Home / Animais / Besouro Castanho: Características, Nome Cientifico e Fotos

Besouro Castanho: Características, Nome Cientifico e Fotos

O besouro castanho é mundial, mas mais comum em regiões mais quentes. Esta praga ocorre em áreas temperadas, onde sobrevive ao inverno em locais protegidos, principalmente com aquecimento central.

Besouro Castanho: Características, Nome Cientifico e Fotos

Embora pequenos besouros, com cerca de 1/8 de polegada de comprimento, os adultos tenham vida longa e possam viver por mais de três anos. O besouro castanho é de cor marrom avermelhada e suas antenas terminam em um clube de três segmentos.

A cabeça do besouro castanho é visível de cima, não tem bico e o tórax tem lados ligeiramente curvos. Seu nome científico é tribolium castaneum e pertence à família tenebrionidae e têm uma fórmula tarsal de 5-5-4 e olhos entalhados.

O besouro castanho pode voar, especialmente antes de uma tempestade. Os ovos são brancos, microscópicos e geralmente têm pedaços de farinha grudados na superfície. As larvas delgadas são de um amarelo cremoso a marrom claro. Eles têm duas projeções pontiagudas no último segmento do corpo.

Esses besouros podem se reproduzir durante todo o ano em áreas quentes. O ciclo de vida leva de 40 a 90 dias, e o adulto pode viver por três anos. Todas as formas do ciclo de vida podem ser encontradas em produtos com grãos infestados ao mesmo tempo.

Besouro Castanho: Características Comportamentais

O besouro castanho é de origem indo-australiana e é encontrado em áreas temperadas, mas sobreviverá ao inverno em locais protegidos, especialmente onde houver calor central. Os besouros castanhos podem estar presentes em grande número em grãos infestados, mas são incapazes de atacar grãos sólidos ou não danificados. Plantas hospedeiras: produtos de grãos, alimentos secos, alimentos para animais e flores secas.

Os adultos são atraídos pela luz, mas irão para a cobertura quando perturbados. Normalmente, esses besouros podem ser encontrados não apenas no interior de produtos com grãos infestados, mas em fendas nas quais os grãos podem ter derramado. Eles são atraídos por grãos com alto teor de umidade e podem causar uma tonalidade cinza nos grãos que estão infestando. Os besouros emitem um odor desagradável e sua presença incentiva o crescimento de fungos nos grãos.

Besouro Castanho Características

O adulto tem vida longa, às vezes vive mais de três anos. As fêmeas acasalam várias vezes e podem pôr de 300 a 600 ovos cobertos com um material pegajoso ao qual as partículas de farinha aderem. As larvas chocadas se alimentam de qualquer alimento disponível por cerca de 3-4 semanas e do filhote. Um ciclo de vida requer 7 a 12 semanas, dependendo das temperaturas prevalecentes; as condições ideais são 35°C e 60-80% de umidade relativa. Esses besouros podem se dispersar em voo.

Uma das principais pragas dos produtos armazenados, especialmente em climas mais quentes. Infesta principalmente sementes, grãos e outros produtos, geralmente aqueles que já foram feridos por outras pragas ou danificados durante a colheita e o armazenamento. O produto afetado fica contaminado com fezes e o aumento da umidade promove a moldagem. As perdas econômicas consistem em redução de peso e qualidade do produto, dificuldades em assar, menor comercialização de produtos infestados e um cheiro desagradável que o acompanha. A presença de pragas pode causar respostas alérgicas.

Besouro Castanho: Gerenciamento de Praga

O primeiro passo no gerenciamento de uma infestação é encontrar e remover a fonte da infestação. Os besouros castanhos podem se alimentar e sobreviver até mesmo nos menores pedaços de grãos, portanto a limpeza é uma parte crucial do controle dessas pragas. Ao tentar localizar a fonte, certifique-se de considerar todos os itens alimentares prováveis, incluindo alimentos para animais secos, flores secas, nozes, sementes de aves e todos os produtos de grãos.

Certifique-se de procurar “pacotes com vazamento”. Pequenos pedaços de farinha ou grãos derramados de um pacote são frequentemente um sinal de que uma infestação está presente. Certifique-se de localizar todo o material infestado e descartá-lo colocando-o em um saco ou recipiente selado e jogando-o em um recipiente de lixo externo. Você também pode colocar o material infestado no freezer por quatro a cinco dias.

Lembre-se de que esses besouros podem infestar outras áreas além da despensa. Certifique-se de inspecionar especiarias, alimentos para animais e arranjos de flores. Lembre-se também de que alguns animais empalhados em móveis ou animais empalhados podem ter produtos naturais com os quais esses besouros podem se alimentar. Também esteja ciente das áreas nas quais qualquer um desses produtos pode ter derramado, como sob a geladeira ou o fogão.

Esses besouros são capazes de localizar pequenos pedaços de comida. Depois que todo o material infestado tiver sido removido, certifique-se de aspirar e limpar a área ao redor da infestação. Se você tiver papel de prateleira, seria aconselhável removê-lo, limpe-o completamente com sabão e água quente e substitua-o por papel novo. Certifique-se de prestar muita atenção às rachaduras e fendas de qualquer gabinete.

Para evitar re-infestação, todos os produtos de grãos devem ser armazenados em recipientes com tampas bem ajustadas ou armazenados no freezer. Considere também de onde veio a infestação. É provável que você possa ter uma re-infestação comprando produtos de grãos infestados da mesma empresa. Ao fazer compras, procure aqueles “pacotes com vazamento”. Se você suspeitar de uma infestação de besouros, não compre o produto.

Besouro Castanho: Controle Físico, Químico ou Biológico

Se forem encontradas infestações, a loja ou as prateleiras devem ser aspiradas e a área ao redor da infestação cuidadosamente limpa. Reduzir o número de pragas peneirando ou adicionando pós inertes ao volume de grãos, o que causa a morte por dessecação. Os produtos com grãos suspeitos podem ser armazenados em recipientes com tampas apertadas ou em um freezer por 4 a 5 dias, ou, se possível, a temperaturas de 50°C.

Atmosferas modificadas, reduzindo os níveis de O² e aumentando os de CO² ou de aspiração, são aplicáveis ​​em espaços fechados ou espaços que podem ser selados por folhas de plástico. A aplicação de terra de diatomácea ao trigo adulto com besouros castanhos resultou em 100% de mortalidade de pragas, apenas em 60 a 80% no milho. As populações de besouros originárias de diferentes regiões diferiram quanto à suscetibilidade a terra diatomácea.

Tribolium castaneum desenvolveu resistência a muitos pesticidas comuns, cuja intensidade difere em diferentes regiões. As aplicações diretas de um aerossol de piretrina no besouro resultaram em quase 90% de mortalidade, mas menos quando aplicadas em farinha infestada. O tratamento de larvas de pragas com reguladores de crescimento de insetos resultou em besouros malformados ou em uma emergência adulta muito reduzida.

O controle também foi alcançado com um piretróide isolado ou quando combinado com um IGR e com espinetoram. Óleos essenciais extraídos da canela (cinnamomum aromaticum nees) e impregnados em discos de papel de filtro repeliram fortemente o besouro. Uma cepa do fungo entomopatogênico beauveria bassiana mostrou alguma promessa para o controle da praga.

Veja também

Chimpanzé Bonobo: Características, Nome Científico e Fotos

O bonobo é uma espécie de chimpanzé que possui o nome científico de Paniscus. Podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *