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Amendoim Japonês: Características, Nome Científico e Fotos

Um dos petiscos mais conhecidos e procurados é o amendoim japonês. Ele possui diversas propriedades nutritivas e pode ser muito benéfico para a nossa saúde. Alguns estudos destacam que ele pode ser importante na prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão. Já algumas pessoas questionam se ele engorda ou pode prejudicar o processo de reeducação alimentar. Vamos falar um pouco sobre esse tipo de amendoim? É só seguir  acompanhando o nosso artigo para conhecer a composição nutricional desse alimento.

Características do Amendoim

O amendoim pertence à família Fabaceae e possui o nome científico de Arachis hypogaea L. Pode ser conhecido popularmente com: mandobi, mandubi e mindubim. Possui propriedades medicinais como a ação anti-inflamatória e de reconstituição do corpo. É um alimento muito rico em nutrientes e que pode ser indicado para melhorar a deficiência de vitaminas e no tratamento de doenças como inflamações, hemorroidas, problemas no sangue, além de ser um conhecido estimulante sexual.

Esse tão conhecido fruto pode ser ingerido cru, assado ou em diversos tipos de receitas. Os bolos, as paçocas e doces de amendoim são iguarias muito apreciadas por serem muito saborosas. É um alimento muito versátil e que é frequentemente utilizado na culinária brasileira, em especial, nas comidas servidas durante as festividades juninas.

Informações do Amendoim Japonês

O amendoim japonês é feito a partir do amendoim tradicional. Nele é colocado uma casca crocante e um aroma de soja, além de sal para garantir um sabor mais marcante. O mais interessante é que mesmo levando na composição o molho de soja, um tradicional ingrediente japonês, esse tipo de amendoim não leva esse nome por esse motivo.

O verdadeiro motivo do nome é que ele foi criado por um japonês chamado Yoshigei Nakatani. O mais irônico dessa história é que esse japonês era um imigrante e morava no México ainda na década de 40. Curioso, não é mesmo?

Outros tipos de amendoim muito comuns são:  amendoim frito e amendoim salgado.

O amendoim japonês possui um gosto muito peculiar e pode ser uma ótima opção de lanche que contem uma boa quantidade de proteínas.

Amendoim Japonês Pode Atrapalhar a Dieta?

O amendoim japonês possui 121 kcal em uma porção de 25 gramas. Dessa forma, pode ser sim considerado um alimento calórico e pode prejudicar o andamento da sua dieta.

Consumir de Amendoim Japonês com Cuidado
Consumir de Amendoim Japonês com Cuidado

Portanto, ele deve ser consumido com cuidado principalmente porque contem uma grande quantidade de sal. Assim, ligue o alerta vermelho para esse alimento, pois ele pode proporcionar a retenção de líquidos no corpo.

Benefícios do Consumo de Amendoim Japonês

O amendoim japonês é um alimento que contem muitos nutrientes importantes para o desenvolvimento do corpo. Ele pode ajudar na redução do colesterol ruim do corpo, além de ser rico em vitaminas e minerais como magnésio e o fósforo, além de ômega 3. A atenção no consumo deve ser direcionada apenas para a quantidade de sal, componente que não é indicado para os portadores de hipertensão.

Benefícios do Amendoim Japonês
Benefícios do Amendoim Japonês

De forma geral, é um alimento muito indicado para o consumo humano, mas que deve ser ingerido com cuidado devido à quantidade de calorias que ele possui. Portanto, capriche nas atividades físicas para “queimar” as calorias obtidas no consumo de amendoim japonês. Veja alguns dos benefícios do alimento:

  • Possuem gordura monoinsaturada que é essencial para manter os níveis saudáveis de colesterol no corpo.
  • A gordura magra pode ser adquirida por meio dos ácidos graxos. Esse componente pode ser encontrado na composição do amendoim japonês. Se você pratica atividade física com frequência pode consumir o alimento para obter melhores resultados.
  • É um alimento que provoca sensação de satisfação e pode suprir as necessidades calóricas do nosso organismo.
  • Uma porção pequena de amendoim japonês pode conter quase 200 mg de sal. Esse valor é altíssimo se considerarmos a quantidade de sal que é recomendável para um ser humano ingerir diariamente. Caso o seu objetivo seja emagrecer evite consumir o amendoim para que não sofra com a retenção de líquidos no corpo. Essa situação pode atrasar ainda mais o processo de perda de peso.
  • Alguns especialistas indicam que para uma dieta de baixo índice calórico é mais aconselhado o consumo de amendoim sem casca no lugar da ingestão de amendoim japonês. Assim, fique de olho nessa escolha caso você esteja realizando uma reeducação alimentar.
  • O amendoim pode ser uma excelente forma de obter gordura saudável e pode proporcionar a liberação de hormônios que auxiliam a formação de massa magra. Por ser rico em diversos nutrientes pode ser uma boa alternativa para deixar o seu metabolismo cada vez mais acelerado. É uma opção barata e indicada para manutenção da saúde.
  • Por ser rico em fibras, o consumo de amendoim japonês pode fazer com que o apetite diminua. Outro ponto positivo do fruto é que ele fornece uma proteção contra as doenças cardíacas.
  • Fique atento para as embalagens de amendoim japonês. Procure escolher aquelas que possuem menor concentração de sódio. Como ele é uma fonte de energia potente é indicado que seja evitado o seu consumo durante a noite, horário em que geralmente estamos descansando e dormindo. Não esqueça também de respeitar o limite de consumir no máximo 30 gramas diárias.
Receita com Amendoim Japonês
Receita com Amendoim Japonês

Encerramos por aqui, mas deixamos o nosso canal aberto para seu comentário, sugestão ou dúvida. Já experimentou esse tipo de amendoim? Conhecia a história de sua origem? Já tinha imaginado que o amendoim japonês foi na realidade inventado no México? Conta aí para a gente e não deixe de acompanhar nossos novos conteúdos, ok? Até mais!

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