Home / Plantas / Curiosidades Sobre o Morango e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Morango e Fatos Interessantes

O morango cultivado como o conhecemos é uma espécie híbrida de morango cultivada por sua fruta. É consumido em grandes quantidades, tanto frescos como incorporados em alimentos preparados, tais como compotas, sumos de fruta ,tortas, sorvetes, geleias ou milkshakes, pra citar alguns exemplos.

Lendas Sobre a Origem Do Morango

Afrodite e Perséfone, deusas do Olimpo Grego, apaixonam-se loucamente pela bela Adonis. O último, então, torna-se o alvo dos amantes, ciumentos de ambas as divindades. Foi provavelmente Ares, deus da guerra e amante de Afrodite, que jogou um javali no jovem Adonis durante uma festa de caça, ferindo-o até a morte. Do sangue de Adonis nasceram anêmonas, lágrimas de Afrodite nasceram rosas e a união dos dois fluidos nasceram morangos.

O mito do povo índio americano Cherokee sobre as origens do mundo conta que uma terrível disputa entre o primeiro homem e a primeira mulher a quem o Criador deu a vida terminou no voo selvagem da mulher em um bosque. Ela encontrou morangos suculentos e, ao saboreá-los, esqueceu a disputa e voltou a compartilhar com sua amada as frutas colhidas.

Curiosidades Sobre O Morango E Fatos Interessantes

Sabia que no Japão existem morangos que são completamente brancos por dentro e por fora com sementes vermelhas? Coisas de japoneses… esses morangos são chamados de “O aroma do primeiro amor” por lá.

Na China, pessoas nascidas depois de 1981 são cunhadas com a expressão “Geração de morango”. Este é um termo chinês de certa forma depreciativo referente a essas pessoas porque aparentemente não podem suportar a pressão social ou trabalhar duro como a geração de seus pais. E o que tem os morangos com isso? Porque morangos “machucam facilmente”.

A Universidade da Califórnia em Davis é uma das maiores criadoras e detentoras de patentes de variedades de morango do mundo. E isso é um fato mesmo pra maioria das variedades cultivadas no Brasil.

Já notou como plantas de morangos invariavelmente são muito perfumadas? Tem sentido porque morangos estão na mesma família rosaceae, a família das rosas.

Morango é uma fruta com sementes. Não! Na verdade aquilo que comemos é o receptáculo da fruta porque as “sementes” que você vê do lado de fora de um morango são, na verdade, os ovários da planta e são chamadas “aquênios”. Cada “semente” é tecnicamente uma fruta separada que tem uma semente dentro dela.

Apesar de ser nativo de regiões moderadamente frias, nosso morango cultivado hoje não é resistente a frios extremos. No entanto, há um morango que resiste ao frio mas que qualquer outra variedade. Qual o segredo? É projetado com genes produtores de anticongelante de um peixe linguado ártico. Será que esse morango tem gosto de peixe?

Garotinha Comendo Morango
Garotinha Comendo Morango

Assim como acontece com outras plantas frutíferas, nem sempre é só a fruta que pode se comer. Aliás, o que comemos do morangueiro nem é a fruta mesmo! Sendo assim qual o problema de comer mais alguma coisa da planta não é? Pois as folhas de morango são comestíveis e bastante nutritivas.

Muita coisa no cultivo do morango mudou nos últimos anos, principalmente a medida que se desenvolveu ainda mais o processo de hibridização. Mas tem uma coisa que não mudou quase nada: O processo de colheita e limpeza não mudou substancialmente ao longo do tempo. Os delicados morangos ainda são colhidos à mão.

Levando em consideração apenas a composição de um morango, poderíamos quase afirmar que o morango é uma melancia em miniatura. Isso porque a composição de morango em sua maioria é água (91% especificamente) e apenas cerca de 7% de carboidratos, 0,3% de gordura e somente 0,7% de proteína. Muito semelhante a composição de melancias.

O morango mais pesado pesa 250 gramas, que foi cultivado por Koji Nakao (Japão) e foi pesado em Fukuoka, Fukuoka, no Japão, em 2015. Existe um museu na Bélgica dedicado aos morangos. Na loja de presentes do Le Musée de la Fraise, você pode comprar desde geléia de morango até cerveja de morango.

Quando se fala em morango, você pensa numa fruta de que cor? Sabia que há morango de outras cores? Também há morangos amarelos, azuis, brancos, pretos e roxos. E não pense você só existe esses pequenos que você ama comer com creme de leite (tem gente que come assim). Alguns morangos são tão grandes quanto uma laranja.

O morango sempre esteve associado a simbolismos culturais ou a crenças populares das mais diversas. Infelizmente muito disso não era fundamentado em nada de concreto. Talvez por isso ainda existe um empenho tão grande em se “destrinchar” os segredos do morango. Você sabia que já surgiu 75 pesquisadores e 38 esforços de instituto de pesquisa só para mapear o genoma do morango? Essa fruta, de fato, desperta curiosidade!

Fatos Concretos Sobre Morangos

Curiosidades, lendas e crendices à parte. vamos nos ater o que pode ser comprovado cientificamente sobre morangos para concluir o artigo. Atualmente há muitos variedades e híbridos de morangos comercializados por todo o planeta. Quantos tipos de morangos originais existem, aquelas plantas que já existiam sem intervenção humana? Boa pergunta.

Quando se trata de identificar morangos, a taxonomia das plantas de morango entra em cena, e para identificar a diversidade de espécies de plantas de morango nos dias de hoje, a genética desempenha um grande papel. Uma consideração importante a ter em mente é que existe uma grande diferença entre espécies e cultivares. As espécies possuem um grau de variação genética que as diferencia de suas contrapartes enquanto as cultivares são plantas identificáveis que expressam diversidade genética dentro de uma espécie (ou hibridização).

Morango Branco
Morango Branco

Então, quantas espécies de morango existem? De acordo com a Rede de Informações sobre Recursos de Germoplasma (parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), existem 103 espécies e subespécies distintas de plantas de morango. O gênero das plantas de morango é fragaria, e existem mais de vinte espécies e dezenas de subespécies.

Os morangos de jardim foram propagados pela primeira vez durante a década de 1970 na Bretanha, na França, através da mestiçagem fragaria virginiana das regiões orientais da América do Norte e fragaria chiloensis do Chile, que foi trazida em 1714. No entanto, cultivares de fragaria ananassa (o resultado da hibridização) dominaram a produção comercial de morangos até hoje.

Morangos são embalados com antioxidantes que são essenciais para diminuir a doença cardiovascular, manter os níveis de açúcar no sangue, cuidados com os olhos, função cerebral adequada e diminuição do risco de obesidade, entre outros. Os fitoquímicos encontrados nos morangos são uma fonte significativa de propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Veja também

Arroz Arbóreo: Benefícios, Propriedades e Como Fazer

O arroz é uma cultura que constantemente figura entre a 3 mais importantes do mundo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *