Home / Plantas / Goiaba Maçã: Características, Nome Científico e Fotos

Goiaba Maçã: Características, Nome Científico e Fotos

É muito provável que você já tenha comida goiaba e maçã na sua vida. Ambas as frutas fazem parte da alimentação da maioria dos brasileiros, e podem ser encontradas além do mercados, como sítios pequenos e fazendas. Entretanto, o que muitos podem não conhecer, é uma fruta chamada Goiaba Maçã, uma união entre ambas as espécies de frutas.

Meio louco, certo? Não completamente. Apesar de não ser tão conhecida no Brasil, ela é uma das frutas mais consumidas na Índia e é bem popular em alguns outros países. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre suas características, nome científico e outros. Tudo isso com fotos para vocês conhecerem! Continue lendo para descobrir mais sobre essa fruta tão misteriosa e diferente.

Nome Científico da Goiaba Maçã

O nome científico se trata de um nome utilizado pelos cientistas para categorizar determinadas plantas ou animais. Dessa forma, fica mais fácil descobrir de quem ela é parente, sua origem, semelhanças e diferenças com outras plantas e entre outros tributos. Uma forma organizada de conseguir estuda-los corretamente e entender a vida do planeta.

No caso da goiaba maçã, ela recebe o nome um tanto quanto longo, se comparado a outros nomes científico. Sendo: Psidium guajava “maple”. O Psidium guajava se refere as goiabeiras, todas elas. É a categoria principal dessa goiaba. Enquanto que o maple, é a relação dela com a maçã. Entretanto, popularmente é chamada na maioria das vezes de goiaba maçã ou goiaba da Índia. Por ser uma planta hibrida, ou seja, que foi criada a partir do cruzamento de outras duas plantas, não há muita informação quanto ao seu histórico e tudo mais. É importante lembrar que a maioria das características são das goiabeiras, e não das maçãs.

Características da Goiaba Maçã

A goiaba maçã leva características de ambas as frutas, entretanto, ela é mais semelhante com a goiaba do que com a maçã. Por isso, em países fora do Brasil onde são bastante consumidas, como a Índia, há o costume de chama-la somente de goiaba. Sua origem é indiana, e chegou no Brasil por volta do ano de 2010, porém não ganhou muito o mercado brasileiro. Veio com alguns agricultores independentes, não muito grandes, tentando inovar. Suas mudas começaram a ser comercializadas, e deram mais retorno do que a venda da própria fruta no mercado.

Para quem quer adquirir uma dessas para colocar no quintal, sítio ou fazenda, normalmente só encontra-se para vender as mudas. Após ser plantada de acordo com as informações dadas pela pessoa que vendeu, deve ser feito todos os preparos e cuidados. Após um ano, começa a frutificação. O melhor, é que se a poda for feita de forma correta, você pode conseguir colher os frutos durante todo o ano. Isso porque a frutificação ocorre sempre 7 meses após a poda. Ao plantar 4 goiabas maçãs, sendo 1 a cada 90 dias, você colherá frutos todos os meses.

Outro ponto positivo, é que devido as mudanças realizadas na fruta para ser dessa forma, ela também tem uma resistência melhor. Tanto para diferentes tipos de solos e climas, quanto para pragas e moscas, que costumam atacar os frutos. Mesmo assim, a popularidade não foi tão grande. O que é estranho, pois daria completamente certo com o clima, solo e restante do nosso país. Não é preciso ter um espaço enorme para planta-la, sendo possível colocar a muda até em vasos no chão. Seus ramos ficam meio espalhados, e a altura raramente passa de 70 centímetros do chão.

 

A fruta em si tem a casca de cor vermelha bastante vibrante, bem chamativa. Quando estão novas, sua coloração é praticamente toda verde. Mudando com o tempo para o amarelo, e depois o vermelho. Quanto mais vermelha por fora, mais madura a fruta está. Por dentro, em sua polpa, a coloração é branca, e ela é bem crocante com poucas sementes. O seu gosto é bem doce, por isso pode ser comido tanto in natura, quanto em sobremesas das mais variadas. Raramente é utilizada em saladas, molhos e outros pratos doces devido a sua doçura.

Pé de Goiaba Maçã
Pé de Goiaba Maçã

Na internet existem diversos sites brasileiros e confiáveis que enviam as mudas da planta de goiaba maçã para você conseguir plantar. É uma boa opção para quem já procurou pela cidade e não encontrou, já que ela é raríssima no Brasil. As crianças amam essa fruta, o que pode ser de grande ajuda. Pela aparência divertida, e o gosto doce, dá para inserir mais um alimento saudável, sem que elas achem ruim. Também é bom, pois devido a baixa quantidade de sementes, não tem perigo de elas acabarem se engasgando ou machucando os dentes. Facilmente, os pais conseguem retirar as sementes presentes nessa goiaba.

Fotos da Goiaba Maçã

Mas, afinal das contas, qual é realmente a aparência dessa fruta tão diferente? Fica até mesmo imaginar como uma mistura entre goiaba e maçã pode resultar, não é mesmo? Para quem nunca teve a oportunidade de ver e provar uma, veja a seguir algumas imagens dela. Para que talvez, você consiga identifica-las em um mercado ou feira e comprar para provar.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre a goiaba maçã, seu nome científico, características e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre maçãs, goiabas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Flor Astromelia Branca Natural: Características e Fotos

Com folhas torcidas e pétalas de cores vivas, as astromélias são flores sempre muito presentes …

2 comentários

  1. Muito bem explicado e muito interessante.a pouco consegui comprar uma muda de goiaba maçã.e futuramente quer dar detalhes dessa planta para ajudar que quiser plantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *