Home / Animais / Como o Mico-Leão-Dourado se Defende de Seus Predadores?

Como o Mico-Leão-Dourado se Defende de Seus Predadores?

Conhecido também como sauimpiranga ou saguipiranga, o mico-leão-dourado é um animal  tipicamente brasileiro muito encontrado na região de Mata Atlântica. A cor do seu pelo é uma marca registrada e pode ser dourada e avermelhada. O mico leão é um primata muito pequeno e pesa cerca de 600 gramas medindo apenas 60 centímetros de comprimento. Costumam andar em bandos que podem contar com até 15 animais. Vamos conhecer um pouco sobre esse animal que é um dos símbolos da luta pela conservação da diversidade biológica? Vamos lá!

Características

Os micos-leões-dourados se alimentam basicamente de frutas e vegetais, mas também pode comer pequenos animais. Geralmente possuem hábitos diurnos e se reproduzem até duas vezes por ano, o que ocorre entre os meses de setembro e novembro e entre os meses de janeiro e março. A fêmea do mico-leão-dourado carrega os filhotes durante quase três meses até o dia do nascimento. Uma gestação costuma dar origem a dois macaquinhos e os pais se revezam para cuidar do novo membro da família.

Mico Leao Dourado Sob Galho de Árvore

Os animais costumam descansar em árvores e dormem enrolados em cipós e algumas flores. Os micos possuem pelos nos tons de vermelho-dourado,  braços longos e dedos muito firmes. Por esse motivo, eles são muito rápidos em sua locomoção e podem fazer várias manobras nas árvores. Existem quatro espécies de mico-leão: mico-leão-dourado, mico-leão-preto, mico-leão-da-cara-dourada e mico-leão-da-cara-preta. São animais territorialistas e cada um dos grupos seleciona de forma cuidadosa os seus limites. Como se escondem dentro de ocos das árvores dificultam que os cientistas possam realizar pesquisas sobre a espécie. Especialmente durante a noite, o animal não gosta de ser perturbado e costumam entrar nesses “esconderijos”  saindo deles apenas na manhã seguinte.

Como se Defendem dos Predadores

O mico-leão-dourado é considerado o símbolo da conservação ambiental no Brasil desde a década de 1970. Mesmo assim, o bicho já é considerado extinto em algumas regiões, como é o caso do estado do Espírito Santo. O mico figura a lista de animais seriamente ameaçados e boa parte da destruição da espécie é devido à caça e a intervenção humana no habitat natural do mico-leão. Além disso, o animal ainda precisa se defender dos seus predadores naturais (jiboias, gaviões, corujas e pequenos felinos). Para se proteger desses predadores eles se comunicam emitindo sons e se comunicando uns com os outros. A sua habilidade de locomoção é muito útil na hora a fuga

Preservação e Risco de Extinção

O mico foi escolhido para ser símbolo da conservação por ter sido um caso de sucesso de preservação. Por meio de campanhas e do empenho de pesquisadores e da comunidade a população do animal saltou de cerca de 200 indivíduos para mais de 1500.  Para se ter uma ideia, apenas 7% do habitat natural desses animais ainda permanece intacto em função da exploração de madeira, agricultura e demais ocupações. A caça ilegal é outro problema muito grave para a sobrevivência do mico-leão-dourado. Alguns desses bichinhos não sobrevivem sequer até o momento de serem vendidos. Desata forma, o  “ bicho homem” permanece sendo a maior ameaça para essa espécie.

O Laboratório de Ecologia e Conservação de Populações da Universidade Federal do Rio de Janeiro trabalha em estudos que tentam salvar o mico-leão –dourado. Outra instituição que também realiza trabalhos para a preservação dos micos-leões-dourados é a conceituada WWF.  Uma ação realizada desde a década de 80 pela ONG já devolveu muitos animais da espécie  para a natureza. Alguns deles viveram por muitos anos presos em cativeiros. Entretanto, o mico-leão-dourado ainda não deixou a triste lista da ameaça à extinção. Os especialistas desatacam que para que isso aconteça, é necessário mais de 2000 animais vivendo livres na natureza.

Curiosidades sobre o Mico-leão-dourado

O mico é um animal que apresenta muitas peculiaridades e possui uma forma bem interessante de se desenvolver. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o mico-leão-dourado? Confira:

  • Já foi chamado de sauí-piranga devido a sua pelagem.
  • O mico-leão-dourado, á foi extinto no estado do Espírito Santo. Atualmente só existem indivíduos da espécie no estado do Rio de Janeiro.
  • São animais barulhentos que emitem muitos sons como gritos, assovios e até mesmo choro.
  • Seus dentes são adaptados para comer frutas e alguns insetos.
  • São animais monogâmicos e em cada grupo existe um casal que  é responsável pela reprodução. A ovulação das demais fêmeas é bloqueada pela ação de feromônios da fêmea-alfa.

  • Os filhotes do mico-leão-dourado são carregados nas costas das mães até se tornarem adultos.
  • A família dos micos leões é muito unida: todos os membros ajudam com os cuidados com o novo filhote. Que fofura, não é?
  • Os micos possuem uma função muito importante na natureza: são verdadeiros agricultores e espalham sementes ao se alimentarem das frutas. Outro benefícios que esses bichinhos  oferecem à natureza é o controle da população de aves, já que eles se alimentas de ovos de pássaros.
  • Os micos desta espécie que ainda sobreviveram ocupam uma faixa de Mata Atlântica, localizada em reservas e em um pequeno espaço florestal ainda preservado.

As Quatro Espécies de Mico-Leão Estão Distribuídas por Região Assim

  1. -Mico-leão-de-cara-dourada: Bahia

Mico Leão da Cara Dourada Sob Galho de Árvore
  1. -Mico-leão-dourado: Rio de Janeiro

Rosto de Um Mico Leão Dourado Olhando Para Câmera
  1. -Mico-leão-preto: São Paulo

Mico Leão Preto Atrás de Uma Folha Na Mata
  1. -Mico-leão-de-cara-preta: Paraná e pequena área adjacente do sudeste de São Paulo.

Mico Leão de Cara Preta No Meio da Mata

Classificação

Para encerrar, preparamos a ficha completa de classificação do mico-leão-dourado. Vamos conferir cada detalhe dos micos-leões-dourados?

Ficha Técnica

Reino: Animal

Classe: Mammalia

Ordem: Primata

Família: Callitrichidae

Gênero: Leontopithecus

Espécie: rosalia

Que tal nos contar o que você achou sobre o nosso artigo sobre os micos-leões-dourados? Já conhecia esse bicho? Aproveite para deixar sua pergunta ou sugestão nos nossos comentários. Não deixe de acompanhar nossos novos conteúdos aqui no Mundo Ecologia Até a próxima!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *