Home / Animais / Comportamento da Toninha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Toninha, Hábitos e Modo de Vida do Animal

A toninha é um animal que muitas vezes pode ser confundido com o golfinho, principalmente por conta das semelhanças físicas existentes entre esses dois animais, o que acaba criando uma grande confusão na mente das pessoas.

Apesar disso, podemos dizer que esses dois animais apresentam grandes diferenças entre eles e por isso a toninha é um animal que vale muito a pena ser estudado de maneira mais aprofundada, principalmente se você ainda não sabe nada sobre ela.

Por esse motivo, nesse artigo falaremos mais especificamente sobre a toninha. Continue lendo para saber como ela se comporta, quais são os hábitos que ela possui no dia a dia, qual é o seu modo de vida e qual é seu estado de conservação na natureza atualmente.

Comportamento da Toninha

O comportamento de um animal é diretamente influenciado pelo ambiente em que ele vive, sua posição na cadeia alimentar e como ele se relaciona com outros seres vivos daquele mesmo local; e é exatamente por isso que estudar o comportamento de um ser vivo é tão importante.

Agora vamos ver um pouco mais sobre qual é o comportamento da toninha e o seu temperamento ao longo da vida.

A verdade é que, apesar de seu tamanho, a toninha é um animal extremamente discreto e calmo, o que faz com que ela quase não gere movimento nas águas do mar onde habita e por isso nem sempre ela é encontrada com tanta facilidade em seu habitat natural.

Toninha Com a Cabeça Para Fora da Água
Toninha Com a Cabeça Para Fora da Água

Além disso, podemos dizer que essa é uma espécie de animal semi solitária, já que ela passa a maior parte de sua vida sozinha, mas às vezes forma grupos para nadar ou até mesmo para caçar.

Quanto à caça,  a toninha acaba assumindo uma posição de maior ataque para conseguir garantir seu alimento, já que ela não está no topo da cadeia alimentar.

Portanto, podemos definir a toninha como um animal calmo e que não representa grandes ameaças para os seres humanos, principalmente por conta dos locais em que ela habita.

Hábitos da Toninha

Assim como o comportamento do animal, os hábitos dele no dia a dia também são muito influenciados pelos mais diversos aspectos, o que acaba fazendo com que cada animal possua hábitos muito diferentes uns dos outros.

Por isso, vamos agora ver um pouco mais de informações sobre os mais diversos hábitos que a toninha possui ao longo de sua vida.

  • Hábitos Reprodutivos

A reprodução é um processo extremamente importante na vida de qualquer animal, já que sem ela não há a perpetuação de nenhuma espécie e isso acabaria com a biodiversidade que temos atualmente.

No caso da toninha, ela costuma atingir a maturidade sexual aos 2 ou 3 anos de idade no caso das fêmeas e 4 ou 5 anos de idade no caso dos machos. O período de gestação dura de 11 a 12 meses e a fêmea possui apenas um filhote ao dar à luz, sendo que esse evento ocorre mais ou menos a cada dois anos.

Ilustração de Uma Toninha Com o Filhote
Ilustração de Uma Toninha Com o Filhote

Além disso, podemos dizer que pesquisas recentes mostram que a toninha é um animal monogâmico, o que significa que elas se relacionam com apenas um outro animal durante a fase reprodutiva.

Logo, a toninha possui hábitos reprodutivos considerados lentos, já que apenas um filhote nasce por vez e a gestação dura bastante tempo.

  • Hábitos Alimentares

A toninha é um animal com hábitos alimentares carnívoros, o que significa que ela se alimenta de carne. Geralmente, essa espécie costuma comer pequenos peixes, são exemplos de presa das toninhas: o peixe espadilha, o arenque e o peixe conhecido cientificamente como Mallotus villosus.

Porém, é importante lembrarmos que a toninha não está no topo da cadeia alimentar, o que faz com que ela seja presa de outros animais. Os maiores predadores dessa espécie são a orca (também conhecida como baleia assassina) e o tubarão branco.

Mergulhador Alimenta um Filhote de Toninha
Mergulhador Alimenta um Filhote de Toninha

Modo De Vida Da Toninha

Como já dissemos anteriormente, a toninha é um animal que possui hábitos solitários ou vive em pequenos grupos. Podemos perceber que ela realmente é uma espécie reservada quando vemos que seu estilo de vida é monogâmico, com poucos parceiros sexuais ao longo da vida.

Logo, geralmente esse modo de vida não costuma mudar de acordo com o local, já que ele não depende de fatores como condições climáticas e geográficas, mas apenas do temperamento do animal.

Duas Toninhas Nadando em Alto Mar
Duas Toninhas Nadando em Alto Mar

Portanto, podemos dizer que a toninha é um animal realmente discreto e que se difere de muitos golfinhos por esse motivo. Algumas espécies de golfinho (como os golfinhos roazes) até mesmo matam as toninhas e não as comem, apenas como uma estratégia criada para diminuir a disputa por alimento no território, já que ambos os animais são predadores das mesmas espécies.

Estado de Conservação

Estamos percebendo cada vez mais o fato de que diversos animais estão entrando em extinção de maneira extremamente acelerada, e obviamente esse é um acontecimento muito trágico e que deve ser evitado.

Para ser evitado, precisamos ter conhecimento de quais são os animais que estão ameaçados de extinção, e apenas dessa maneira poderemos dar uma maior visibilidade às causas dessas espécies, por exemplo.

No caso da toninha, podemos dizer que ela se encontra classificada na natureza como LC (least concern – pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Isso basicamente significa que ela não se encontra ameaçada na natureza e faz parte do grupo de animais menos preocupantes para a IUCN (International Union for Conservation of Nature), já que existem animais que estão realmente em extinção.

Portanto, é extremamente importante que a gente continue cuidando do habitat desse animal e que a caça seja controlada, dessa forma essa espécie não estará ameaçada em um futuro próximo e isso com certeza será excelente para a biodiversidade.

Gostou do texto e quer saber mais informações de qualidade sobre a toninha, mas não sabe muito bem onde pode encontrar? Sem problemas, aqui nós sempre temos o texto perfeito para você! Por isso, leia também aqui em nosso site: Reprodução da Toninha – Filhotes e Período de Gestação

 

Veja também

Qual é a Teoria de Darwin e Wallace? O que é Seleção Animal?

Uma das teorias mais estudadas tanto nas escolas, quanto pelos biólogos é a Teoria da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *