Home / Plantas / Manteiga de Amêndoa: Benefícios e Como Preparar

Manteiga de Amêndoa: Benefícios e Como Preparar

A manteiga de amêndoa é uma excelente opção para quem deseja perder peso, ela possui uma série de benefícios e auxilia nosso organismo em diferentes funções. 

É muito fácil de preparar e usufruir todos os seus benefícios. Rápido, prático e pode ser consumida com diferentes alimentos, no almoço ou na janta. 

Continue acompanhando para saber o que é a amêndoa, quais são os benefícios da manteiga de amêndoa e como preparar uma deliciosa receita. Confira! 

O Que É a Amêndoa?

A amêndoa é a semente da árvore conhecida como amendoeira. A árvore é encontrada sobretudo em regiões litorâneas, mas é amplamente cultivada por todo o Brasil e partes do mundo. 

A árvore amendoeira é originária da China e Ásia Central. Porém, quando foram descobertas as maravilhas da amêndoa, rapidamente se espalhou por todo o continente europeu e praticamente pelo mundo todo. 

Antigamente, a árvore amendoeira era usada para manter o equilíbrio nas embarcações, para balancear o peso e evitar que o navio afundasse.

Amêndoa
Amêndoa

Quando chegavam no seu destino, os tripulantes jogavam as casas e cascos nas praias, e consequentemente as sementes iam junto. E aqui no Brasil não foi diferente, porém, como aqui o clima é tropical, com grande presença de iluminação solar, a árvore teve uma excelente adaptabilidade e disseminou-se por praticamente todo o país. 

A árvore é muito característica, suas folhas são largas, verdes vivo com tons de vermelho. O seu fruto é redondo e amarelado com o interior branco, ele é comestível, porém pouco consumido. Fato é que dentro dele estão as sementes da amendoeira, onde a principal função do fruto é protegê-la. A semente é a famosa amêndoa. 

Sendo assim, a amêndoa é muito encontrada por aqui, pois há uma vasta quantidade de árvores amendoeiras. Não à toa, ela é muito consumida por nós brasileiros. 

A amêndoa é importantíssima para nossa saúde, ela possui as famosas “gorduras do bem”, com vitaminas, minerais e propriedades que ajudam nosso organismo a funcionar melhor, da maneira correta. 

Elas estão presente no grupo das oleaginosas, onde também estão as nozes, castanhas, pistaches, etc. 

Existem ao menos 30 espécies de amêndoas espalhados pelo mundo, isso significa que são amplamente cultivadas pois possuem uma série de benefícios. Quais são eles? Confira a seguir! 

Benefícios Da Amêndoa

Por que consumir amêndoa? Eis uma dúvida muito comum, tendo em vista o alto valor que são encontradas em determinadas regiões. Porém, o preço compensa os inúmeros benefícios apresentados pela semente. 

Confira quais são os principais benefícios da amêndoa! 

Previne Doenças Do Coração

Riquíssima em ácidos graxos e antioxidantes, as amêndoas melhoram o funcionamento das funções cardíacas. 

Além disso, elas combatem diferentes males que podem afetar nosso organismo, já que é rica em antioxidantes e flavonoides, que são capazes de aumentar a frequência cardíaca e aumentar a circulação do sangue.

A amêndoa é uma excelente opção para quem possui problemas do coração, com colesterol, ou mesmo frequência cardíaca.

Benefícios Da Amêndoa
Benefícios Da Amêndoa

Contra a Pressão Alta

A amêndoa, independente de como consumida, seja em forma de manteiga, ou mesmo crua, é capaz de combater a pressão alta. 

A grande quantidade de potássio presente na semente, favorece, protege e nutre o organismo. O potássio age e controla os níveis da pressão cardíaca, diminuindo-os e aumentando a qualidade de vida. 

Além do potássio, o magnésio também é essencial para a redução da pressão e diferente de muitos medicamentos e produtos, a amêndoa possui níveis baixíssimos de sódio, favorecendo ainda mais quem sofre com hipertensão e problemas semelhantes. 

Controla Níveis De Açúcar No Sangue

Açúcar no Sangue
Açúcar no Sangue

Devido aos ácidos graxos presentes em sua composição, a amêndoa favorece muito o controle de níveis de açúcar no sangue. Ela ajuda a liberar o açúcar na corrente sanguínea e desta maneira, é indicada para quem passa por problemas como a diabetes, excesso de peso e gordura corporal, entre outros. 

Ajuda Na Perda De Peso

A maneira é uma excelente opção para quem deseja perder peso. Ela auxilia de maneira muito positiva, pois possui um alto grau de saciedade e satisfaz quem a consome. Sendo assim, para quem deseja emagrecer, as amêndoas são altamente recomendadas. 

O fato de ser parte do grupo das oleaginosas e ser constituída da gordura do bem, faz com que ela sacie quem a consome, porém, vale destacar que o consumo deve ser moderado e o’excesso pode trazer prejuízos ao organismo. Então controle o consumo e alimente-se de amêndoas para diminuir alguns quilinhos. 

Contra Câimbras

É importante destacar também que o Magnésio e o Potássio presentes na composição das amêndoas auxiliam as contrações musculares. 

Sendo assim, ela é muito indicada para esportistas e também para gestantes, que sofrem diariamente com as contrações e dores musculares. 

O magnésio faz com que os músculos “se soltem” e evita a contração. Além dessas duas propriedades, o cálcio presente também auxilia contra as câimbras. É muito indicado o consumo das amêndoas.

Está esperando o que para fazer uma deliciosa manteiga de amêndoas e usufruir de todos esses benefícios? Confira abaixo como você pode fazê-la!

Como Preparar Manteiga De Amêndoa

Manteiga De Amêndoa 
Manteiga De Amêndoa

A manteiga de amêndoa pode ser consumida em diferentes pratos, seja com pão, pura, na salada. É uma excelente opção para consumir no almoço, na janta e até no café da manhã. Como você viu acima, ela é importantíssima para o nosso organismo e desta maneira, temos o’dever de consumi-la sempre que possível. 

Veja abaixo como fazer uma incrível manteiga de amêndoa, muito rápido, simples e deliciosa! 

Para fazer a receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 250 gramas (ou mais) de amêndoas;
  • Sal (a gosto).

Modo de preparo: 

  1. O primeiro passo é colocar as amêndoas em uma forma e levá-las ao forno por cerca de 10 a 15 minutos; 
  2. Retire e coloque-as em um triturador ou liquidificador, pode levar um tempo até que sejam trituradas. Bata bem e lembre-se de raspar as laterais do recipiente; 
  3. Observe se ela já liberou todo o seu óleo, se sim, pode retirar e colocá-la em um pote (coloque a quantidade de sal que preferir).

Lembre-se que ela pode ficar até 1 mês em temperatura ambiente antes que estrague, então consuma-a antes desse período! 

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *