Home / Animais / Curiosidades do Urso e Fatos Interessantes com Imagens

Curiosidades do Urso e Fatos Interessantes com Imagens

Os ursos com certeza são animais muito adorados pelas pessoas. Isso porque estamos acostumados a vê-los desde criança nos programas de televisão, em forma de ursos de pelúcia e de muitas outras maneiras, passando uma imagem descontraída do animal.

Na vida real, os membros da família Ursidae nem sempre são tão gentis e amigáveis assim, principalmente quando falamos de algumas espécies em específico, que possuem hábitos mais selvagens.

Porém, mesmo assim ainda existem muitos fatos interessantes e curiosidades até mesmo engraçadas sobre esses animais tão interessantes!

Portanto, neste artigo decidimos falar um pouco mais sobre fatos interessantes envolvendo os ursos e curiosidades que com certeza vão ampliar seu conhecimento de uma maneira divertida e dinâmica, mas o mais importante, sempre baseada na ciência!

Fato Interessante 1: A Cor Do Urso Polar

Com certeza essa é uma curiosidade que irá te deixar de queixo caído. Desde sempre estamos acostumados a ver os ursos polares como animais brancos, certo? Mas a verdade é que o urso polar não é branco!

Apesar de chocante, essa afirmação possui uma explicação baseada na ciência e nas características físicas do animal, e por esse motivo chamaremos isso de fato interessante, e não de curiosidade; porque realmente se trata de um fato!

A verdade é que realmente nós vemos a cor branca quando olhamos para o urso polar, mas a sua pele é preta (pasme) e o seu pelo é transparente! A cor branca que nós vemos nada mais é do que os pelos transparentes refletindo a luz do sol, a ótica explica isso perfeitamente!

Porém, o fato de ter a pele preta ajuda muito o urso polar e é uma característica adaptativa. Isso porque a cor preta atrai o calor e com isso ele consegue reter os raios solares por meio da pele, garantindo seu aquecimento.

Agora você já pode chegar em uma conversa e chocar a todos contando esse fato científico tão interessante!

Curiosidade 1: Pandas Antissociais

Sabe aquele dia da semana em que você está exausto e com certeza fugindo de qualquer interação humana existente a um raio de 100km? Por incrível que pareça, o urso panda sabe bem como é isso!

O urso panda tende a passar a maior parte da sua vida solitário, já que esse animal praticamente nunca é visto andando em grupos e possui praticamente todos os seus hábitos solitários; com exceção, é claro, da época de acasalamento, em que eles tendem a se unir apenas para se reproduzirem.

Porém, um fato curioso sobre o urso panda é que ele tende a farejar animais ao redor para conseguir sair do local a tempo. Ou seja, ele procura por alguma existência perto de onde ele está e então se retira para poder ficar sozinho e continuar a seguir sua vida solitária!

Quem nos dera ter um olfato tão bom quanto o do panda para fugir de algumas pessoas desagradáveis sempre que fosse necessário, não é mesmo? A evolução ainda tem muito a aprender com os pandas, vamos ficar no aguardo enquanto isso!

Fato Interessante 2: A Inteligência Dos Ursos

Os ursos já são conhecidos por serem fofos e amáveis, mas existem algumas características que acabam sendo deixadas de lado e mesmo assim existem, como por o exemplo o fato de que eles são animais inteligentes!

A verdade é que em muitos casos a inteligência dos ursos se aproxima muito à dos primatas e isso acabou chamando a atenção de pesquisadores, que resolveram estudar a capacidade cerebral do urso mais profundamente.

As descobertas foram surpreendentes! Isso porque os cientistas descobriram que o urso é um animal que tem até mesmo capacidade de manipular ferramentas (como já dissemos, assim como os primatas), e por isso entende-se que eles possuem uma capacidade de inteligência bem alta se tratando de uma família de animais irracionais!

Para entender um pouco melhor como funciona o cérebro dos ursos, os cientistas disseram que eles possuem o cérebro de uma criança com aproximadamente 3 anos de idade. Quem diria não é mesmo?

Portanto, agora sempre que você vir um urso, não pensará apenas que ele é um animal fofo, mas também se lembrará de que ele é muito inteligente e inclusive foi comparado com um ser humano de 3 anos de idade!

Curiosidade 2: Reprodução do Panda

Os pandas são conhecidos como animais solitários, como já citamos anteriormente. Porém, por obrigação da natureza eles precisam se reunir durante a época de acasalamento para reproduzir e gerar a continuidade da espécie.

Entretanto, é aí que está o fato curioso: a reprodução do panda ocorre em condições extremamente complicadas e pode acabar não ocorrendo muitas vezes por falta de tempo.

Agora você deve estar pensando “como assim falta de tempo?”, por isso nós vamos te explicar. A dificuldade de acasalamento é causada porque a fêmea do panda fica no período de cio apenas 72 horas no ano, ou seja, o equivalente a 3 dias a cada 365 dias! Além disso, o período fértil é menor ainda: ele dura entre 12 e 24 horas, esse é o tempo que o panda tem para se reproduzir.

Dessa forma conseguimos entender como os pandas são animais tão solitários, não é mesmo? Já que eles precisam dispor de apenas 3 dias no ano para acasalar e o resto do tempo podem ficar sozinhos, não há necessidade de viver em grupos!

Todas essas curiosidades e fatos interessantes nos fazem lembrar que nós nunca conhecemos um animal completamente. Isso porque mesmo estudando todos os fatos científicos e outros mais descontraídos, sempre encontraremos novas informações com o avanço da ciência, e é isso que tem de tão legal na Biologia!

Agora, após esse texto você com certeza conhece muito mais sobre o urso do que conhecia antes, disso nós temos certeza; porém sempre há mais para aprender e ter uma fonte de informações confiável é muito importante para que você consiga aprender as informações corretas.

Por isso, caso você queira aprender ainda mais sobre os ursos, não se preocupe pois nós com certeza temos o texto certo para você! Para isso, leia também em nosso site: Urso Marsicano – Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos 

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *