Home / Plantas / Ciclo De Vida Da Sequoia E Tamanho Da Árvore

Ciclo De Vida Da Sequoia E Tamanho Da Árvore

As árvores, em si, são seres fascinantes, apresentando os mais diversos tipos ao redor do mundo, com variedades em tamanho, expectativa de vida, etc. Uma que é muito boa falarmos é a sequoia, esse verdadeiro gigante da natureza.

E, esse será, justamente, o tema do texto a seguir.

A Sequoia E Suas Características Básicas

Sequoia no Meio da Floresta
Sequoia no Meio da Floresta

Pertencente à família das taxodiáceas, a sequoia, na verdade, possui apenas uma única espécie que sobreviveu até os dias de hoje: a sequoia vermelha (de nome científico Sequoia sempervirens) e a sequoia gigante (de nome científico Sequoiadendron gigantea). É um gênero que engloba muitas espécies de sequoias já extintas, como, por exemplo, a Sequoia affinis e a Sequoia chinensis.

Existe, ainda, uma espécie de “terceiro gênero” desse tipo de árvore, que é a Metasequoia, cujo único exemplar vivo é a chamada Metasequoia glyptostroboides. Este é caracterizada por ramos frondosos, e que mudam de cor a depender da estação. Tipo: na primavera, a cor dos ramos é verde-clara, enquanto que no verão, são azuis.

A sequoia é um tipo de árvore que possui uma grande resistência, tanto a doenças, quanto a desastres naturais. Pra se ter uma ideia, os galhos mais baixos delas estão a 45 m do chão, o que dá uma proteção e tanto à partes importantes da estrutura delas.

Um Pouco Sobre a Sequoia Vermelha

A sequoia vermelha é nativa da América do Norte, mais precisamente da costa oeste dos EUA. Na Califórnia, pra se ter uma ideia, existem exemplares desse tipo de sequoia com mais de mil anos de idade (pois é, esse tipo de árvore, além de crescer bastante em tamanho, vive muito)! Dentre elas, tem uma apelidada de Hyperion, que é considerada a maior árvore da Terra, com inacreditáveis 115 m de altura. Os cientistas que a descobriram por sua vez, não informaram a sua localização, sob a justificativa de que o turismo atrapalhe o ecossistema local.

Obviamente que se trata de um espécime de grande porte e longevidade. Além de viver tanto e de crescer verticalmente a alturas imensas, a circunferência do seu tronco também é enorme, podendo atingir dezenas de metros. Alguns desses exemplares podem apresentar cores avermelhadas, e seus troncos são tão robustos, que muitos chegam a cavar túneis nas estradas para os carros passarem por eles.

Existe também outra característica dessa sequoia que é o fato de seus ramos laterais serem relativamente curtos em comparação ao tamanho da árvore como um todo. Esses ramos estão concentrados na região apical da sequoia, com as folhas (estreitas na forma) estão distribuídas nos ápices desses ramos.

Três Sequoias Vermelhas
Três Sequoias Vermelhas

O seu crescimento, apesar da imensa altura, chega a ser um tanto rápido. A partir dos 20 anos de idade, atinge mais 20 m na vertical com certa facilidade. E, ressaltando ainda que a madeira dessa árvore é bastante apreciada, devido à sua resistência a fatores atmosféricos, o que causou a diminuição gradativa de várias dessas espécies ao longo dos anos.

Um Pouco Sobre a Sequoia Gigante

Já a sequoia gigante é a maior árvore do mundo (pelo menos em se tratando de volume). Pode atingir cerca de 115 m de altura, ao mesmo tempo em que pode chegar a 12 m de diâmetro. De acordo com estimativas de especialistas, a sequoia mais velha que existe tem inacreditáveis 4650 anos, com localização no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia.

A casca dessa árvore é bastante fibrosa, com sulcos que podem medir 60 cm de espessura, e que ficam na base do tronco. Esse tipo de casca, inclusive, é excelente para proteger a árvore contra o fogo. Assim como as folhas dos pinheiros, as dessa aqui possuem apenas 6 mm, o que acaba fazendo uma espécie de espiral nos brotos.

As sementes da sequoia gigante, por sua vez, vêm em cones, e este possuem em torno de 230 sementes, cuja cor é marrom-escura, com aproximadamente 5 mm de altura e 1 mm de espessura. Quando se desprendem do cone, as sementes voam com o vento para serem “plantadas” em outros lugares,

Algumas Curiosidades Sobre as Sequoias Em Geral

A Hyperion pode ser considerada a maior sequoia (e, consequentemente, árvore) do mundo, mas, não é a maior em termos de volume. Esse título está, atualmente, com a General Sherman, que fica no Sequoia National Park, Ela possui nada menos de que 1487 m3 de volume. Sua altura? “Apenas” 83 m.

Em Portugal e no Brasil, algumas dessas espécies têm sido cultivadas para fins ornamentais. Mas, principalmente, esse plantio tem o intuito de servir como uma espécie de adaptação desse tipo de árvore, pois os locais onde vivem está sendo degradada há anos pela ação do home. Alguns exemplares dessas árvores, por exemplo, são classificadas como de Interesse Público em Portugal.

Árvore Hyperion
Árvore Hyperion

O mais provável é que as sequoias tenham predominado em grandes florestas no passado, especialmente, devido à sua resistência e à sua longevidade. São bastante firmes contra ventos frios e geadas, por exemplo. Mas, hoje, trata-se de um tipo de árvore que se encontra conservada em poucos lugares, como, por exemplo, no Yosemite National Park, em Serra Nevada, ou no Kings Canyon National Park, também localizado em Serra Nevada.

Mesmo que, ao longo desses anos, tenha se tentado levar a sequoia para outros países de outras regiões do planeta, os exemplares de maiores proporções continuam a serem encontrados nos EUA. Até mesmo porque leva anos e anos para essa árvore atingir um porte gigante, e a sua reprodução é limitada às sementes que se encontram em seus ramos.

Yosemite National Park

Por sinal, as sementes das sequoias podem demorar até 21 anos para crescer nos ramos da árvore. Já para germinarem, é preciso um solo mineral húmido e que tenha veios rochosos. Ao mesmo tempo, é o tipo de planta que precisa de poucos nutrientes, mas, em contrapartida, precisam de muito sol. São fatores que, de fato, dificultam a introdução dessas espécies em outros lugares do planeta.

Considerada um verdadeiro fóssil vivo dos tempos atuais, a sequoia é um ser bastante imponente, e que precisa ser preservado. Afinal, não é todo dia que se pode contemplar a beleza de uma árvore desse porte, não é mesmo?

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *