Home / Plantas / Quais São os Benefícios do Chá da Casca do Chuchu?

Quais São os Benefícios do Chá da Casca do Chuchu?

Hoje vamos falar um pouco sobre o chuchu, ela na realidade é uma fruta, assim como o tomate também é. Mas se formos levar em consideração a forma que ele é consumido pela população em geral podemos dizer que ele é um legume desconsiderando a botânica.

O nome científico do chuchu é Sechium edule e ele faz parte da mesma família das abóboras.

Muita gente não gosta, pois fala que o chuchu não tem gosto de nada, mas vale a pena entender sobre os seus benefícios para tentar incluir de alguma forma na alimentação da maneira que você mais gostar. O chuchu é nutricionalmente muito benéfico para nossa saúde , ele faz muito bem além de ajudar a prevenir muitas doenças, sem contar os benefícios estéticos para a nossa pele e para o nosso cabelo. Por isso hoje trouxemos uma série de informações relevantes sobre esse alimento que com certeza vai fazer você repensar sobre ele.

O chuchu tem um sabor muito suave, muito mais do que qualquer outro vegetal, e isso acontece porque a maior parte dele é água, por isso ele é ótimo para nos hidratar e pessoas que precisam de mais água no dia a dia devem inserir esse alimento. Ele ajuda o nosso corpo a se livrar das toxinas que nos fazem mal, ajudam a diminuir a gordura localizada que é tão difícil de eliminar. Confira agora os benefícios do chuchu.

Quais São os Benefícios do Chá da Casca do Chuchu?

Chuchu
Chuchu

Controla o açúcar no sangue – Isso acontece pois o chuchu é muito rico em fibras, e elas são essenciais para regular o nível de açúcar no sangue. Por esse motivo, pessoas com pré diabetes e diabetes devem consumir o chuchu todos os dias para auxiliar no tratamento.

Ossos mais fortes – Todos nós precisamos fortalecer os ossos, mas os idosos especialmente. O chuchu tem diversos minerais como por exemplo o cálcio que podem ajudar, além disso também tem magnésio e tem fósforo que fortalece os ossos e também podem prevenir problemas como  osteoporose.

Rico em Antioxidantes – Os antioxidantes agem contra os radicais livres que tentam driblar o nosso sistema imune. Quando eles conseguem faz com que enfrentemos diversas doenças que poderiam ter sido evitadas. Por isso o chuchu contendo esses antioxidantes podem deixar o nosso sistema imunológico mais forte e capaz de se defender.

Cabelos mais volumosos e brilhosos – O chuchu é rico em água, além de vitamina E e zinco e por isso confere mais hidratação ao cabelo. Eles vão ficar mais fortalecidos, cheios e com brilho. Basta incluir o chuchu na sua alimentação diariamente para ter todos os benefícios.

Folha de Chuchu
Folha de Chuchu

Energético natural – Isso mesmo que você ouviu, o chuchu vai te deixar mais forte e cheio de vitalidade pois ele tem muitas vitaminas importantes para o nosso corpo. Eles têm a função de energizar o nosso organismo de maneira natural, ajuda também a manter o bom humor.

Age contra o inchaço e ajuda na redução do peso – O chuchu tem uma quantidade ínfima de calorias, por isso por mais que você coma bastante não terá consequência desastrosas. Ele tem uma quantidade grande de água, por isso vai desintoxicar o seu corpo e limpar junto com a água, dessa forma você desincha e de quebra perde uns kg na balança.

Prevenção de Pedras nos Rins – O chuchu é rico em água, e também em potássio e por isso ele ajuda no bom funcionamento dos rins, eles passam a filtrar melhor os nutrientes para o nosso corpo, dessa forma previne os famosos cálculos.

Benefícios para as mulheres grávidas – As mulheres que estão esperando bebê podem se beneficiar e muito da ação do chuchu, principalmente a criança que ainda está na barriga. O chuchu possui ácido fólico natural, essa vitamina é super indicada para mulheres antes e durante a gestação.

Agora que já sabemos todos os benefícios do chuchu, vamos conferir algumas receitas que podemos fazer em casa.

Receitas que Levam Casca de Chuchu

Suco Natural Feito a Partir da Casca do Chuchu

Suco de Casca de Chuchu
Suco de Casca de Chuchu
  • Ingredientes
  • Retire as cascas de 1 chuchu inteiro,
  • Esprema 1 limão,
  • 1 litro de água.

Como Fazer

Lave muito bem as cascas do chuchu, depois basta colocar todos os ingredientes dentro do liquidificador e pode bater muito bem, depois é só beber.

Casca de Chuchu Assada

Chuchu
Chuchu

Ingredientes

  • Descasque alguns chuchus depois de devidamente limpos, junte 4 xícaras dele. Depois pique em pedaços menores e cozinhe,
  • Queijo ralado a gosto, seguirmos 2 colheres,
  • 1 cebola pequena,
  • Azeite a gosto,
  • 1 sachê de molho de tomate da sua preferência,
  • sal a gosto.

Como Fazer

Em um bowl você adiciona as cascas do chuchu e mistura com todos os outros ingredientes. Escolha uma forma bonita e pode untar com o que achar melhor. Então basta adicionar as cascas de chuchu com cuidado e separadinhas e levar ao forno, depois é só servir.

Bolo a Base de Casca de Chuchu

Bolo Verde
Bolo Verde

Ingredientes

  • Descasque 3 chuchus,
  • ½ xícara de leite,
  • Azeite a gosto,
  • 3 ovos inteiros,
  • 1 xícara de rúcula rasgada,
  • 2 colheres de adoçante forno e fogão,
  • 2 xícaras de farinha de trigo, pode ser integral,
  • 1 colher de fermento químico.

Como Fazer

Pegue um liquidificador e adicione o leite, os ovos, o azeite, a rúcula e as cascas do chuchu, coloque para bater até que fique tudo bem misturado. Agora pode colocar o trigo e o adoçante culinário e bater um pouco mais até ficar bem homogêneo, no final coloque o fermento e misture delicadamente a massa. Unte uma forma e coloque nela a massa que você bateu, pré aqueça o forno a 180º e coloque o bolo para assar por cerca de 35 minutos. Depois de pronto você pode colocar uma cobertura ou não, fica ao seu critério.

Viu só como o chuchu tem uma série de benefícios? E somente com a casca dele podemos ter tantas coisas gostosas e que fazem bem a nossa saúde. Até a próxima.

Veja também

Flor de Cerejeira

Tudo Sobre a Cerejeira: Características e Nome Científico

Para pessoas que adoram admirar plantas, hoje temos um post recheado de informações bacanas. Quem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.