Home / Plantas / Qual o Melhor Adubo Para Amarilis? Existe Algum Caseiro?

Qual o Melhor Adubo Para Amarilis? Existe Algum Caseiro?

Poucos botões florais são mais fáceis de cultivar que amarílis – e poucas florescem com maior exuberância e beleza. Apenas plante a lâmpada em bom solo, regue regularmente e forneça luz indireta. Uma estaca de apoio é útil para manter as flores na vertical, mas pouco mais é necessário. A maioria das variedades começará a florescer de seis a oito semanas após o plantio; alguns podem levar até dez semanas.

Brotando de grandes bulbos, as plantas são celebradas por seus talos altos, cada um coberto por quatro ou mais grandes flores em forma de trombeta em tons de branco, rosa, vermelho, laranja, amarelo ou verde pálido. Logo, folhas parecidas com estrias aparecem com ou após as flores.

A Floração

Embora amarílis seja uma planta tropical, é mais comumente exibida durante os meses de inverno, quando muitas vezes é cultivada em ambientes fechados. As flores vêm em uma variedade de formas e cores brilhantes para alegrar os dias de inverno mais sombrios. O cultivo desta flor remete freqüentemente a uma pergunta, amarílis precisa de um fertilizante? Em caso afirmativo,  quando fertilizar amarílis e quais são os requisitos de adubação?

Amarílis é muitas vezes dado como um presente durante a temporada de férias em que as pessoas tratam a planta como uma única flor, quase como flores de corte. Uma vez que a floração se foi, o bulbo é freqüentemente lançado fora junto com a flor esmaecida. No entanto, amarílis pode ser cultivada durante todo o ano e você pode até mesmo cultiva-la para florescer novamente , replantando o bulbo. O adubo apropriado para bulbos de amarílis é a chave para uma planta saudável depois da interrupção da floração.

Qual o Melhor Adubo Para Amarilis?

Deve-se replantar os bulbos das amarílis assim que as folhas comecem a brotar acima da superfície do bulbo, nunca antes da brotação. Os requisitos de fertilizantes e adubos não são particularmente especiais; praticamente qualquer  fertilizante líquido ou de ação lenta que tenha uma relação NPK de 10-10-10 pode ser utilizado. Se estiver usando um fertilizante de liberação lenta, aplique a cada 3-4 meses. Ao usar um fertilizante líquido, alimente a planta 2-4 vezes por mês.

Se você quiser continuar a cultivar sua amarílis em vez de jogar o bulbo no composto, remova a flor assim que ela começar a desbotar. Corte a haste logo acima do bulbo para remover a flor.  Para que a planta volte a florescer forçando o bulbo, a amarílis precisa de um período de dormência. Para forçar o bulbo a florescer, pare de regar e adubar por 8 a 10 semanas e coloque o bulbo em uma área escura e fria.  Não fertilize durante este período, mas dê ao bulbo acesso a água e luz, como de costume. O bulbo armazenado contém toda a “comida” ou adubo que seu amarílis precisa para brotar e florescer. Se você decidir manter o seu amarílis para rebrotar no próximo ano, você precisa fertilizá-lo como faria com qualquer planta de casa.

Amarilis Adubada no Vaso
Amarilis Adubada no Vaso

O Replantio

Depois deste procedimento o bulbo deve ser deixado de molho em água morana por 2 horas, antes do plantio. Reserve um vaso, com furos no fundo, com aproximadamente 1 polegada maior que o diâmetro do bulbo  contendo uma mistura de substratos de nutrientes frescos. Posicione  o bulbo no vaso previamente preparado, aplique um pouco de adubo em torno do bulbo sem sufocar as raízes, acrescente o substrato de modo que cerca da metade do bulbo fique acima da superfície, estaqueie o bulbo para mantê-lo ereto . Mantenha o bulbo na maior quantidade de luz natural possível nesta fase de crescimento.

Coloque o bulbo de volta em uma janela ensolarada. Após o plantio, a amarílis deve ser completamente regada, com rega repetida sempre que o solo parecer seco. Durante este período, o bulbo estara crescendo, então você precisa manter o solo úmido e fertilizar em intervalos regulares, com moderação.

Nova Floração

As folhas velhas murcharão e ficarão amarelas e um novo crescimento começará a emergir. Neste ponto, comece a regar novamente, remova a folhagem morta e mova a planta para um local de pleno sol.  Repetir a floração também pode ser induzida, permitindo que a planta fique inativa – retenha a água e mantenha a amarílis em um local escuro durante o período de resfriamento.

Amarilis - Floração
Amarilis – Floração

Em ambos os casos, quando o período de resfriamento terminar ou o novo crescimento aparecer, leve a muda para uma área quente e comece a fertilizá-la novamente.  Se a brotação ficar muito menor ou enrugada após a floração ou a produção de folhas, ela não será reabastecida, por isso é melhor começar de novo com uma nova amostra.

A Fertilização

O bulbo também pode ser movida para o exterior da casa após todo o perigo de geada ter passado na primavera. Selecione uma área ensolarada do jardim que fique um pouco sombreada durante as horas quentes da tarde e cubra ao redor do bulbo.

Plante bulbos a 30 cm. de distância em solo bem drenado. Corte algumas folhas mortas para estimular um novo crescimento, mantenha o bulbo úmido e alimente o bulbo de amarílis com um fertilizante com menos nitrogênio, como 0-10-10 ou 5-10-10, às vezes chamado de fertilizante “impulsionador da flor”.

A fertilização acompanha  o crescimento – de alguns dias a uma semana ou mais após o plantio. O amarílis precisa de um fertilizante líquido nitrogênio-fósforo-potássio a cada duas semanas ou uma formulação de liberação lenta administrada mensal ou bimensalmente.

Fertilizar a primeira vez que o novo crescimento começa a emergir e, novamente, quando o pedúnculo atingir de 6-8 centímetros de altura. Uma terceira aplicação deve ser aplicada quando as velhas cabeças de flores e hastes forem removidas.

A fertilização deve ser continuada  em um cronograma de duas semanas após o desabrochar das flores, quando a planta começa a armazenar energia para o ciclo de florescimento do próximo ano. Apare as flores gastas à medida que elas desaparecem, mas não corte as hastes até que elas murchem.

Cuidados

Regue regularmente enquanto a planta produz folhas. Amarílis deve ser mantida sob luz brilhante, mas pode passar a primavera e o verão ao ar livre em uma varanda.  Uma  amarílis saudável pode reaparecer no segundo ano.

O excesso de irrigação pode resultar em apodrecimento dos bulbos. A amarílis e outros membros da família Amaryllidaceae podem ser perigosos para animais de estimação que ingerem bulbos ou partes de plantas. As plantas devem ser mantidas onde não sejam acessíveis a animais domésticos.

Veja também

Como Os Fungos Se Alimentam? Quais São Seus Predadores?

Fungos são um reino de organismos eucarióticos , unicelulares e multicelulares , que também inclui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *