Home / Natureza / Como Fazer Amaciante de Roupa Com Sabonete?

Como Fazer Amaciante de Roupa Com Sabonete?

A natureza é capaz de oferecer muitos artifícios para que as pessoas possam produzir praticamente qualquer coisa. Dessa maneira, é muito comum que até mesmo nas casas seja possível realizar uma série de produções para uso próprio, sem sequer possui maquinário preparado ou aspectos de produção mais complexos.

Portanto, tudo isso faz com que as pessoas tenham mais atenção a como à natureza pode ser rica em matéria-prima, ajudando todas as fases dessa produção. É assim que funciona com o amaciante de roupas, por exemplo.

Você sabia que um amaciante pode ser produzido em casa, sem a necessidade de grandes máquinas ou muitos empregados? Na verdade, a partir de um sabonete e com mais alguns detalhes e ferramentas é possível fazer aquele produto tão importante para perfumar os tecidos e deixá-los com aparência melhorada. Se você é uma daquelas pessoas que prefere fazer, você mesmo, os seus produtos, essa é uma grande oportunidade.

Além disso, se deseja começar a venda de amaciantes, ainda que de forma local e reduzida, o primeiro passo também é aprender a forma de produção desse item. Logo, veja abaixo como é possível fazer amaciante a partir do sabonete, aprendendo toda a teoria de fabricação.

Fazer Amaciante Com Sabonete
Fazer Amaciante Com Sabonete

Como Fazer Amaciante Com Sabonete

O amaciante de roupas já é parte essencial da vida das pessoas, mas, sobretudo, das donas de casa e das domésticas dedicadas a essas funções. Logo, é muito importante ter sempre o seu estoque de amaciante no lar, até mesmo para quando esquecer de comprar o produto. Porém, se você não quer mais gastar tanto dinheiro com o amaciante de tecidos, uma boa oportunidade é fabricar o seu próprio. Para tal, será necessário usar de um sabonete, mas todas as ferramentas incluem:

  • Sabonete ralado em pedaços;

  • 5 litros de água;

  • 4 colheres de sopa de glicerina;

  • Vasilha para a mistura;

  • 2 colheres de sopa de leite de rosas.

É importante seguir os passos de forma adequada, visando diminuir as chances de erro. No caso, antes de tudo é preciso que se pegue uma panela e coloque 1 litro de água lá dentro. Depois, deixe a água ferver e adicione os sabonetes. Deixe que o sabonete possa dissolver em água, o que é essencial.

Em seguida a isso, basta adicionar os 4 litros de água que ainda não foram usados, as 4 colheres de glicerina e o leite de rosas. Trate de misturar tudo muito bem, para que a solução fique, de fato, homogênea. Desligue o fogão, guarde o líquido em um recipiente e você já terá o seu próprio amaciante.

Outro Tipo de Amaciante Caseiro

Há muitos tipos de amaciantes caseiros e, embora alguns sejam mais populares do que outros, o certo mesmo é que o amaciante pode servir para o seu devido fim muito bem, ainda que não tenha tantas características complexas. Veja abaixo os ingredientes de outro amaciante, seguido do modo de preparo.

  • 250 g de base de amaciante;

  • 50 ml de essência para amaciante;

  • Balde de 20 litros e cabo para mexer;

  • 4 litros de água;

  • 4 litros de água quente.

Esse é outro método de produção do amaciante usado para os tecidos, sendo esse método um pouco mais concentrado do que o anterior e também um pouco mais complexo. De qualquer maneira, antes de tudo é preciso dissolver a base comprada em água quente, até ter uma mistura única.

Depois, adicione a água à temperatura ambiente. Em seguida, basta colocar a essência e continuar misturando. Por fim, você apenas esperar que o seu amaciante esteja menos quente para guardar no recipiente adequado e, assim, poder utilizá-lo como bem entender.

Importância do Amaciante Para as Roupas

O amaciante pode ser muito importante para as roupas, sendo uma parte essencial do momento de levar essa roupa. Por mais que as pessoas não prestem tanta atenção a esse detalhe, o certo é que o amaciante funciona muito bem para manter as roupas sem limpas e cheirosas.

Contudo, além disso o produto atua para dar maciez à roupa, o que é fundamental. Portanto, a maciez dada pelo amaciante, mesmo aquele feito em casa, faz com que o tecido se ajuste melhor ao corpo e reaja de forma menos agressiva quando utilizado pelas pessoas. Ademais, o amaciante permite que, ao passar uma roupa, essa esteja muito mais fácil de ser passada.

Logo, o amaciante faz com que o tecido seja mais simples e acessível de passar, algo também importante, já que muitas pessoas precisam das suas roupas passadas e esticadas para o uso. Outro detalhe importante é que o amaciante pode evitar até mesmo o desgaste das roupas, algo tão comum ao longo do tempo. Dessa forma, por mais que não seja capaz de impedir o desgaste das roupas por tanto tempo, o amaciante consegue diminuir a intensidade desse desgaste, tornando a roupa mais forte ao longo de mais tempo, algo que todos querem.

O Amaciante de Vinagre

O amaciante pode ser feito de muitas formas, mas é possível que você ainda não conhecesse o amaciante que é feito de vinagre. Na verdade, com mais exatidão, o amaciante é feito com vinagre branco. Para tal, é preciso ter:

  • 1 litro de vinagre branco;

  • 30 gotas de óleo essencial, com fragrância a gosto.

Fácil de fazer, o amaciante de vinagre branco não precisa, sequer, de muitos ingredientes para ser produzido. Dessa forma, para o modo de preparo é necessário que se pegue uma vasilha, coloque o vinagre e misture com o óleo essencial. É importante mexer por cerca de um minuto ou, em alguns casos, até mesmo um pouco mais. Trate de verificar se o líquido, a mistura, está bastante homogênea.

Depois, basta colocar a solução gerada em uma embalagem do seu gosto, para que possa usar como bem entender. Assim, no fim das contas a preparação do amaciante de vinagre acaba por ser muito simples e fácil, além de bastante acessível para todos. Portanto, se você deseja fazer um amaciante caseiro e ainda não sabe como, essa é uma boa chance de começar, seja pelo fato de não demandar muito tempo ou simplesmente por ser simples e acessível para fazer.

Veja também

Dolomita em Pedra

Qual a Composição Química da Dolomita? Que Tipo de Rocha?

O que é Dolomita? Ao lado da calcita e da aragonite, a dolomita constitui cerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *