Home / Animais / Jandaia da Caatinga: Características, Nome Científico e Fotos

Jandaia da Caatinga: Características, Nome Científico e Fotos

A jandaia da caatinga (nome científico Eupsittula cactorum), também chamada de periquito da caatinga dependendo da região no qual for encontrada, é uma ave encontrada principalmente no Nordeste brasileiro, embora também existam alguns indivíduos em Minas Gerais e Goiás.

Possuem distribuição nos biomas da Caatinga (como o próprio nome indica) e do Cerrado.

Outros nomes populares da espécie são curiquinha, periquitinha, periquitão, gangarra, papagainho, griguilim, quinquirra e grengueu.

É considerada uma ave bastante ativa, inteligente e sociável, com vários hábitos comportamentais semelhantes ao papagaio, tais como levantar as penas e balançar a cabeça para cima e para baixo quando está com raiva. Durante o voo, frequentemente são encontrados em bandos formados por 6 a 8 indivíduos. Uma prática frequente entre os membros do bando é fazer carinhos uns nos outros, de modo a demonstrar amizade.

Em criadores legalizados pelo Ibama, esta ave pode ser encontrada à venda por um valor compreendido em R$ 400 por unidade. No entanto, é preciso estar atento e não patrocinar o comércio ilegal desenvolvido em casas de traficantes e até mesmo nas redes sociais.

O comércio ilegal diminui a disponibilidade da ave na natureza, apesar de não estar em situação de vulnerabilidade ou ameaça de extinção, a continuidade da prática pode colocar a espécie em situação futura de risco.

Neste artigo, você conhecerá importantes características comuns a esta espécie.

Então venha conosco e boa leitura.

Jandaia da Caatinga: Classificação Taxonômica

A classificação científica para a jandaia da caatinga obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Psittaciformes;

Família: Psittacidae;

Gênero: Eupsitta;

Espécie: Eupsitta cactorum.

Características Comuns aos Psitacídeos

As aves inclusas neste grupamento taxonômico são consideradas as espécies mais inteligentes e com o cérebro mais desenvolvido. Possuem a grande capacidade de imitar fidedignamente uma grande quantidade de sons, entre os quais muitas palavras.

A longevidade é uma característica marcante desta família, uma vez que algumas espécies podem exceder 50 anos de idade.

Algumas características físicas peculiares envolvem os bicos altos e aduncos, além da mandíbula superior ser maior do que a inferior e não estar totalmente fixada ao crânio. Em relação à mandíbula inferior, esta possui a capacidade de se mover lateralmente. A língua é carnosa e possui papilas gustativas eréteis, cuja funcionalidade e assemelha a uma escova, uma vez que é capaz de lamber o néctar e o pólen das flores.

A plumagem é colorida para a maioria das espécies. Essas penas não ficam ensebadas em razão da glândula uropigial ser pouco desenvolvida.

Jandaia da Caatinga: Características, Nome Científico e Fotos

A jandaia da caatinga (nome científico Eupsittula cactorum) mede aproximadamente 25 centímetros e pesa 120 gramas.

Em relação à coloração da pelagem, possui a cabeça e o corpo em tom verde-amarronzado; o pescoço em tom verde oliva; as asas em um tom verde um pouco mais escuro, com pontas de coloração azul royal; o peito e a barriga apresentam coloração que oscila entre o laranja e o amarelado.

Eupsittula Cactorum ou Jandaia da Caatinga

Em relação à coloração das outras estruturas do corpo, o bico é de tom cinza- fosco, os pés são rosa acinzentado, a íris é castanho escura, e ao redor dos olhos há um contorno na cor branca.

O dimorfismo sexual é inexistente, logo para identificar diferenças entre machos e fêmeas é necessário realizar um exame de DNA.

Jandaia da Caatinga: Alimentação

A comida favorita desta ave é o milho verde obtido através de plantações domésticas, cuja palha da espiga é rasgada ainda no caule com o auxílio do bico da jandaia. É comum encontrar a espécie invadindo plantações de milho.

Não é recomendado oferecer à ave alimentos destinados ao consumo humano, uma vez que estes podem reduzir a expectativa de vida do animal, prejudicando os seus rins e estômago. Uma boa sugestão é oferecer sementes de girassol à jandaia.

Os restos de alimentos humanos erroneamente oferecidos à jandaia geralmente são restos de pão, biscoitos e arroz.

Em meio silvestre, a jandaia da caatinga se alimenta de frutas, brotos e sementes. Esse hábito alimentar permite que a ave desempenhe importante função na dispersão de sementes, especialmente as de umbuzeiro (nome científico Spondias tuberosa arruda), carnaúba (nome científico Copernicia prunifera) e oiticica (nome científico Licania rígida), além de algumas sementes de cactáceas, como por exemplo, o trapizeiro (nome científico Crateva tapia).

Outras frutas ingeridas pela espécie são a maça, romã, banana, pêra, manga, mamão, goiaba. Outros alimentos incluem cenouras e hortaliças.

Jandaia da Caatinga: Comportamento Reprodutivo

Esta ave é considerada monogâmica, o que indica que possuem apenas um parceiro durante a vida inteira.

A postura de ovos resulta em 5 a 9 unidades por vez. Estes ovos são depositados em cavidades, geralmente próximas a cupinzeiros (e por mais incrível que pareça, os cupins não prejudicam a prole). As cavidades apresentam dimensões estimadas em 25 centímetros de diâmetro. A entrada dessas cavidades costuma ser discreta, fato que oferece certa ‘segurança’.

Os ovos são incubados por um período de 25 ou 26 dias.

Como estratégia para absorver os dejetos dos filhotes, esta cavidade é forrada com capim seco e madeira seca.

Um fato curioso é que a jandaias adultas não se sentem seguras dentro da cavidade, visto que temem que a mesma possa se transformar em uma armadilha durante a chegada de um predador. Esse comportamento também ocorre com outras aves tais como o pica pau e o caburé, os quais fogem do ninho quando sentem algum perigo iminente.

Agora que você já conhece importantes características sobre a ave jandaia da caatinga, o convite é para que continue conosco e visite outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores para você.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal do Pet. Guia de bichos: Jandaia. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/passaros/jandaia/57a24d16c144e671c cdd91b6.html>;

Casa dos pássaros. Saiba Tudo Sobre o Periquito-da-caatinga. Disponível em: < https://casadospassaros.net/periquito-da-caatinga/>;

HENRIQUE, E. Xapuri Socioambiental. Jandaia, Griguilim, Guinguirra, Grengueu: O periquito-da-caatinga. Disponível em: <https://www.xapuri.info/biodiversidade-2/jandaia-griguilim-periquito-da-caatinga/>;

Reserva Mãe-da-Lua. Periquito-da-caatinga. Disponível em: < http://www.mae-da-lua.org/port/species/aratinga_cactorum_00.html>;

WikiAves. Psittacidae. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/psittacidae>;

Wikipédia. Periquito-da-caatinga. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Periquito-da-caatinga>.

 

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *