Home / Animais / Qual A Melhor Época Para Chocar Galinha? Precisa do Galo?

Qual A Melhor Época Para Chocar Galinha? Precisa do Galo?

Criar galinhas, seja pelos ovos, pela carne, ou mesmo como bichos de estimação faz parte do costume em muitas áreas rurais e urbanas. Ficaria surpreso com o quanto uma galinha pode ser divertida, agradável e até treinada. E uma das melhores partes é a frequente postura de ovos. Se você está pensando em manter o frango, aqui estão algumas das noções básicas relacionadas com a biologia da postura de galinhas.

Um Ciclo Natural De Postura Sem Galo

As galinhas põem um ou às vezes mais óvulos fertilizados ou não fertilizados por dia até que tenham recolhido uma embreagem. Se você coletar continuamente ovos diariamente, eles continuamente põem ovos porque seu objetivo é ter uma embreagem. Uma embreagem geralmente tem cerca de uma dúzia de ovos. E elas tendem a sempre se sentar para chocá-los, quer sejam fertilizados ou não.

Na maioria das vezes, as galinhas põem ovos ao lado de um dos ovos dos outros rebanhos, ou você pode pegá-los colocando um ovo na caixa de nidificação de sua escolha para adicionar ao ovo. Há quem tenha galinhas que se aglomeram juntas em uma ou outra caixa de nidificação, nunca separadamente. O bom disso é que, quando for coletar diariamente, os ovos estarão sempre juntos em uma caixa. Outras pessoas podem ter vários rebanhos separados e com isso vai encontrar ovos espalhados em diversos pontos.

Algumas galinhas foram criadas para ter uma estação de postura muito longa. Isso significará algumas centenas em uma temporada. Uma raça que não foi criada para postura de ovos só pode colocar uma dúzia ou mais e só na hora certa do ano. As galinhas precisam de cerca de 14 horas de luz do dia para se assentar consistentemente.

Precisa Do Galo?

Uma pergunta popular é se as galinhas porão ovos se não houver um galo no grupo. Bom, as galinhas porão ovos sempre, habitualmente, quer tenha ou não um galo presente. A única diferença é que, tendo o galo misturado com as galinhas, há uma grande chance de esses ovos serem fertilizados. Ou seja, sem galo, a postura de ovos nunca serão chocados pra resultar no nascimento de pintinhos, mas tendo um galo sim.

Como dono de um galinheiro, você precisará tomar uma decisão sobre quantas aves deseja manter em seu rebanho e que tipo de aves melhor atenderá às suas necessidades. Alguns donos de frangos optam por possuir exclusivamente galinhas, mas outros acham que um galo é uma adição benéfica ao rebanho.

O corpo da sua galinha poedeira é naturalmente destinado a produzir um óvulo uma vez a cada 24 a 27 horas e formará o óvulo independentemente de o óvulo ser fertilizado ativamente durante sua formação. Os ovos se formam dentro do corpo da galinha quando o ovário libera a gema do ovo no oviduto. Se um galo tiver acesso a sua galinha e escolher se acasalar com ela, o ovo será fertilizado quando estiver viajando pelo oviduto.

O ovo também irá desenvolver a forma de clara de ovo e casca de ovo enquanto o ovo está viajando através do oviduto. Os ovos da sua galinha serão comestíveis, independentemente de terem sido fertilizados. A única razão pela qual você precisaria de um galo é se você quer que seus ovos possam chocar com filhotes. Uma galinha choca pode sentar-se em ovos fertilizados até que eles chocam ou os ovos podem ser colocados em uma incubadora e tratados artificialmente até ocorrer a eclosão.

Os galos têm uma reputação de serem agressivos e barulhentos. Esses comportamentos podem torná-los um desafio para os novos donos de frangos ou para aqueles que vivem em uma área residencial onde as artimanhas de um galo podem causar problemas aos vizinhos. Antes de tomar a decisão de pegar ou não um galo, você deve considerar se um galo se encaixa no seu rebanho.

Qual a Melhor Época Para Chocar Galinha?

Criar galinhas de quintal é uma tarefa agradável e gratificante. As galinhas poedeiras, criadas para a produção de ovos, são animais de estimação que recompensam seus cuidados com um suprimento constante de alimentos frescos e saudáveis. As galinhas põem ovos durante o dia, mais frequentemente de manhã. O momento da oviposição, ou postura dos ovos, varia de acordo com a raça de uma galinha e quanta exposição à luz ela recebe.

O ciclo reprodutivo de uma galinha é controlado por fotoperíodo ou exposição à luz. As galinhas necessitam de pelo menos 14 horas de luz por dia para pôr ovos. Eles produzem ovos a uma taxa máxima com 16 horas de exposição à luz. As galinhas geralmente põem ovos dentro de seis horas do nascer do sol, ou seis horas de exposição artificial à luz para galinhas mantidas dentro de casa. As galinhas sem exposição à iluminação artificial no galinheiro deixam de pôr ovos no final do outono por cerca de dois meses. Eles começam a pôr novamente enquanto os dias se prolongam.

A oviposição, ou postura de ovos, começa com a ovulação. Uma galinha ovula liberando um óvulo ou gema de ovo de seu ovário. Ele lentamente percorre o longo oviduto da galinha, onde a clara de ovo, a membrana da casca e a casca do ovo se formam ao redor da gema. Ela coloca o ovo, empurrando-o para fora de sua cloaca, a única abertura para o seu trato reprodutivo, urinário e intestinal. Demora cerca de 26 horas desde a ovulação até a oviposição.

Galinha ao Lado de Um Cesto de Ovos
Galinha ao Lado de Um Cesto de Ovos

Todos esses fatores influenciam a hora do dia em que um ovo é colocado, então varia de acordo com cada ovo. Mas geralmente ocorre de manhã ou no começo da tarde. A raça de uma galinha influencia quando ela coloca um ovo. As raças de ovos marrons tendem a se depositar no início do dia, enquanto as raças de ovos brancos e matizados tendem a se depositar no final do dia. Frangos de corte, criados para produção de carne, colocam ovos com menor freqüência do que galinhas poedeiras. Frangos de corte podem botar seus ovos antes do amanhecer.

Escolhendo Galinhas Para Postura De Ovos

Algumas raças são desenvolvidas especificamente para postura de ovos. Estas raças depositam mais ovos do que galinhas de raças desenvolvidas para carne ou de raças desenvolvidas tanto para botar ovos como para produzir carne. As galinhas poedeiras raramente “cuidam” e continuam com a produção estável de ovos. Para determinar quais de suas galinhas estão colocando, é importante saber mais sobre o tipo de galinhas que você tem. Para muitas raças, as galinhas que põem ovos têm pentes e barbilhões vermelhos grandes e brilhantes.

Um método adicional para identificar galinhas poedeiras envolve avaliar o nível de gordura no abdômen e a capacidade abdominal medida pelas distâncias entre os ossos púbicos (largura abdominal) e entre os ossos púbicos e a ponta da quilha, ou osso mamário (abdominal; profundidade). Quanto menor o nível de gordura e maior a capacidade abdominal, mais provável é a postura da galinha.

Veja também

Qual a Classificação do Carrapato: Reino, Família, Filo e Gênero

O carrapato ou carraça pertencem a três famílias: Ixodidae (que apresenta carraça dura), Argasidae (que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *