para informar os machos próximos a ficarem longe. (Silvos zangados também ajudam a esclarecer a questão.)

Os machos também usam suas emoções na pele. Quando dois camaleões graciosos machos (Chamaeleo gracilis ) se cruzam, suas peles se tornam mais pálidas e mais manchadas. Diante da mesma situação, um par de camaleões machos e verrucosos (Furcifer verrucosus) ficará azul e verde claro – mas apenas na metade inferior do corpo.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *