Home / Animais / Baleia Branca: Curiosidades, Extincao, Peso, Tamanho E Fotos

Baleia Branca: Curiosidades, Extincao, Peso, Tamanho E Fotos

Existem tantos animais pelo mundo que é impossível conseguir nomear cada um deles. Quando falamos sobre espécies parecida, então, é quase impossível distinguir.

Isso ocorre com os cachorros, com os gatos, com os morcegos, com as aves, e, no foco de hoje, com as baleias.

As baleias são animais que vivem nos mares, e apesar de serem um dos maiores mamíferos da Terra, muitas informações ainda permanece totalmente desconhecida para os pesquisadores e cientistas.

O mar, atualmente, é conhecido apenas 10% do seu total, e nele ainda há muitos mistérios e muitas coisas para serem descobertas. Mas o que conhecemos sobre o mar é incrível.

E, hoje você vai conhecer tudo sobre a baleia branca. Suas curiosidades, perigo de extinção, o quanto pesa e o quanto mede, e claro, verá várias fotos.

Curiosidades e Fotos

A baleia branca possui diversas curiosidades e fatos interessantes. Conheça alguns deles:

  • A baleia branca também é conhecida como “beluga” que tem origem na palavra russa “belukha” e que significa “branco”.
  • As baleias brancas possuem a habilidade de assobiar e também de cantar nos mares, e por isso, ela recebeu o apelido de “canário dos mares’.
  • O corpo das baleias brancas é totalmente áspero, ou seja, elas não possuem nenhum tipo de pelo.
  • No mar, a baleia branca é muito confundida com blocos de gelos, por sua cor totalmente branca, e isso afasta muitos predadores.
  • Os olhos dessa baleia tão muito pequenos e também separados, e só conseguem enxergar bem debaixo d’água, e eles não conseguem ver algo de forma conjunta.
  • As baleias brancas são extremamente sociáveis, brincalhonas e amigáveis. Se comunicam muito uma com a outra, mas também brinca com outros animais, inclusive os mortos. E elas possuem uma enorme curiosidade sobre os humanos.
  • Essa baleia, diferente de outras, ainda é capaz de virar a sua cabeça de lado, pois a nona vértebra do seu corpo é totalmente desconectada e também móvel.
  • Muitos anos atrás, um fóssil de baleia branca foi encontrado nos mares da Califórnia, o que indica a possibilidade de essa espécie já ter ocupada locais quentes.

Características

A baleia branca, que também é muito conhecida pelo nome “beluga”, ou “beluca”, tem o nome científico como Delphinapterus leucas, e sua espécie pertence à ordem Cetácea.

Os cetáceos são constituídos principalmente por animais mamíferos, mas que possuem adaptação marinha. Dentro desse grupo alguns animais muito famosos se encontram, como os golfos, botos entre outros.

Essa espécie é totalmente adaptada para viver nas águas frias do Ártico, mas para que isso seja possível, a baleia branca possui diversas características corporais que a auxiliam no frio.

Baleia Branca no Fundo do Mar
Baleia Branca no Fundo do Mar

Quando adultas, essas baleias são totalmente brancas, e também não possuem uma nadadeira dorsal.

Na sua parte frontal encontra-se o que a gente chama de “melão”, que é uma proeminência, e muito volumoso e também deformado.

A audição da baleia branca é muito eficaz e também possui um eco localização muito desenvolvida e nos mares consegue se movimentar e desviar dos obstáculos com certa facilidade.

Essa espécie é considerada gregária, ou seja, as baleias brancas formam grupos de cerca de 10 indivíduos, mas durante o verão, esse número pode chegar a milhares próximos das costeiras rasas.

A alimentação da baleia branca é bem variada, e vai depender muito da estação do ano, mas no geral, ela se alimenta principalmente de crustáceos, peixes e alguns outros invertebrados que são encontrados no fundo do mar.

Uma Pessoa Alimentando uma Baleia Branca
Uma Pessoa Alimentando uma Baleia Branca

Os principais lugares no mundo que as baleias brancas ocupam são os mares do Ártico, da América do Norte, da Groelândia e também da Rússia.

O comportamento migratório também está presente nessa espécie de baleia, onde no inverno elas ficam em mares mais frios, mas quando o verão e o degelo chegam, elas migram para mares mais quentes.

Peso E Tamanho

Essa espécie de baleias possui um grande dimorfismo sexual, ou seja, diferenças de características entre os gêneros.

Os machos são, geralmente, cerca de 25% mais largos do que as fêmeas e também apresentam um corpo mais robusto.

Quando adultos, os machos podem chegar a medir cerca de 3,5 até 5,5 metros de comprimento, e as fêmeas, por outro lado, podem chegar a medir cerca de 3 até 4,1 metros quando adultas.

Três Baleia Branca Posando Lindamente Para a Foto
Três Baleia Branca Posando Lindamente Para a Foto

Há uma diferença também quando falamos sobre o peso dessa espécie. Enquanto os machos podem chegar a pedir cerca de 1100 até 1600 quilos, fêmeas, quando adultas, pesam no máximo entre 700 até 1200 quilos.

A semelhança entre os dois sexos é que eles alcançam o tamanho máximo com a mesma idade, que é cerca de 10 anos de vida.

O corpo dessa espécie, no geral, é bem robusto e também possui um formato fusiforme, ou seja, de cone, com sua ponta apontando para trás.

Normalmente, em seus corpos, há dobras compostas de gorduras, principalmente na região ventral. E essa gordura é responsável por pelo menos de 40% até 50% do peso corporal total.

A gordura exerce um fator muito importante, pois a sua camada é responsável por cobrir todo o corpo da baleia, exercendo funções de isolante, e também como reserva de comida em períodos de escassez.

Perigo de Extinção

As baleias são animais que passaram por muitas dificuldades nos últimos anos, havendo uma melhora apenas nas últimas décadas.

Isso porque as baleias foram muito perseguidas, exterminadas e caçadas, por causa de sua gordura, pele e carne.

Após anos dessa forma, os governos e autoridades começaram a criar leis e programas de preservação, no entanto, a reprodução das baleias é extremamente lenta, o que faz com que a recuperação da espécie demore mais para acontecer.

Para se ter uma ideia, as baleias costumam a dar luz a apenas 1 filhote a cada 3 anos. Em comparação com outros mamíferos, esse número é muito baixo.

Baleia Branca Brincando Com Crianças em Um Parque Aquático
Baleia Branca Brincando Com Crianças em Um Parque Aquático

A baleia branca, por exemplo, está na lista dos animais em perigo de extinção. E a principal causa é a caça.

Desde 1985 essa prática foi totalmente proibida, porém, alguns países, como Japão, Noruega e Islândia continuam praticando a caça com a desculpa de usar as baleias para fins de pesquisa científica.

No mundo inteiro, tem sido lutado muito para que a realidade das baleias mude, e elas voltem ao número original de indivíduos.

Você conhecia essa espécie? Deixe nos comentários o que achou sobre a baleia branca.

Veja também

Qual Tipo de Carrapato que Transmite a Febre Maculosa?

Considerada uma doença infecciosa, a febre maculosa pode se apresentar de forma muito grave e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *