Antes de abordamos a origem do Cavalo Hispano-Árabe, primeiramente temos que falar sobre os cavalos que deram origem a essa nova raça. Confira abaixo todos seus precursores e o motivo da sua miscigenação.
Cavalo Andaluz
Cavalo Andaluz ou também conhecido como cavalo Pura Raça Espanhola, é um dos primeiros cavalos da história, principalmente no que se trata de cavalos utilizados para passeios. Seu nome é Andaluz pois seu registro foi na cidade de Andaluzia, que fica na Espanha.
A fama que rendeu o nome de Pura Raça Espanhola é por conta que embora existam outras raças de cavalo na Espanha, essa é a mais conhecida e também uma das mais antigas.
Com o descobrimento das Américas, foi um cavalo muito importante no que refere a cruzamento de animais, pois embora seja forte, bonito e ágil, não possui grande velocidade, sendo então um bom cavalo para passeios, trabalhos agrários, mas não muito para esportes que envolvam corridas. Está muito presente em campeonatos de adestramento e também de saltos.
Foi muito utilizado nas guerras por conta de sua coragem, característica marcante de seu perfil, mas seu temperamento é dócil e pode-se dizer que é cavalo bem obediente, inteligente e tranquilo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que já tenha tido algum contato e experiência com cavalos anteriormente. Além do continente americano, também foi o responsável pela expansão de novas raças na Europa, sendo o cavalo que deu origem a cavalos mais conhecidos atualmente como o Puro Sangue Inglês.
Cavalo Árabe
O cavalo árabe ou também conhecido como Cavalo Puro Sangue Árabe é uma das raças mais fáceis de serem identificadas por conta de características exclusivas e bem marcantes, que são a presença de uma cabeça bem delicada finalizada com orelhas pequenas e um focinho bem curto.
Não se sabe ao certo a origem desse cavalo, mas existem registros de 4 mil anos antes de Cristo da existência dessa raça já domesticada na região na Mesopotâmia. Ou seja, desde sempre foi um cavalo muito ligado com os humanos e de grande funcionalidade, como corridas, esteve presente nas regiões agrícolas e até mesmo zonas de guerra.
Sua origem é tão antiga que diversas religiões falam sobre esse cavalo em seus livros sagrados devido a sua grande lealdade, dizem que é um cavalo que nunca abandona seu dono, é muito corajoso, obediente e inteligente. Por conta disso conquistou facilmente diversos territórios e muitas guerras ocorreram como maneira de obter esse cavalo em grande quantidade.
Ao contrário do cavalo Andaluz, esse é um cavalo bem leve e por conta disso possui muita velocidade, sendo também um cavalo muito resistente e de excelente visão por ter sua origem no Deserto.
Embora esse texto aborde as misturas de raças de cavalos, antigamente isso não era muito comum e os cavalos só tinham devido valor e eram comercializados com um preço bem alto se fossem puros.
Com a expansão e conquista de territórios, novas pesquisas começaram a ser feitas e esses cruzamentos passaram a ser comuns como meio de unir as qualidades entre duas raças e tornar uma terceira ainda melhor, como é o caso do cavalo Hispano-Árabe que abordaremos mais abaixo.
Cavalo Hispano-Árabe
Existem alguns estudos que indicam que essa raça e seu cruzamento já havia sido verificado em meados de 1800 na cidade de Andaluzia, uma das cidades originárias do Puro Sangue Espanhol que é um dos protagonistas dessa mistura junto com o Puro Sangue Árabe que com o aumento de guerras para conquista de novas terras e dominação de novas populações apareceu em outros lugares como a Europa, porém o registro oficial desse cruzamento só ocorreu recentemente no ano de 2002.
A intensão era unir a resistência e força do cavalo Andaluz com a velocidade e traços mais delicados do cavalo Árabe como meio de obter um animal mais bonito, resistente e também mais rápido. Por conta dessa mistura é difícil definir características fixas dessa raça, pois podem variar e puxar mais para o espanhol ou mais para o árabe dependendo do tipo de cavalo que foi utilizado no cruzamento.
Mas no geral os registros da raça Hispano-árabe dizem que ele tem pelagem mais escura em tons de cinza ou tons mais escuros, e chegam a medir mais de um metro e meio e um pouco mais de 400 quilos. Seu uso é mais para esportes de obstáculos, adestramento, saltos ou simplesmente para passeios e caminhadas, assim como o Puro Sangue Espanhol, não sendo muito visto em corridas como o Puro Sangue Árabe.
Curiosidades Sobre Raças de Cavalos
As raças em maiores quantidades, que possuem maior número também de criadores, de vendas e também de possibilidade de mistura são as mais antigas, como vimos aqui em cima, raça Puro Sangue Espanhol, raça Puro Sangue Árabe, entre outras como: Puro Sangue Inglês, Lusitano, Quarto de Milha, entre outros.
As suas qualidades variam sendo desde cavalos especiais para corridas, os de sangue quente, como cavalos para agricultura, ou trabalhos pesados que são chamados de cavalos com sangue gelado ou frio. Existem também os cavalos pequenos que são chamados de pôneis e os cavalos de sangue muito quente, chamados na literatura como corcel, que são cavalos de temperamento mais forte, que precisam de uma relação de maior confiança para serem domesticados. Ao contrário dos outros que são mais dóceis, pois os cavalos geralmente são animais tranquilos, tendo poucos registros sobre as vezes que os mesmos deram coices ou foram agressivos com os homens sem uma razão que parecesse ameaçadora para eles.
No Brasil existem outras raças de cavalos que foram criadas devido a presença de europeus de vários países que trouxeram junto com a sua cultura, diversos tipos de animais. É o caso do famoso Mangalarga Marchador, conhecido pela sua resistência de ficar muitos dias cavalgando sem cansar e sem precisar de uma alimentação específica para encorpar, essa é uma mistura de cavalos Lusitanos com cavalos marchadores que foram encontrados na região do estado de Minas Gerais.
O cavalo Crioulo também foi uma mistura de duas raças espanholas, o Andaluz (novamente) e o cavalo Losino. É um dos campeões e queridos na premiação Freio de Ouro que é muito famosa pelo Brasil inteiro, sendo um dos eventos mais importantes para quem se considera amante de corridas e campeonatos que envolvam esses equinos.