Home / Animais / Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

As  baleias jubarte  encontradas em águas dos EUA cantam canções complexas em áreas de reprodução de inverno em águas próximas ao Havaí, no Caribe, e em outros lugares que podem durar até 20 minutos e serem ouvidas a quilômetros de distância.

As baleias-beluga têm pescoços flexíveis, permitindo-lhes mover a cabeça. Seu repertório de comunicação complexo de apitos, cliques e chilreados levou o apelido de “canários do mar”.

Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Comunicação

Este comportamento da baleia jubarte e da baleia-beluga,  chama a atenção pra uma curiosidade e fato interessante sobre as baleias, o papel da comunicação em suas vidas.  A comunicação é um dos aspectos mais importantes da vida dos animais. Permite-lhes partilhar os seus interesses uns com os outros, espantar os outros predadores, encontrar um parceiro de acasalamento e ensinar os seus descendentes a viver entre muitas outras coisas. Sem comunicação, é improvável que muitas espécies sobrevivam ou tenham uma vida longa e saudável.

As baleias são criaturas muito sociais que viajam em grupos. Elas usam vários ruídos para se comunicar e se socializar umas com as outras. Os três tipos principais de sons feitos por baleias são cliques, apitos e chamadas pulsadas.  Acredita-se que os cliques sejam para navegação e identificação de ambientes físicos.  Os assobios e chamadas pulsadas são usados ​​durante atividades sociais.  Chamadas pulsadas são mais frequentes e soam como guinchos e gritos para o ouvido humanos.  As baleias também usam suas caudas e barbatanas para fazer barulhos na superfície da água para se comunicarem não-verbalmente.

Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A  baleia azul  é o maior animal que já viveu e pode crescer 27 mts. e pesar 150 ton. A  baleia-anã  é a menor baleia de barbatana das águas norte-americanas.

Dimensões Físicas

Por que nem todas as baleias são tão grande? Quanto mais próximo de regiões de baixas temperaturas um animal vive, maior será sua massa corpórea, por uma série de fatores:  Fartura de alimentos mais nutritivos;  seleção natural de machos maiores;  dificultar ser dominado por competidores e predadores maiores que compartilham os mesmos espaços;  necessidade de armazenar maiores estoques de gorduras , para períodos de carência ou longas viagens;   impedir a dissipação de calor, evitando o congelamento.   Quanto menor esta necessidade, menor será seu tamanho.

Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Algumas espécies de baleias estão entre os mamíferos mais longevos. Os cientistas estimam que  as baleias-anãs  (uma espécie de baleia encontrada no Ártico) podem viver por mais de 200 anos, e baleias-assassinas (uma baleia dentada encontrada em vários habitats no mundo) podem viver por mais de 100 anos.

Longevidade

Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Por que algumas baleias tem expectativa de vida superiores a média dos mamíferos? Cientistas e pesquisadores sugerem que essas baleias têm poucos predadores naturais. Isso permite que elas desenvolvam uma vida de crescimento lento e reprodução retardada. Mecanismos celulares, moleculares e genéticos ajudam a suprimir doenças e degeneração relacionadas à idade.

Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

As baleias assassinas  são altamente sociáveis e freqüentemente viajam em grupos que são matrifocais – uma unidade familiar focada ou centrada na mãe .

Matriarcado

Todos os grupos de baleias são liderados por fêmeas? Não está estabelecido que este comportamento ocorra em todas as espécies de baleia, mas foi observada em alguns grupos. Sugere-se que a  amizades entre as fêmeas demonstraram ser benéficas para as jubartes, pois aquelas que tiveram relacionamentos mais estáveis ​​e duradouros deram à luz mais filhotes.

As baleias-cinzentas fazem uma das mais longas migrações anuais de qualquer mamífero: viajam cerca de 16.000 km de ida e volta!

Migração

Por que as baleias migram? Durante a estação quente, as baleias migram para águas frias, onde a comida é abundante. Quando o tempo fica mais frio, a comida começa a escassear e as baleias migram para águas mais quentes para acasalamento e reprodução. As baleias migram para locais diferentes de acordo com o local em que vivem.

As baleias francas do Atlântico Norte  reúnem pequenos organismos perto da superfície da água, esticando a água do mar com suas longas placas de barbas. O comportamento de alimentação superficial e a flutuação das baleias os tornam vulneráveis a colisões.

Atropelamentos

Muitas das mais movimentadas rotas de transporte e balsas do mundo se sobrepõem diretamente a áreas onde as baleias estão se alimentando, dando à luz, amamentando seus filhotes ou viajando entre suas áreas de alimentação e reprodução. Quando os navios viajam rapidamente por essas áreas, há um alto risco de colisão, ferimentos e morte, já que as baleias geralmente não conseguem sair do caminho do navio a tempo.

Os atropelamentos por  navios são conhecidas como uma das principais causas de morte de populações ameaçadas e vulneráveis ​​de baleias, incluindo as baleias francas do Atlântico Norte, criticamente ameaçadas, das quais menos de 500 permanecem após centenas de anos de caça.

As baleias cachalote  quase foram levadas à extinção por baleeiros comerciais que procuravam a gordura das baleias e o óleo único derivado do “órgão espermacete” encontrado em suas enormes cabeças. O órgão do espermacete é uma parte fundamental de seu sistema de ecolocalização.

Exploração do Espermacete

Espermacete , uma cera , líquida à temperatura do corpo, obtida da cabeça de um cachalote ou baleia de bottlenose . O espermacete era usado principalmente em pomadas, cremes cosméticos, velas finas de cera, pomadas e acabamento têxtil ; mais tarde foi usado para lubrificantes industriais. A substância foi nomeada na crença equivocada de que era o sêmen coagulado da baleia.

 Curiosidades da Baleia e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Em 2014,  a baleia de bico de Cuvier  fez o mergulho mais profundo e mais longo já registrado para um cetáceo quando atingiu uma profundidade de 3 km. e permaneceu submerso por mais de 2 horas.

Respiração

Biólogos descobriram por que os mamíferos de mergulho profundo, como os cachalotes, conseguem prender a respiração por mais de uma hora quando mergulham para comer – eles carregam eletricamente proteínas no sangue.  Os cachalotes fazem alguns dos mais longos mergulhos alcançados pelos mamíferos, com alguns durando até 90 minutos, enquanto os golfinhos e outras baleias podem ficar submersos por 20 minutos.  O maior tempo que um humano prendeu a respiração por debaixo d’água é de 19 minutos – estabelecido por um mergulhador suíço.

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *