Home / Natureza / Espécies de Árvores – Com Fotos

Espécies de Árvores – Com Fotos

As árvores estão presentes em todos os cantos do mundo, sem ela praticamente não existiria vida no nosso planeta. E o nosso país dispensa comentários, é um dos países onde mais existem árvores do mundo – apesar de grande parte já ter sido desmatada. O Brasil é um país riquíssimo em biodiversidade, fauna e flora.

Existem inúmeras espécies de árvores, de diferentes gêneros e famílias, e elas estão espalhadas por diversos países do globo terrestre, porém, existem três em que existe – ou pelo menos existia –, grande concentração de árvores: Brasil, Colômbia e Indonésia.

Elas nos proporcionam sombra, ar fresco, vento, frutos – que são uma delicia – além, é claro, de madeiras, alimentos e auxílios à medicina.

Mas a ganância do homem moderno modificou totalmente as espécies nativas, muitas sumiram, ou entraram em extinção, quem dirá o nosso Pau-Brasil, não é mesmo? Que existia em abundância aqui, e que hoje, está presente em apenas alguns cantos isolados do país.

Mas aqui neste artigo vamos falar das diferentes espécies de árvores que estão presentes no mundo e também no Brasil. As maiores, menores, as mais belas e as mais curiosas. Confira estas obras primas da natureza!

Espécies de Árvores do Mundo – Uma Grande Variedade

Cientistas criaram um banco de dados online global, onde foram catalogadas nada mais, nada menos do que 60 mil espécies de árvores.

É um grande esforço, mas também um grande avanço para a ciência, sem dúvidas, pois assim, saberemos qual espécie é nativa de qual território, e caso um dia exista um movimento de reflorestamento de árvores, as pessoas podem saber qual árvore plantar na sua região geográfica.

Eles utilizaram banco de dados de diversos jardins botânicos, museus e também de institutos agrícolas. E como foi dito a cima, Brasil Colômbia e Indonésia foram os mais países com mais árvores registradas – cerca de 5.000 para cada.

Chegaram à conclusão também de que, cerca de 20% são angiospermas e gimnospermas; e que 45% das espécies, pertencem apenas a 10 famílias, sendo as que mais possuem espécies são: Leguminosae, Rubiaceae e Myrtaceae.

Claro, o desmatamento, a criação de grandes centros urbanos, as enormes plantações do agronegócio, madeireiros que atuam ilegalmente, contribuíram (e muito) para extinção e devastação de muitas espécies.

No caso do Brasil, a Mata Atlântica perdeu cerca de 90% da sua mata original e a Floresta Amazônica, vem sendo desmatada constantemente, e a cada ano que passa, ela perde cada vez mais suas belas e fundamentais árvores; essas áreas que acabam se tornando enormes pastos e plantações, trazendo lucro apenas para uma pessoa, um único fazendeiro, a população local, perde suas terras e consequentemente, tem sua vida totalmente afetada.

E quando falamos ainda de espécies endêmicas, nosso país também é privilegiado, ao lado da China e da Austrália, possui uma enorme diversidade de plantas endêmicas. Também existem as ilhas onde ocorre o isolamento geográfico, como é o caso de Madagascar, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, onde existem espécies de árvores que são exclusivas apenas nestes países. E cerca de 60% de todas as espécies são endêmicas de apenas um país.

Vamos conhecer agora algumas das árvores mais belas e curiosas do mundo todo! Algumas nativas do Brasil, outras nativas de outros países; e que ainda resistiram e estão presentes no nosso planeta, sendo mais belas e exuberantes que qualquer construção realizada pela mão dos homens.

Fotos das Espécies de Árvores – As Maiores e Mais Belas do Mundo.

Sequoia Redwood, Estados Unidos.

Sequoia Redwood
Sequoia Redwood

Exuberante árvore de tronco vermelho, é considerada a maior árvore do mundo, alcança os incríveis 115 metros de altura e podem viver milhares de anos.

Baobá, Madagascar

Baobá, Madagascar
Baobá, Madagascar

Quem conhece “O Pequeno Príncipe” sabe bem o que é um Baobá. Esta fabulosa árvore é oriunda de Madagascar, elas alcanças 15 metros, mas destacam-se pelo diâmetro de tronco que varia entre 10 e 15 metros. São capazes de armazenar cerca de 120 mil litros em seu tronco.

Dragoeira, Iêmen (Socotra)

Dragoeira, Iêmen
Dragoeira, Iêmen

Conjunto de ilhas próximas ao Iêmen, que possuem diversas espécies isoladas, uma delas é a peculiar Dragoeira, conhecida também como Sangue de Dragão, devido a seiva vermelha que ela libera.

Cerejeiras de Boon, Alemanha

Cerejeiras de Boon, Alemanha
Cerejeiras de Boon, Alemanha

São belas árvores na cidade Boon, na Alemanha, que chamam a atenção de todos que passam por aquelas, é impossível não olhar. Elas cobrem praticamente a rua inteira quando florescem.

Faia Antárctica, EUA

Faia Antárctica, EUA
Faia Antárctica, EUA

Com o tronco coberto de musgos, essa espécie se destaca pela aparência. Oriunda do Chile e Argentina teve ótima adaptação na América do Norte.

Glicínia, Japão

Glicínia, Japão
Glicínia, Japão

Alcança os incríveis 1.990 metros de diâmetro e é uma das árvores mais belas do mundo. Passa com facilidade dos 100 anos.

Fotos de Espécies de Árvores – As Maiores e Mais Belas do Brasil.

Flamboyant

Flamboyant
Flamboyant

É uma árvore exuberante do nosso território, suas flores vermelhas encantam e chamam a atenção de todos que observam pela primeira vez.

Pau-Brasil

Pau-Brasil
Pau-Brasil

Nativa da Mata Atlântica, esta exuberante árvore quase foi extinta devido às intensas explorações. Flores amarelas e vermelhas destacam-se em meio aos 30 metros que a árvore pode alcançar.

Jatobá

Jatobá
Jatobá

Esta espécie está espalhada por todo o Brasil, desde a Floresta Amazônica até a Mata Atlântica, do Piauí até o Paraná, em média, ela alcança os 50 metros de altura e seu tronco alcança 1 metro de diâmetro.

Castanheira-do-Brasil

Castanheira-do-Brasil
Castanheira-do-Brasil

Ameaçada de extinção, alcança de 30 a 50 metros de altura e incríveis 1.000 anos de idade, é oriunda da Amazônia.

Jequitibá-Rosa

Jequitibá-Rosa
Jequitibá-Rosa

Maior árvore da Mata Atlântica, também ameaçada de extinção. Possui 12 metros de circunferência e incríveis 3.000 anos de idade.

Abricó de Macaco

Abricó de Macaco
Abricó de Macaco

Oriunda da Amazônia. Suas flores, cachos e frutos são muito exuberantes, possuem um formato único e chamam atenção pela sua rara beleza.

Sumaúna

Sumaúna
Sumaúna

Uma das maiores do país e do planeta, Suas raízes são conhecidas como Sapopembas. São oriundas da Amazônia.

Araucária

Araucária
Araucária

Presente principalmente na Região Sul, podem chegar aos 50 metros facilmente e aos 2,5 metros de diâmetro. Possui uma beleza ímpar.

Ipê Branco

Ipê Branco
Ipê Branco

Oriundo do Cerrado e do Pantanal, é utilizado principalmente como planta ornamental. Forma de pirâmide na copa, e chega aos 15 metros de altura.

Jacarandá

Jacarandá
Jacarandá

Distribuído em vários países da América do Sul, como Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. É uma exuberante árvore, que é cultivada muito no território australiano. São populares nos EUA, também na Africa do Sul.

Ipê Amarelo

Ipê Amarelo
Ipê Amarelo

Alcança até os 30 metros de altura. Destaca-se pelo tom amarelado, que começa a aparecer em meados de agosto. Muito bonita e árvore símbolo do nosso país.

Veja também

Cebola Pérola: Características, Caramelizada, Em Conserva e Assada

Você consegue imaginar uma receita sem cebola? Este belo bulbo vegetal, um dos mais antigos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *