Home / Animais / Quais São as Funções das Cores do Camaleão?

Quais São as Funções das Cores do Camaleão?

Os animais são sempre muito interessantes, sendo que a aparição de animais na natureza não se dá de uma hora para a outra. Dessa forma, a capacidade de adaptação dos animais aos seus habitats específicos é grande, pois cada animal cresceu para que o seu habitat fosse a sua casa.

Assim, todo mundo se sente bem e sabe onde está tudo em sua casa, sendo capaz de se esconder quando necessário ou até mesmo armar emboscadas. Não é diferente com os animais, que podem fazer com que o seu local de nascimento e de desenvolvimento seja um grande lar para ele e para os seus filhotes.

Dessa maneira, capturar um animal na natureza, em seu território, pode ser uma tarefa muito complicada para alguém sem conhecimento prévio da forma como esse animal vive. Portanto, a natureza se protege e os animais usam essa natureza também como forma de proteção.

Esse é o caso do camaleão, um animal que consegue mudar de cor de maneira muito rápida, de forma a fazer com que os predadores em potencial ao redor não sejam capazes de achar o animal. Por mais que nem todos os camaleões possam mudar de cor e se adaptar a qualquer ambiente, esse tipo de ação é a síntese perfeita para a explicação de que os animais são verdadeiramente fortes quando em seu habitat natural.

Pois, quando eu seu habitat mais comum, um camaleão pode se tornar muito difícil de capturar, sendo complicado até mesmo avistar esse animal. O caso serve para pessoas, mas também para outros animais que possam tenta chegar até o camaleão. Muito rápido e com o bônus de praticamente sumir na floresta, a grande verdade é que o camaleão é um dos animais mais interessantes e ágeis de todo o reino.

Quais São as Funções das Cores do Camaleão?

Um camaleão pode mudar de cor ao longo do tempo, sendo capaz de se camuflar nos mais variados locais de todo o planeta Terra. Dessa forma, o camaleão muda de cor para muitas coisas, mas, entre elas, também o faz para a sua camuflagem.

Contudo, por mais que as pessoas pensem que esse é o fator principal para a troca de cor por parte do camaleão, isso não está nada correto. Assim, o camaleão troca de cor, na maioria das vezes, para alertar os companheiros de possíveis problemas pelo caminho. Dessa forma, o fato de se camuflar em meio à natureza é apenas uma das questões ligadas ao camaleão, que também consegue utilizar a alteração de cor para outros fatores.

Entre eles, além da camuflagem e do fato de alertar os companheiros de potenciais perigos que estão por vir, o camaleão também usa a sua mudança de cor para fazer com que o predador o veja com mais facilidade, servindo de sacrifício para que o grupo consiga se salvar de forma mais fácil.

Não é possível saber ao certo, em todos os casos, para que o camaleão mudou a sua cor, então resta às pessoas formular hipótese a partir das várias possibilidades reais que existem.

Camaleão Camuflado
Camaleão Camuflado

Características do Camaleão

O camaleão é um animal de características muito interessantes, que podem mudar bastante a depender da espécie desse animal. Portanto, há alguns exemplares que conseguem alterar a sua cor e outros que não são capazes de fazê-lo.

Ademais, há animais que são muito ágeis e rápido, enquanto algumas espécies são conhecidas pela sua robustez. De toda forma, em linhas gerais, um camaleão costuma ter cerca de 60 centímetros de comprimento, um tamanho bastante considerável. A língua desse tipo de animal é muito grande, para pegar os animais pequenos de forma mais fácil, como mariposas, moscas, joaninhas, besouros.

Além disso, o camaleão também é capaz de se alimentar de vegetais, o que pode ser mais visto quando não há uma grande oferta de outros alimentos à disposição.

De toda forma, uma grande característica do camaleão é conseguir se mover com lentidão e precisão antes de um ataque feroz. Logo, esse tipo de animal é muito meticuloso, sendo que apenas usa a sua força quando necessário. Contudo, quando na presença de humanos o camaleão pode ser muito ágil e bastante medroso, fugindo se forma rápida.

Habitat Natural do Camaleão

O camaleão é um dos animais mais interessantes de todo o mundo, vivendo em florestas primárias ou secundárias na grande maioria das vezes. Muito popular no continente africano, o camaleão é bastante popular em locais como Portugal e Espanha, até mesmo pela proximidade com a África, mas de uma forma geral esse tipo de animal gosta mais de ambientes quentes e secos.

Logo, as savanas da África surgem como uma grande opção para o desenvolvimento pleno desse tipo de animal, que interage de forma muito inteligente com todo o meio ao seu redor e pode fugir até mesmo de predadores como onças, panteras e pequenas leoas.

Na grande maioria das vezes, o camaleão habita as árvores, o que acaba por fazer com que esse animal se mantenha distante das maiores ameaças. Contudo, sempre há predadores que podem atacar praticamente qualquer animal em qualquer posição, então nem mesmo no topo das árvores o camaleão está totalmente protegido.

Camaleão Em Cima da Árvore
Camaleão Em Cima da Árvore

Um detalhe interessante é que, por ser uma espécie nativa do Brasil, algumas espécies de camaleão podem ser criadas como animal de estimação. Logo, se você deseja ter um animal diferente em sua casa, pode ser que o camaleão seja a sua melhor opção.

Comportamento do Camaleão

O camaleão é um animal que possui hábitos diurnos, ou seja, trabalha e caça enquanto ainda há luz solar. Assim, seu período de maior atividade se dá pela manhã, quando o animal ganha mais tempo de luz do sol para conseguir localizar as suas presas e atacar de forma mais clara e evidente.

O camaleão vive grande parte da sua vida de forma solitária, embora algumas vezes seja possível entrar alguns grupos isolados de camaleões nas florestas tropicas de todo o mundo. Por fim, o camaleão pode morder até mesmo as pessoas quando provocados, mas mordida não costuma ser muito dolorosa.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *