Home / Plantas / Morango Benefícios e Malefícios para o Homem

Morango Benefícios e Malefícios para o Homem

Os morangos são belas frutas em tom vermelho-intenso, textura macia, aroma suave e sabor azedo, excelente para decorar e confeccionar uma variedade de doces. No cinema, essas frutas possuem uma forte correlação à sensualidade , e até mesmo ao amor, pois, segundo algumas lendas, o morango seria a fruta símbolo de Vênus.

Atualmente, nas zonas temperadas do planeta, ainda existem espécies de morangos nativas, no entanto, de um modo geral, a maioria dos morangos cultivados advém do cruzamento ou união entre várias espécies. Algumas variedades da  fruta incluem espécies silvestres encontradas nas Américas. Os primeiros morangos teriam sido cultivados na Europa a partir do século XV, todavia, eram muito pequenos e de formato irregular.

No Brasil, o maior produtor de morangos é o estado de São Paulo, no entanto, a região do extremo sul de Minas Gerais também merece destaque.

Somado ao sabor e à atratividade comercial incrível, o morango possui uma variedade de minerais e vitaminas que trazem propriedades incríveis quando a fruta é inserida em pequenos lanches e suco vitaminados durante o dia. Contudo, convém lembrar que doces, geleias e cremes (apesar de saborosos) não são a melhor opção para desfrutar das propriedades da fruta.

Neste artigo, você conhecerá alguns benefícios e até mesmo malefícios que o morango pode trazer para a saúde, além de conhecer outras importantes características da fruta.

Então venha conosco e boa leitura.

Morango Classificação Botânica

Morango Classificação Botânica
Morango Classificação Botânica

A classificação científica para o morango obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Rosales;

Família: Rosaceae;

Subfamília: Rosoideae;

Gênero: Fragaria.

Dentro deste gênero, estão distribuídas 12 espécies, as mais populares incluem: Fragaria chiloensis, Fragaria daltoniana, Fragaria moschata, Fragaria vesca, Fragaria virginiana e Fragaria viridis.

Morango Características Físicas

Morango Classificação Física
Morango Classificação Física

O morango é na verdade um pseudofruto, uma vez que a porção carnuda não é derivada do ovário da planta e sim do seu receptáculo, ou seja, da parte que sustenta a planta.

Os pequenos pontos escuros e endurecidos dispostos na parte exterior do morango (chamados vulgarmente de sementes) são os verdadeiros frutos.

O pé de morango é considerado um arbusto trepador, com presença de poucos (porém bem destacados) espinhos. O caule é de cor verde, ramificado e de formato cilíndrico. As folhas possuem entre 3 a 7 focíolos. As flores são isoladas e apresentam cor branca.

Morango Benefícios

O morango como opção de lanche é excelente para pessoas que estão em dieta, visto que cada morango contém aproximadamente 5 calorias. Essa fruta também é rica em antioxidantes como o ácido elágico e as antocianinas que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele, além de prevenir contra doenças cardiovasculares, prevenir contra o câncer, combater infecções e melhorar a capacidade mental.

A vitamina C contida na fruta auxilia na cicatrização de ferimentos, prevenção de hemorragias e maior absorção do Ferro.

Em menor quantidade, a fruta contém certa concentração de Ferro e vitamina B5 (Niacina). Esta vitamina auxilia a evitar problemas de pele, problemas do sistema nervoso, problemas do sistema digestivo e quadros de reumatismo; ao passo que o Ferro faz parte da composição do sangue.

Suco natural de morango é indicado como auxiliar ao tratamento de gota e reumatismo, assim como contra infecções das vias urinárias, garganta e fígado.

O chá da folha de morango também é bastante utilizado. Esta bebida auxilia na purificação do sangue, assim como na alcalinização do sistema nervoso.

Morango Malefícios

Apesar de todos os benefícios encontrados na fruta, ainda há algumas ressalvas em relação ao seu consumo. De uma forma geral, as frutas cítricas são as mais alergênicas e o morango está incluso nessa lista. Somado a isso, muitas vezes a quantidade de pesticidas e agrotóxicos utilizados no plantio do morango são muito elevados, contribuindo para o aparecimento de reações graves.

Mulher Com Muitos Morangos nas Mãos
Mulher Com Muitos Morangos nas Mãos

A alergia alimentar implica em sintomas como náuseas, urticárias, vermelhidão no nariz, dores de cabeça e inchaço.

A intolerância e alergia ao morango podem surgir em qualquer período de vida. Nestes casos, há a produção de anticorpos específicos contra a fruta, detectados por meio de exames de sangue ou de pele.

Armazenagem e Consumo de Morangos

O morango é uma fruta rasteira, logo é importante que seja cuidadosamente lavado antes do consumo, de modo a eliminar possíveis impurezas. A limpeza deve ser realizada com água corrente, e, sempre que possível, complementada deixando a fruta de molho em água acidificada (composta por limão e vinagre) durante 15 minutos.

Os morangos são muito sensíveis, logo não devem ser guardados por muito tempo na geladeira. O ideal é que sejam armazenados por até no máximo por 3 dias, sem serem lavados (pois a água acelera o seu processo de apodrecimento).

Cultura de Morango

Esta fruta é considerada relativamente exigente em relação às condições nutricionais e físicas do solo. A maior produtividade é observada em solos bem drenados, com boa constituição física e boa disposição de matéria orgânica. O sistema radicular é bastante delicado, logo o canteiro deve ser bem preparado.

Ao escolher a variedade de morango a ser cultivada, é importante levar em consideração fatores como a precocidade, produtividade, conservação, sabor e resistência a pragas e doenças.

Não é indicado que sejam plantados outros vegetais na área de cultivo do morango, pois o mesmo é facilmente afetado com a concorrência.

O período de safra desta fruta é entre os meses de Julho a Novembro.

Receita: Salada de Morango e Limão

Este tópico é um item bônus do artigo, e foge da comum sugestão de inclusão da fruta em lanches, visto que é uma salada para ser consumida no almoço ou no jantar.

Salada de Morango e Limão
Salada de Morango e Limão

Os ingredientes são:

  • Meia-alface icebergue;
  • 1 melão pequeno;
  • 225 gramas de morangos fatiados;
  • 1 pedaço pequeno de pepino (5 centímetros), fatiado levemente;
  • Pedaços de hortelã fresca.
  • 200 ml de iogurte natural;
  • 3-4 cubos de gelo;
  • ½ colher chá casca ralada de limão.

O modo de preparo é simples. Em uma travessa disponha o alface com o melão, os morangos e o pepino dispostos sobre ele. Os demais ingredientes são levados ao liquidificador para obtenção de um molho, que deve ser temperar a salada.

*

Agora que você já conhece características nutricionais importantes sobre o morango, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BERTELLI, C. Perigo: morango pode fazer mal à saúde. Disponível em: < https://saude.ig.com.br/alimentacao/perigo-morango-pode-fazer-mal-a-saude/n1597099697220.html>;

Portal São Francisco. Morango. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/morango>;

ZANIN, T. Tua Saúde. Benefícios do Morango. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/beneficios-do-morango/>.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *