Home / Animais / Habitat da Formiga: Onde Elas Vivem?

Habitat da Formiga: Onde Elas Vivem?

Os seres humanos convivem com as formigas e, portanto, o conhecimento popular a respeito dos insetos é amplo. No entanto, podem restar algumas dúvidas a respeito da alimentação e do habitat da formiga. Neste artigo, saiba como e onde vivem as formigas.

Existem mais de 10.000 espécies conhecidas de formigas espalhadas por quase todo o mundo. Seus corpos são cobertos por um exoesqueleto e a maioria delas apresenta cor vermelha ou preta. Seu comprimento varia entre 2 e 25 milímetros e elas geralmente possuem seis pernas com três articulações cada, cabeça relativamente grande, antenas e mandíbulas poderosas.

Formiga: Características

  • As formigas (família Formicidae) são insetos com hábitos sociais que vivem juntos em colônias organizadas;
  • Elas são mais ativas em lugares de clima quente;
  • Além de apresentar cor vermelha ou preta, as formigas também podem ser amarelas ou marrons;
  • Certas espécies apresentam um brilho metálico muito bonito em seu corpo;
  • O ciclo de vida da formiga tem quatro estágios: ovo, larva, pupa e adulto;
  • Cada formiga, com exceção da rainha, vive por um período de 8 a 10 semanas;
  • Dentro de uma colônia, a rainha passa a vida botando ovos e as formigas operárias são fêmeas responsáveis por várias atividades, sendo que as de tamanho maior são as soldados e atuam na defesa da colônia;
  • Em certas épocas do ano, as espécies produzem machos e rainhas com asas que voam para acasalar. O macho morre depois de pouco tempo e a rainha fertilizada estabelece um novo ninho.

O alimento das formigas inclui variadas substâncias de origem vegetal e animal, como ovos e larvas de outras formigas, secreções líquidas das plantas, melada (um subproduto da digestão secretada por certas espécies de pulgões), grama, sementes, frutos e fungos cultivados dentro da colônia. Certas espécies podem cortar folhas de plantas e levá-las para nutrir o cultivo de fungo.

Suas preferências alimentares mudam de acordo com a época do ano. Por exemplo, na primavera, quando as formigas se preparam para acasalar e pôr ovos, elas preferem uma dieta rica em proteínas. Portanto, procuram se alimentar de restos de carne, de outros insetos e de gorduras como óleo e manteiga.

Já no verão, quando uma nova geração de formigas precisa de muita comida para se desenvolver e as operárias estão ocupadas expandindo o ninho, os insetos procuram ingerir carboidratos para ter bastante energia. Portanto, eles são atraídos por doces e bebidas.

Formiga: Como Vive

Três tipos de formigas adultas vivem em uma colônia: a rainha, as fêmeas e os machos. As formigas rainhas apresentam tamanho maior do que qualquer outra, possuem asas e põem ovos. Seu ciclo de vida pode durar até trinta anos. Dependendo da espécie e do tamanho da colônia, pode haver mais de uma rainha.

As formigas operárias e soldados são menores do que a rainha, não possuem asas e são estéreis. Elas nascem a partir de ovos fertilizados e seu ciclo de vida pode durar até três anos. Suas tarefas incluem cuidar dos ovos, cuidar das larvas, construir e reparar o ninho, procurar e trazer comida e proteger a colônia.

Formigas machos nascem a partir de ovos não fertilizados.  Os machos têm asas e são férteis, acasalando-se com a rainha quando chega a época. Eles são menores do que as fêmeas, mas possuem antenas mais longas. Eles só deixam a colônia por um dia, para acasalar, e geralmente morrem de 10 a 14 dias após o acasalamento.

O ciclo de vida das formigas tem quatro estágios: ovo, larva, pupa e adulto. Funciona da seguinte forma: a rainha põe ovos fecundados e não fecundados, que eclodem em larvas depois de alguns dias. As larvas são alimentadas e cuidadas pelas operárias até passar para o estágio de pupa. Depois de mais alguns dias, uma formiga adulta estará completamente formada.

Formiga: Habitat

  • As formigas que habitam regiões mais frias ficam inativas durante os meses de inverno. Já em climas quentes, elas permanecem ativas o ano todo;
  • As formigas podem ser encontradas em praticamente qualquer ecossistema e vivem em uma grande variedade de habitats incluindo ambientes urbanos, florestas tropicais, desertos e muito mais;
  • Os insetos são seres nativos na maior parte dos ecossistemas, sendo que os únicos lugares sem espécies nativas de formigas são a Antártica, Polinésia, Islândia, Groenlândia e Havaí. Em alguns desses locais, espécies invasoras de formigas foram introduzidas.

As formigas são insetos sociais que vivem em ninhos complexos debaixo de diferentes condições climáticas. A espécie determina o habitat e as condições em que a formiga viverá – seja no subsolo, em montes que se erguem do solo, em estruturas de madeira, em plantas ou árvores. A matéria do solo, das plantas e das estruturas é normalmente aproveitada para a construção dos ninhos.

Formiga: Curiosidades

Algumas espécies de formigas existem há cerca de 100 milhões de anos. Acredita-se que as formigas sobreviveram a um evento de extinção em massa conhecido como Cretáceo-Terciário, responsável pela morte de milhares de dinossauros e outras espécies de animais pré-históricos, há aproximadamente 65 milhões de anos atrás.

A maior parte do mundo precisa lidar com diversas espécies de formigas atacando sua casa, seus alimentos, suas plantas e seus cultivos. No Havaí, onde não há espécies nativas, há pelo menos 50 espécies conhecidas vivendo e fazendo suas atividades ao longo do território da ilha.

Embora uma formiguinha pareça bastante frágil e inofensiva, seu tamanho não a define. A fisiologia única das formigas lhes permite levantar objetos que pesam cerca de 20 vezes o seu próprio peso corporal. Além disso, uma formiga pode ter até 250.000 células cerebrais. Portanto, uma colônia de aproximadamente 40.000 insetos possui tantas células cerebrais quanto um ser humano.

As formigas levam o comportamento cooperativo a um nível totalmente novo, pois além de terem funções definidas na colônia e cumpri-las diligentemente, os insetos podem se juntar em grupos de até 50 milhões de indivíduos para formar um ninho eficiente e organizado.

Os tamanduás são conhecidos predadores das formigas, além das aranhas, sapos e lagartos. As próprias formigas também podem predar outras formigas. Os predadores naturais costumam aproveitar os meses mais quentes, nos quais os insetos são mais ativos, para predá-los.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *