Home / Animais / Aranha Tem Sangue? Qual a Cor? Sistema Circulatório Como Funciona

Aranha Tem Sangue? Qual a Cor? Sistema Circulatório Como Funciona

Biólogos classificam animais e plantas de acordo com características que eles têm em comum. Organismos que se movem de lugar para lugar por conta própria e que não fabricam seus alimentos a partir de matérias-primas em seu ambiente são classificados como animais.

Entre o grande número de animais invertebrados no filo arthopoda, mais de um milhão de tipos diferentes têm corpos com três partes principais: cabeça, tórax e abdômen. A cabeça tem olhos, antenas e peças bucais. O tórax tem três pares de pernas. Todo o corpo é protegido por uma cobertura externa resistente chamada exoesqueleto. Animais que compartilham essas características são chamados de insetos.

Outro grupo menor de animais invertebrados tem apenas duas partes principais do corpo. O corpo consiste em uma cabeça e um tórax combinados chamados de cefalotórax e abdômen. O cefalotórax tem os olhos, peças bucais (sem antenas) e quatro pares de pernas. Animais que compartilham essas características incluem carrapatos, ácaros, escorpiões e aranhas.

Anatomia das Aranhas

A anatomia das aranhas descreve a morfologia das estruturas externas e internas em araneae e as principais propriedades dessas estruturas. Esta anatomia apresenta muitas semelhanças com a de artrópodes cheliceratas: corpo dividido em duas tagmes, o prossoma ou cefalotórax (porção anterior desprovido de mandíbulas e antena, coberto por um escudo protetor) e opisthosoma os dois primeiros metamérica são modificados no órgão genital. O prosoma tem um primeiro par de apêndices transformados em quelíceras e um segundo par de apêndices transformados em pedipalpos.

A anatomia da aranha também tem muito em comum com a do arachnida: prosoma equipados com pares de olhos simples e seis pares de apêndices em adultos (quelíceras, pedipalpos e quatro pares de pés de passeio); redução ou perda dos apêndices do opistossoma; desenvolvimento de um sistema respiratório aéreo que pode estar na forma de um sistema traqueal ou de um sistema pulmonar.

As aranhas possuem adaptações que as distinguem de outros aracnídeos:

  • o prosoma e o opistossoma são articulados pelo pedículo; os esternites do prosso são fundidos no nível ventral para formar um esterno;
  • o par de quelíceras biarticuladas em ganchos às vezes é conectado a uma glândula de veneno;
  • um bulbo copulador está geralmente presente no final do pedipalpo dos machos;
  • entre os quatro pares de pernas locomotoras, os dois primeiros pares de patas dianteiras são chamados de trativos e os dois pares posteriores são chamados de pulsantes;
  • o opossossoma não-segmentado é fornecido na posição posterior com glândulas serigênicas que produzem seda fiada por um a seis pares de matrizes, apêndices excretórios especializados.

Também é equipado com um órgão sexual feminino externo especializado, o epígino (placa quitinosa ventral que contém um gancho e um receptáculo seminal).

Aranha Tem Sangue? Qual a Cor?

As aranhas têm sangue circulante em seus corpos. O sangue incolor, chamado hemolinfa, transporta nutrientes, hormônios, oxigênio e células. O sangue também serve a outro propósito. É usado localmente para elevar a pressão sanguínea durante a muda (descamação da pele velha) e alongamento das pernas.

Nos mamíferos, as moléculas de hemoglobina, presentes nos glóbulos vermelhos, transportam oxigênio. A aranha usa uma proteína mais complicada chamada hemocianina. Ao contrário da hemoglobina, a hemocianina não é armazenada em uma célula, mas flui livremente no sangue de uma aranha. Hemocianina é uma proteína que é composta de 24 sub-unidades com uma massa molecular de 1.704.000 em comparação com a massa molecular de oxigênio, que é de apenas 32.

Hemoglobina humana é composta de 4 sub-unidades com uma massa molecular em 64.500. A hemoglobina é um disco molecular, feito de nitrogênio, carbono, hidrogênio e um átomo de ferro no centro. O ferro oxidado dá à molécula sua cor vermelha característica. A hemocianina também contém nitrogênio, carbono e hidrogênio, mas tem um átomo de cobre no centro em vez de um átomo de ferro. O cobre oxidado dá à molécula uma cor azul.

Aranha Em Uma Folha
Aranha Em Uma Folha

A hemocianina liga-se ao oxigênio, mas só o libera após receber o sinal químico correto. Para cada uma das 24 sub-unidades existe um sinal químico especial. Dependendo da necessidade de oxigênio, uma célula pode fornecer mais ou menos sinais. Além desses sinais, a liberação de oxigênio também é controlada pela temperatura. Cada sub-unidade tem uma temperatura específica ideal.

Como Funciona O Sistema Circulatório?

As aranhas têm um sistema de circulação sanguínea aberto. Os vasos sanguíneos transportam o sangue para um local específico, mas depois o sangue flui livremente nos espaços abertos entre os órgãos. O coração está localizado na parte de trás do abdômen. Este é um tubo aberto chamado pericárdio-seio com válvulas, que é pendurado em uma cavidade. Músculos elásticos ao redor deste contrato cavitário, ampliando o tubo.

Por causa das válvulas no tubo, o sangue pode fluir em apenas uma direção. Se o tubo estiver cheio de líquido, os músculos relaxam e o sangue é expelido do tubo. O coração tem seu próprio centro nervoso que pode deixar o coração bater independentemente do cérebro. Existem conexões com o cérebro que podem aumentar a freqüência cardíaca. Isso pode ser registrado se a aranha ficar excitada e a freqüência cardíaca aumentar.

Pulmões de Aranhas

Aranha Vista por Dentro
Aranha Vista por Dentro

Nos mamíferos, a captação de oxigênio no sangue e a liberação de dióxido de carbono do sangue ocorrem nos pulmões. As aranhas usam outros órgãos. Acima dos spinners existe uma fenda que pode ser aberta e fechada. Longos pequenos tubos saem desta fenda para o corpo. Esses tubos são chamados de traqueia. Os gases são trocados com o sangue por difusão.

Além da traqueia, muitas aranhas também têm pulmões de livro. Estas são estruturas parecidas com folhas ocas através das quais o sangue flui. Esses pulmões de livros ficam pendurados em um espaço aberto conectado a um tubo. O outro lado do tubo está em contato aberto com o ar. A entrada está localizada abaixo do abdômen. Existem aranhas com pulmões de livro ou traqueia, mas a maioria das aranhas tem ambos.

Aranhas primitivas têm apenas dois pares de pulmões de livro. Aranhas modernas desenvolveram sistemas de traqueia. A maioria deles ainda possui um par de pulmões de livro. A traqueia fornece oxigênio mais rapidamente que os pulmões do livro. A aranha moderna usa esses dois sistemas juntos. Isso permite a utilização de mais oxigênio e dá a vantagem de reações mais rápidas e mais longas do que as aranhas primitivas que têm apenas pulmões de livro.

Corrida rápida e aranhas saltadoras têm um bom sistema de traqueia desenvolvido. As pequenas aranhas da família symphyltognathidae são excepcionais. Elas não possuem pulmões de livro, mas têm um sistema de traqueia bem desenvolvido e muito bem executado. O tamanho do coração depende do tamanho do sistema de traqueia desenvolvido. As aranhas com um bom sistema desenvolvido não precisam de um coração grande porque a capacidade de bombeamento pode ser menor. Menos sangue é necessário para suprir o órgão com oxigênio.

Veja também

Curiosidades Sobre a Raça de Cachorro Pug e Fatos Interessantes

Os cachorros são um dos animais mais amados pelo brasileiro, principalmente por conta de todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *